Processo de Admissão
Processo de Admissão

Inscrições

Processo de Admissão

PASSOS PRINCIPAIS

Você pode ser alguém que deseja dar seus primeiros passos na área de Arte e Design, ou talvez seja um profissional com vários anos de experiência. Seja qual for o seu nível de habilidade a EBAC terá um programa adequado para a sua necessidade.

Criamos este guia para ajudá-lo a conquistar um lugar em um dos nossos programas de Educação Britânica. Comece a sua jornada rumo à futura carreira em Artes Criativas contando com o nosso apoio!

CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO (CONTINUING PROFESSIONAL DEVELOPMENT)

O processo de admissão do Curso de Especialização é feito por meio de entrevista com um representante da escola. O candidato deve fazer a inscrição online, preenchendo o formulário do curso escolhido com a data de preferência de sua entrevista. Um representante da escola entrará em contato para confirmar o agendamento. 

Na entrevista serão avaliados o nível de motivação do candidato para aprender, sua formação acadêmica, experiência profissional, suas habilidades pessoais e seu potencial de desenvolvimento. Caso o candidato possua portfolio com trabalhos na área é recomendado que leve no dia da entrevista, estando apto a responder questões sobre o seu envolvimento com arte, design e os projetos que está apresentando.

A entrevista é presencial, em português.

Poderão se inscrever nos cursos de especialização alunos que estejam matriculados a partir do 2º ano do ensino médio, cursando ensino superior ou já graduados. 

Para admissão é necessário apresentar os documentos abaixo:

- Documentos Pessoais (RG e CPF)
- Comprovante de Endereço (com CEP atualizado)
- Diploma e Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente com número de GDAE
- Ter idade mínima de 17 anos e/ou a completar até o início do curso

Formulários de inscrição aqui

Foundation Art and Design

Os candidatos interessados em se inscrever no curso Foundation Art & Design devem seguir os critérios de admissão descritos abaixo:

- Entrevista
- Apresentação de portfólio
- Teste de inglês (na ausência de um certificado)*

*Não é necessário realizar o teste de inglês caso possua um certificado oficial válido (IELTS Academic 5.0, FCE level b1 overall band 150 or higher, CAE any overaal band, TOEFL iBT 64). No entanto, diferentemente do FAD, aqueles que desejam ingressar no Ano 1 dos cursos de Bacharelado Britânico devem apresentar seu certificado IELTS com nota mínima 6.0, antes do início letivo, em 2019.

Para maiores informações e detalhes sobre os testes IELTS, consulte aqui.

São necessários os seguintes documentos para a admissão:

- Formulário de inscrição online
- Certificado de Proficiência na Língua Inglesa oficial válido
- Cópia do Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente com número de GDAE
- Cópia do RG ou RNE
- Cópia do Passaporte (somente para alunos estrangeiros)
- Cópia do CPF
- Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento
- Cópia do Comprovante de Residência (com CEP) - 1 Foto 3x4
- Declaração Pessoal

Portfólio

O seu portfólio é uma vitrine do seu trabalho que demonstra a sua criatividade, personalidade, habilidades e comprometimento. Quando você está aplicando para um curso, isto ajuda a acentuar sua experiência, potencial e aptidão.

Seu portfólio irá permitir nosso acesso à sua habilidade para trabalhar com diferentes materiais, processos e temas; suas habilidades técnicas e visuais, tanto como desenho, gravura, fotografia, etc. Além de peças acabadas, também deve incluir evidências dos processos que você usa em sua prática para desenvolver suas ideias. Por exemplo, sketchbooks, cadernos e blogs; pesquisa contextual e visual thinking.

Seu portfólio deve incluir:

  • Seu melhor trabalho, mesmo que não estejam terminados
  • Seu trabalho mais recente para demonstrar o alcance de suas habilidades
  • Trabalho que você fez de forma independente, por exemplo, fotografia, um diário de desenhos ou uma experimentação própria
  • Sketchbooks


  • Seu portfólio pode incluir:

  • Desenhos e pinturas de observação
  • Design Gráfico e ilustração
  • Livros ou zines
  • Filmes, vídeos, animação e som
  • Gravuras e impressões digitais
  • Pôsteres
  • Fotografia
  • Performances
  • Esculturas, instalações, modelos e maquetes
  • Design espacial e de produtos
  • Tecnologia de design
  • Exemplo de pesquisas que podem ter influenciado suas ideias e trabalhos
  • Trabalhos escritos incluindo ensaios, jornais, blogs e revistas
  • Sketchbooks


  • Sketchbooks permitem que nós vejamos o desenvolvimento de suas ideias e processos. Eles mostram a jornada de suas ideias de uma forma visual. Seu sketchbook deve incluir as pesquisas primarias e secundárias; ideias expressadas visualmente; desenhos e esboços; descrições e anotações.

    Você deve documentar evidencias de experiências com mídia, processos e matérias em seu sketchbook

    Como devo apresentar meu portfólio

  • Um portfólio pode ter qualquer tamanho, dependendo o que contém no trabalho, mas recomendamos uma pasta portfólio preta A1 ou A2.
  • Monte o trabalho de um lado apenas com um papel branco pesado, como a cartolina. Certifique-se de que todas as folhas são do mesmo tamanho e se encaixam confortavelmente em seu portfólio
  • Como guia, seu portfólio deve conter entre 10 a 20 folhas de trabalho
  • Você não precisa colocar seu trabalho em plásticos da pasta de portfólio. Nós recomendamos que não coloquem.
  • Você não precisa colocar todos os seus trabalhos em seu portfólio. Selecione exemplares do seu melhor trabalho. Isso pode incluir uma seleção de projetos diferentes e 1 ou 2 sketchbooks
  • Grandes peças de trabalho, assim como objetos em 3D ou grandes pinturas podem ser fotografadas e apresentadas em seu portfólio. Tenha certeza que as fotografias tenham uma qualidade e mostram bem o seu trabalho.
  • Tenha um tempo para organizar o seu portfólio. Posicione seu trabalho de forma lógica (cronologicamente ou por temática, por exemplo)
  • Para apresentar trabalhos que possuam movimento (filme, animações, etc), você pode incluir um storyboard com algumas imagens montadas em uma folha. Coloque o trabalho de imagem em movimento em um USB em um formato legível. Inclua uma versão mais curta e editada do trabalho original.
  • Coloque seus trabalhos mais fortes no inicio do seu portfólio
  • Seu portfólio deve mostrar uma variedade de trabalho, mas inclua apenas trabalhos com o qual você pode falar com confiança. É melhor ter menos folhas de um trabalho excelente do que muitas folhas de um projeto mediano. 
  • GRADUAÇÃO - BACHARELADO BRITÂNICO

    Na entrevista serão avaliados o nível de motivação do candidato para aprender, seu histórico escolar, sua experiência profissional (se houver), suas habilidades pessoais e seu potencial de desenvolvimento. Na ocasião o candidato deverá obrigatoriamente apresentar seu portfólio com trabalhos na área que demonstrem suas habilidades criativas e estar apto a responder questões sobre o seu envolvimento com arte, design e os projetos que está apresentando.

    Para candidatos que desejam ingressar no Foundation Art and Design o nível de exigência quanto aos conceitos e habilidades técnicas será menor se comparado ao que é exigido dos candidatos que desejam ingressar diretamente no primeiro ano do Bacharelado Britânico - BA (HONS).

    A entrevista é presencial, em inglês.

    No dia da entrevista, os candidatos devem apresentar o portfólio com os seus trabalhos e um certificado de proficiência da língua inglesa. São aceitos o IELTS com nota 6.0 ou superior e também são considerados os certificados do CAE (Cambridge English: Advanced – overall band 180 or higher) ou FCE (Cambridge English: First – level B2 overall band B or higher), TOEFL não é Aceito para os Programas de Bacharelado britânico. Se o candidato não possuir um certificado de proficiência da língua inglesa.

    Poderão se inscrever nos cursos de Graduação - Bacharelado Britânico candidatos que tenham concluído o ensino médio. Caso seja aluno do ensino médio (ou equivalente) do sistema educacional brasileiro, é altamente recomendável cursar o Foundation Art & Design, curso intensivo de um ano de duração destinado exclusivamente aos alunos que desejam ingressar nos cursos de bacharelado britânico, mas não possuem a formação profissional correspondente e/ou experiência de trabalho em arte e design. Alunos de escolas bilíngues com nota acima de 28 pontos no programa IB podem se candidatar diretamente para os cursos de Graduação - Bacharelado Britânico sem a necessidade de cursar o Foundation Art & Design.

    A admissão no curso está condicionada a avaliação do portfólio e entrevista com o coordenador. O conhecimento e habilidades do candidato refletidas em seu trabalho devem ser comparados aos dos do Foundation Art & Design.

    Para completar a inscrição, é necessário o envio dos seguintes documentos:

    - Formulário de inscrição online
    - Certificado de Proficiência na Língua Inglesa oficial válido
    - Cópia do Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente com número de GDAE
    - Cópia do RG ou RNE
    - Cópia do Passaporte (somente para alunos estrangeiros)
    - Cópia do CPF
    - Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento
    - Cópia do Comprovante de Residência (com CEP)
    - 1 Foto 3x4 
    - Declaração pessoal*

    *Saiba mais sobre o testes IELTS aqui.

    **A declaração pessoal é uma carta em inglês de no mínimo 250 palavras, na qual o candidato justifica a escolha do curso, descreve suas experiências, habilidades, conquistas e aspirações. Essa declaração serve como fonte adicional de informação sobre o candidato, suas motivações e qualificações, seus interesses profissionais, e é parte fundamental da seleção. Este é um requisito exclusivo para os cursos de Graduação - Bacharelado Britânico. A declaração pessoal não é necessária para ingressar no Foundation Art and Design.

    Formulários de inscrição aqui

    CURSOS DE INICIAÇÃO

    Os Cursos de Iniciação não possuem testes de admissão. O candidato deve fazer a inscrição online, preenchendo o formulário do curso escolhido. As inscrições serão efetivadas de acordo com a disponibilidade de vagas em cada curso.

    Poderão se inscrever nos Cursos de Iniciação alunos que estejam matriculados a partir do 2º ano do ensino médio, cursando ensino superior ou já graduados. 

    Após preencher o formulário online, o candidato deve dirigir-se à Secretaria Acadêmica da escola munido dos seguintes documentos: 

    - Cópia do RG ou RNE; 
    - Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
    - Cópia do Comprovante de endereço com CEP;
    - 1 Foto 3x4.

    Formulários de inscrição aqui.

    ARTSCOOL! FOR TEENS

    Os cursos da ArtsCool! não possuem testes de admissão. O candidato deve fazer a inscrição online, preenchendo o formulário do curso escolhido. As inscrições serão efetivadas de acordo com a disponibilidade de vagas em cada curso.

    Poderão se inscrever nos cursos ArtsCool! alunos com idade entre 13 a 15 anos. 

    Após preencher o formulário online, o candidato deve dirigir-se à Secretaria Acadêmica da escola munido dos seguintes documentos: 

    - Cópia do RG ou RNE; 
    - Cópia da Certidão de Nascimento
    - Cópia do Comprovante de endereço com CEP;
    - 1 Foto 3x4.

    Formulários de inscrição aqui.