COM VOCÊS O MESTRE DO SUSPENSE ALFRED HITCHCOCK

Não tem como falarmos de suspense e não lembrarmos de uma das lendas mundiais deste segmento. O nome dele? Alfred Hitchcock. Diretor, produtor e roteirista, nascido em Londres, em 1899, é considerado “o mestre do suspense”. Iniciou sua carreira na indústria cinematográfica, em 1919, como designer de intertítulos*. O seu primeiro filme de sucesso, concebido em 1927, foi The Lodger: A Story of the London Fog. O longa-metragem foi umas das obras que ajudou na criação do gênero suspense.

Foram mais de duas décadas de filmes memoráveis, como The 39 Steps (1935) e The Lady Vanishes (1938), ambos classificados entre os melhores filmes britânicos do século XX pela British Film Institute (BFI), entidade filantrópica que incentiva o desenvolvimento das artes cinematográficas no Reino Unido, que possui o maior acervo cinematográfico do mundo. Já na década de 40, em Hollywood, fez uma série de filmes que despontaram na cena mundial, como “A sombra de uma dúvida” (1943) e “Quando fala o coração” (1946). Em 1950, dirigiu, entre outros, “Pacto sinistro” (1951), “Janela indiscreta” (1954), “Um corpo que cai” (1958) e “Intriga internacional” (1959).

Mas foi em 1960 que Hitchcock concebeu seu principal sucesso comercial: “Psicose”. A obra mudou a abordagem cinematográfica sobre o gênero terror e a reação popular foi imensa. Os espectadores faziam filas que dobraram quarteirões e, nos momentos mais aterrorizantes, como na emblemática sequência em que a personagem tomava banho no chuveiro e é assassinada a facadas, ouvia-se muita gritaria na plateia. Para especialistas, Hitchcock é o mestre do suspense pela forma como manipula o espectador e atinge o limite da tensão com uma técnica cinematográfica refinada e inventiva, que ajudou a definir o cinema, ainda nos anos 50.

Para conferir alguns destes grandes filmes de sucesso, além de uma exposição com os principais elementos audiovisuais das obras de Hitchcock, o MIS (Museu da Imagem e do Som) promove o “Exposição Hitchcock – Bastidores do suspense”, dias 13 e 14 de julho. O programa contará com a exibição de "Os pássaros", "Trama macabra" e o remake de "O homem que sabia demais"). Para os que adquirirem ingressos para a maratona de filmes, será possível visitar a exposição entre às 22h de sexta (13) e às 10h de sábado (14). Para mais informações, acesse o site do MIS.

Quer aprender os principais fundamentos do cinema, como roteiro, dramaturgia, linguagem cinematográfica, gêneros, som e pós-produção, desenvolvendo sensibilidade e senso crítico por meio de formação de repertório e análise de filmes, além da aplicação técnica em projetos reais? A EBAC oferece um curso de Edição de Filmes, ministrado pelos melhores profissionais do mercado. Para saber mais sobre o curso, clique no link abaixo. As inscrições para as turmas de agosto já estão abertas.

Curso de especialização em Edição de Filmes


*Sequência de texto filmado que complementa informações na exibição de um filme mudo, normalmente utilizado para transcrever o diálogo dos personagens, mas que desapareceu com o cinema falado. Hoje é utilizado somente para efeitos artísticos.