O que falta no mercado de efeitos visuais

Há mais de 15 anos atuando no mercado de audiovisual, Hugo Gurgel, coordenador do curso de Efeitos Visuais da EBAC e um dos sócios da empresa de pós-produção Quanta Post, se deparou com um dilema: precisar de um supervisor de efeitos visuais para a equipe e não encontrar um profissional qualificado.

Uma das saídas de Hugo foi pensar em um curso que forme profissionais para atuar em produção de novelas, filmes, publicidade e games. A ideia das aulas, segundo Hugo, é dar uma visão geral, começando na leitura do roteiro, seu preparo para a filmagem, listar os efeitos que serão usados até o efeito pronto.

“O papel do supervisor de efeitos visuais é garantir que a filmagem cumpra todas as necessidades técnicas para que os efeitos possam ser aplicados com qualidade na pós-produção. O mercado é carente. As produções muitas vezes têm dinheiro, mas não tem esse profissional”, avalia o diretor.

Ele cita como exemplo a filmagem da segunda temporada da série 3%, para a Netflix. “Temos efeitos muitos sofisticados na série, então estamos muito presentes nas filmagens para ter certeza de que os efeitos poderão ser aplicados. Caso o diretor pergunte ‘posso usar a câmera aqui’ ou ‘posso filmar essa cena sem chroma key’, entre outras, o supervisor tem que saber responder rápido. Mas sinto falta dessa educação. Esse curso preenche um pouco essa lacuna do mercado, pois só com formação você tem respostas rápidas”.

Aqui o trailer da primeira temporada de 3%:



Para incentivar a turma, Hugo pretende contratar um aluno do curso para trabalhar no Quanta Post. Para isso, ele destaca três habilidades fundamentais que vai buscar nesse profissional: entendimento das necessidades dos efeitos durante as filmagens, ou seja, uma boa noção técnica de pós-produção; entendimento da imagem em si e de fotografia; e, por fim, muita boa vontade. “Serão filmagens longas, de até 12 horas ou mais. Boa vontade não pode faltar”, diz Hugo.

Ficou interessado? Veja aqui como se inscrever nos cursos de:

Efeitos Visuais
Compositing
Generalista 3D
Game Graphics
Mais cursos

Graduação – Bacharelado Britânico

BA (Hons) Visual Effects for Film ans TV
BA (Hons) 3D Computer Animation Modelling
Mais cursos