Bruno Simões, curador da mostra “Tetraedros”, fala sobre arte e design

No dia 19 de abril, a Galeria Nicoli abriu a exposição “Tetraedro e outras estruturas com pregos” que conta com a curadoria de Bruno Simões, coordenador do curso de especialização em Design de Interiores e Visualização Arquitetônica da EBAC.

Bruno é curador integral de design na Galeria Nicoli, responsável pela concepção e desenvolvimento de todas as exposições de design-arte, e pelo convite aos designers que integram o elenco da casa. Ele nos contou que todas as obras da mostra “Tetraedro”foram exclusivamente desenvolvidas para este projeto dentro de um processo que durou quase um ano entre concepção e finalização.

Composta por 8 peças inéditas, a exposição marca a primeira individual da “Outra Oficina”, formada em 2013 pelo designer Leo Capote e o artista plástico Marcelo Stefanovicz. A ideia para essas obras nasceu em 2015, quando a dupla criou a luminária “Tetraedro” com o objetivo de ser um produto mais simples e com preço reduzido, feito de formas geométricas montadas a partir de pregos.

Segundo o próprio Bruno, o desafio para essa mostra surgiu da ideia de unir as células únicas, em forma de pirâmide, para gerar estruturas maiores e com novos usos. Graham Bell, em 1902, realizou o mesmo experimento, unir tetraedros, em sua pesquisa para inventar máquinas voadoras, buscando estruturas que fossem capazes de agregar leveza e resistência. Entanto, foi no campo da arquitetura que esse sistema se sobressaiu, sendo aplicado em torres, pontes e outras inúmeras construções.

E foi assim que, depois de alguns experimentos, os artistas desenvolveram peças que variam entre bancos, cadeira, poltrona, espelho, armário, mesa e luminária, que em comum partilham a clareza geométrica e o uso de cores neutras, aludindo à abstração artística e ao design experimental.

Para finalizar, Simões discorre sobre os limites entre objetos de design e obras de arte: “os limites que precisamos trabalhar hoje nessa área não são dentro de um comparativo entre design e arte, pois essa é uma jornada ainda distante. Mas sim entre o design meramente funcional, feito para o uso cotidiano, e aquele capaz de gerar emoções, instigar, provocar ou propor novas reflexões. Esse é o papel do design-arte hoje, contar novas histórias.”

Saiba mais sobre os cursos de especialização em Design de Interiores e Visualização Arquitetônica.

Serviço
Tetraedro e outras estruturas com pregos
Galeria Nicoli – R. Peixoto Gomide, 1.736, Jardim Paulista, São Paulo
De 19 de abril a 20 de maio de 2017 – de segunda à sexta, das 10h30 às 18h30; aos sábados, das 11h às 16h