Os projetos sustentáveis em arquitetura

Matheus Marques, professor do curso de especialização em Design de Interiores, recentemente teve um de seus projetos premiado pelo Casa Sustentabilidade, concurso público de arquitetura promovido pela Prefeitura de Campinas e organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil. O projeto tem o objetivo de ser uma vitrine de soluções e práticas sustentáveis, tendo assim um caráter didático para os visitantes.

Segundo Matheus, o grande desafio da empreitada “foi abordar a questão da sustentabilidade por um viés menos alegórico, sem cair na obviedade". O projeto procurou explorar a questão da sustentabilidade de maneira a transcender o seu significado mais comumente associado à arquitetura, ou seja, apenas um conjunto de procedimentos e mecanismos tecnológicos ocultos por trás das paredes. Mais do que isso, a criação pretendeu resgatar a dimensão humana intrínseca à sustentabilidade, focada nas experiências do usuário, em algo que ele possa sentir e vivenciar e, por consequência, repensar sobre o seu papel e sua maneira de se relacionar com o meio ambiente.

Assim, o projeto não buscou se impor como objeto construído, ao contrário, se insere com sutileza na topografia original e, com um gesto poético, acaba se curvando à paisagem natural do parque, que é a verdadeira protagonista deste cenário. Na opinião do arquiteto, a construção civil tem uma dívida muito grande com o meio ambiente, por isso é tão importante que a sustentabilidade esteja presente na elaboração de novas construções, mostrando uma mudança de paradigma na relação com as questões ambientais e uso dos recursos naturais, tanto do lado dos arquitetos, quanto da indústria e do mercado.

Tendo em vista tudo isso, Matheus pretende transmitir seus conhecimentos profissionais adquiridos ao longo de tantos anos a seus alunos, oferecendo ensinamentos práticos sobre como elaborar e apresentar um projeto mas, acima de tudo, o professor quer deixar clara a ideia de que o componente espacial de um projeto de interiores não pode ser deixado de lado em um processo criativo, por isso a utilização dos programas de modelagem 3D é tão importante.

Para saber mais sobre o curso de especialização em Design de Interiores, clique aqui.