Jaygo Bloom vem do UK para coordenar os cursos de Bacharelado em Arte e Design

Para dar start nas turmas dos cursos de Graduação - Bacharelado Britânico, a EBAC recebe mais um coordenador direto do Reino Unido: Jaygo Bloom. Com uma sólida carreira, com projetos de arte digital e participação em projetos de músicos reconhecidos como Phillip Glass e a banda Franz Ferdinand, ele irá comandar os cursos de BA (Hons) Illustration e BA (Hons) Graphic Design

Jaygo foi professor de design gráfico na Winchester School of Arts e também é conhecido pela sua vertente de video mapping em grande escala, live cinema, videoarte, realidade virtual e instalações audiovisuais. Com muita experiência em projetos musicais, já participou de festivais como o Pixelazo Festival (Colômbia), Machinista Electronic Art Festival (Rússia) e Future Everything Festival (Reino Unido). Também é diretor artístico do Festival Forte, evento de arte eletrônica em Portugal.

Em uma bate-papo conosco, Jaygo fala sobre a mudança no Brasil e o que vai agregar para os alunos da EBAC.

1. Como foi a decisão de mudar da Europa para São Paulo?
No Reino Unido, consideramos o povo brasileiro como um dos mais positivos desse planeta, cheios de otimismo, sempre curtindo a vida. Foi o designer Bruce Mau quem disse que "Mudança maciça não é sobre o mundo do design, é sobre o design do mundo". Muitos dos encontros significativos que informam minha prática de ensino compartilham essa expectativa - que, em conjunto, através do design, possamos potencializar mudanças incríveis. Acredito que São Paulo é um dos ambientes mais adequados para eu contribuir com isso.

 2. Como você espera influenciar a vida dos estudantes da EBAC?
Vivemos em momentos emocionantes onde as experiências são pessoais e de natureza ética, globais, dinâmicas e contínuas nos resultados. Já não são as indústrias de design gráfico e ilustração limitadas pela história da mídia, mas informadas mais pela sua capacidade de registrar, identificar, persuadir e instruir. Os alunos de hoje são os agentes de mudança da sociedade e estão ficando melhores ano após ano desafiando formatos tradicionais. Como educadores, devemos nos certificar de que nossos alunos estejam preparados para não apenas contemplar a mudança, mas para direcionar a mudança e para assumir a responsabilidade pelos objetivos futuros e a sustentabilidade da prática de designe o futuro que o mundo terá.

3. Conte um pouco sobre seu processo criativo com os alunos.
Minha filosofia de design está firmemente posicionada dentro da sustentabilidade da prática multidisciplinar e colaborativa. Eu acredito que aprender é um processo social que abrange formas de pensar, perceber, resolver problemas e interagir. Eu também acredito que a instrução deve ser divertida e com oco em habilidades e conhecimentos que são atingíveis. Há um ditado muito bom: ‘Make it simpler but not simple’ ("Faça mais simples, mas não simples", em português), o que significa garantir que as pessoas compreendam o que você está dizendo. Dentro do ensino, isso significa apoiar a capacidade de um aluno em entender o que não quer dizer o que dizer e ajudando os alunos a encontrar a confiança para provocar essas fórmulas em novas formas.

* * *

Venha estudar Graduação - Bacharelado Britânico com a gente!

Foundation Art & Design
BA (Hons) Illustration
BA (Hons) Graphic Design
BA (Hons) 2D Animation & Character for Digital Media
BA (Hons) 3D Computer Animation & Modelling
BA (Hons) 3D Games Art & Design
BA (Hons) Visual Effects For Film and TV