Pitch: 7 dicas para mandar bem na apresentação de uma ideia a investidores

Apresentar um projeto para potenciais investidores é algo sério e que pode definir o futuro do seu negócio. Por isso, todo o passo para essa etapa precisa ser bem pensado e bem preparado.

O pitch é uma ferramenta usada pelos empreendedores para vender essa ideia. Uma conversa rápida onde você apresenta o que quer fazer, para quem quer vender, como, quem são seus parceiros, entre outras informações. São 2 ou 3 minutos que podem definir o futuro do seu negócio.

E se a primeira impressão é a que fica, nossos professores Chico Adelano, diretor de design na Isobar Brasil e coordenador do curso de Direção de Criação Digital, e Lincoln Soares, diretor de criação na Pontomobi e coordenador do curso de Mobile Application Design, deram algumas dicas sobre o que é preciso para mandar bem.

Para eles, o momento põe à prova a capacidade de comunicação dos empreendedores, conhecimento dos clientes, do mercado, ou seja, não é a hora de fazer feio. Veja 7 dicas:

1. Credenciais

Mesmo sendo convidado à concorrência, é importante que no primeiro contato com o cliente (empresa ou equipe nova) você consiga ser ágil em repassar quem é, o que já fez e porque é apto a atendê-los. Isso pode contar coisas sobre você e seu time que o briefing da concorrência talvez não considerasse.

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2. Visão estratégica

É importante ter uma boa visão do mercado do cliente, das suas possibilidades, do que já foi ou tem sido feito, dos objetivos o briefing e de como isso pode gerar novas oportunidades de lucro ou inovação para eles. Não dá para falar de criatividade sem estratégia.

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3. Experiência

As marcas precisam entregar mais valor para as pessoas. Entenda qualquer iniciativa criativa como uma oportunidade de diálogo e experiência para o consumidor. A experiência do usuário já é um dos principais fatores de decisão de compra.

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4. Ética e Aprendizado

Precisamos de um mercado mais justo e inspirador, e isso começa pela ética. Respeite seus concorrentes, busque feedback e aprenda com as concorrências que não ganhar.

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5. Trabalhe com dados

Trabalhar na base de suposições pode matar sua apresentação. Tenha dados reais do seu cliente, do produto e, principalmente, do seu consumidor final. Pergunte se seu cliente tem dados dos seus usuários ou faça você mesmo uma pesquisa básica para coletar os dados. Os insights tirados desses dados que vão manter sua solução sólida.

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6. Consciência de plateia

Especialmente em um pitch de investimento, estude sobre seu futuro investidor ou cliente, isso te dá insumos para criar uma estratégia de conexões e correlações do o seu negócio com o negócio do cliente. E também uma base até mesmo para debates e o que absorver dos feedbacks da sua ideia. 

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7. Conte uma história

Mais do que ter dados, informações e uma boa solução é preciso ter uma sofisticada técnica de storytelling para ligar todas suas informações, uma complementando a outra, e passar de forma clara e inteligente a sua mensagem. É um desafio de semântica e de coragem, de como não deixar a situação de alta pressão não te tirar do foco. E é um desafio de venda, de como seus argumentos e justificativas vedem essa ideia, esse sonho. A junção desses 3 fatos gera uma boa história, um bom pitch.

  

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