Ilustração
Ilustração

Ilustração

ENCONTRE SEU ESTILO PRÓPRIO EXPLORANDO AS MAIS DIVERSAS TÉCNICAS
O programa atende tanto aos alunos que desejam gerar ideias criativas independentemente da formação e que escolham o desenho como um instrumento de expressão do pensamento. 

O objetivo é apresentar aos alunos a história da ilustração e o seu reflexo no contexto contemporâneo. Durante as aulas são promovidos o estudo detalhado das tarefas visuais e narrativas a cargo do ilustrador e a aquisição de um amplo conjunto de ferramentas para a solução dessas tarefas. O trabalho com novas mídias e tecnologias é estudado em aplicação aos diversos tipos de ilustração. São instituídas as bases para o trabalho eficiente do ilustrador em condições de tempo restrito. 

Início das aulas em fevereiro de 2018.

O QUE FAZ O CURSO ÚNICO?

OS MELHORES PROFESSORES

O coordenador do curso de ilustração é Rico Lins, designer, diretor de arte, ilustrador, educador e curador, formado pela ESDI, pelo Royal College of Art de Londres, além de membro da AGI – Alliance Graphique Internationalle. O corpo docente é composto por professores que atuam no mercado em grandes editoras, centros culturais e estúdios de design.

NÍVEL DE AULAS APROFUNDADO

Base teórica fundamental, grande quantidade de aulas práticas e trabalho independente ajudam a adquirir habilidades profissionais em curto prazo.

CONCURSOS E PROJETOS REAIS

Os estudantes e ex-alunos estão aptos a vencer concursos de ilustração e fazer exposições. Seus trabalhos poderão fazer parte do mercado editorial.

CONJUNTO AMPLO DE FORMAS DE ARTE ESTUDADAS

Os alunos estudam diversas formas de arte, tais como ilustração de livros infantis, caligrafia, trabalho com poster, infografia e tipografia. Criar esculturas, quadrinhos, figurinos e objetos interativos também fazem parte dos desafios propostos durante os períodos de ensino.

LABORATÓRIO DE IMPRESSÃO

Para que as ideias dos alunos sejam trazidas à tona e observadas de forma recorrente, a EBAC dispõe de laboratório de impressão e sala com impressora de grande formato (a partir de fevereiro de 2018). O Laboratório de Impressão permitirá aprender diversas técnicas - linografia, litografia, serigrafia, monotipia, etc - assim como encadernação.

BASE ARTÍSTICA

As melhores ferramentas para os curso mais completo: a aquisição de habilidades artísticas tradicionais ocorre em estúdios de arte amplos mediante o uso de ferramentas e materiais necessários: pincéis e papel profissionais, tintas, cavaletes etc.

ENCONTRO COM PROFISSIONAIS

Regularmente os melhores especialistas brasileiros e estrangeiros são convidados para o programa. Os alunos também fazem visitas aos estúdios e oficinas de artistas e designers onde a experiência, o conhecimento e o entusiasmo de tais profissionais auxiliam os alunos a atingir os melhores resultados no estudo dos diversos aspectos das formas narrativas da arte.

Mais detalhes

História e contexto da gráfica moderna 
Escultura 
Desenho 
Técnicas gráficas 
Caligrafia e lettering 
Retrato 
Quadrinhos 
Pintura 
Tipografia e poster 
Livro e ilustração de livros 
Metáfora visual 
Infografia 
Scribing 
Trabalho de conclusão de curso
Os alunos formados na EBAC têm pela frente o trabalho em editoras, agências de publicidade, estúdios de design gráfico, etc. É possível também a atividade docente além de participação em exposições pessoais e coletivas.
Período I
Três vezes por semana, das 19h às 23h.

Período II
Três vezes por semana, das 19h às 23h.

ESTRUTURA DO CURSO

I PERÍODO

Fundamentos da Arte Visual
- História da Cultura Visual
- Português Instrumental
- Introdução à Ilustração
- Fundamentos do Desenho

II PERÍODO

Elementos da Arte Visual
- Planejamento Visual
- Construção de Narrativas e Significados
- Criação de Imagem Digital

III PERÍODO

Aprofundamento
- Técnicas para Ilustração e Animação
- Técnicas de Expressão Tridimensional
- Técnicas de Expressão Plástica
- Design Gráfico

IV PERÍODO

Aplicabilidade Técnica e Relacionamento com o Mercado
- Multimídia
- Produção Gráfica
- Empreendedorismo

TRABALHOS DOS ALUNOS*

CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO

Início das aulas em fevereiro de 2018.

Poderão se inscrever no curso de Ilustração alunos que estejam matriculados no 2o ou 3o ano do ensino médio, cursando ensino superior ou já graduados. A matrícula depende de verificação da documentação que comprova as condições necessárias.

Duração do Curso

2 anos (4 períodos, início Fevereiro de 2018 e término Dezembro 2019)*.

Valor do Curso

Matrícula (R$ 1.990) e 23 parcelas de R$ 1.990
Consulte outras opções de pagamento com a Secretaria.

Documentos Necessários Para Matrícula

Para admissão é necessário apresentar os documentos abaixo:

- Cópia dos documentos pessoais (RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento)
- Comprovante de endereço (com CEP)
- Comprovante de matrícula do 2o ano do ensino médio ou documento de conclusão do ensino médio com número de GDAE
- Ter idade mínima de 17 anos e/ou a completar até o início do curso

*Abertura de turma condicionada ao número mínimo de alunos matriculados. A EBAC reserva-se no direito de realizar alterações sem aviso prévio.


PROCESSO DE ADMISSÃO

Os interessados devem apresentar um portfólio e realizar uma entrevista com um representante da EBAC. Na entrevista será avaliado o nível de motivação do candidato para aprender uma especialidade e suas perspectivas no mercado. Durante a entrevista podem ser abordadas perguntas relacionadas à experiência profissional, formação acadêmica, qualidades pessoais e perspectivas de desenvolvimento pessoal.
O portfólio pode apresentar diversas configurações de conteúdo, dependendo da experiência e projetos finalizados ou em construção do candidato como, por exemplo, design gráfico, ilustração, pintura, fotografia, webdesign, animação e assim por diante. O portfólio pode ser apresentado em formato digital ou impresso.


INSCREVA-SE TIRE SUAS DÚVIDAS


notícias do curso

Exposição Manifesto Gráfico tem curadoria de Rico Lins

Em exibição até 8 de outubro no Espaço Cultural Porto Seguro, a mostra apresenta mais de 200 cartazes de diversos designers do Brasil e do mundo. A seleção faz parte da coleção pessoal do artista gráfico Rico Lins, coordenador do nosso curso de Ilustração e curador da exposição, que conta também traz cartazes animados e intervenções com os tradicionais lambe-lambes.
O maior inimigo da criatividade é o bom senso