André Cortez, coordenador do curso de especialização em Cenografia da EBAC, fala da importância de um projeto cenográfico em uma obra teatral e comenta sobre a peça “Justa”, um de seus últimos trabalhos exibido no Sesc 24 de maio, em São Paulo. Yara de Novaes atriz e também integrante do time de professores do curso é uma das protagonistas da obra, que ficará em cartaz até 22 de julho. Confira.
Não tem como falarmos de suspense e não lembrarmos de uma das lendas mundiais deste segmento. O nome dele? Alfred Hitchcock. Diretor, produtor e roteirista, nascido em Londres, em 1899, é considerado “o mestre do suspense”. Nessa sexta-feira, 13 de julho, seus filmes ganham uma maratona no Museu da Imagem e Som de São Paulo (MIS). Leia mais.
Alex Rutman, Diretor de Arte e UX Designer na DPZ&T, conta como o curso de direção de criação digital da EBAC o ajudou a desenvolver seu trabalho para o McDonald’s.
Professora da EBAC foi eleita por mais dois anos para integrar a diretoria da ADG Brasil. Ela falou com a gente sobre o mercado, a importância da regulamentação da profissão e espera que a nova gestão dê mais representatividade aos designers. Saiba como foi o nosso bate-papo com a Vanessa Queiroz.
Começa esta semana, mais uma edição do BIG Festival (Brazil's Independent Games Festival), o maior festival independente de games da América Latina, no Centro Cultural São Paulo. A EBAC estará presente no Festival no estande e com uma palestra do coordenador do curso de Animação, VFX, Games e VR, Kevin Fenemore.
Como ser uma pessoa mais criativa? Em uma conversa com o britânico Charles Watson, ele nos deu 3 dicas de como podemos estimular a criatividade. Watson é educador e palestrante, especializado em Processo Criativo, Problem Finding e Desempenho Otimizado. Veja mais.
No próximo Open Day da EBAC que acontece nesse sábado a partir das 14h, o designer Guilherme Falcão fala sobre 16 anos de aprendizados de uma carreira profissional construída com livros, zines, jornais, música, cultura e muita reflexão. Cada um desses pequenos conselhos buscam complementar a experiência do estudo e graduação, misturando experiências de vida com anedotas de sucesso e fracasso. Para começar o esquenta dessa conversa, ele listou 3 lugares legais que todo designer gráfico deveria visitar em São Paulo.
No dia 6 de Junho, os alunos da Graduação - Bacharelado Britânico visitaram o estúdio ARVORE. Empresa de narrativa imersiva, que desenvolve experiências e jogos interativos de ponta para plataformas imersivas atuais e futuras, incluindo realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista.
Com sede em São Paulo, o estúdio possui especialistas multidisciplinares que estão na vanguarda da inovação e criatividade, com a melhor equipe de desenvolvimento de realidade virtual da América do Sul.
O aluno da Graduação - Bacharelado Britânico em Ilustração Bruno Bighinzoli, participou do 10º Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte: o FIQBH 2018, expondo e vendendo seus trabalhos em um stand com o nome de sua revista em quadrinhos Froggo: se perder não é uma perda de tempo, que conta a história de um personagem que vive se perdendo, mas assim como Bruno, se acha em caminhos muito melhores do que os planejados. Saiba como foi essa experiência.
Pais, educadores e instituições de ensino precisam rever seus conceitos para se comunicar com os estudantes da nova geração: nativos digitais, produtores de conteúdos que usam o poder da internet para realizar projetos pessoais. Conheça Caio Dib, fundador do “Caindo no Brasil”, projeto social que cria soluções criativas para a educação através de pesquisas e da realização de ações dentro e fora das escolas. Ele vai liderar um debate sobre o futuro da educação no próximo Open Day da EBAC. Saiba mais.
Segundo a professora de Produção Gráfica da EBAC Aline Valli, fazer um livro que realmente “abre” e traz conforto para o leitor, não é algo tão simples quanto parece. Ela acompanhou toda a produção dos livros da
Editora Todavia, contou como foi esse processo, a escolha dos materiais, como o design e a produção de livros se completa durante o processo e porque é tão importante que um livro tenha essa flexibilidade: convidar as pessoas para a leitura e permitir que ela seja o mais confortável possível.
Alexandre de Maio escancara as causas sociais com seus quadrinhos. É pioneiro na criação de HQs Jornalísticas, que abordam temas fortes sobre a realidade do país. Lançou mais de 40 reportagens em quadrinhos, diversos livros em formato de HQs de ficção, baseadas em fatos reais e vem conversar sobre seu novo livro Raul na EBAC, no dia 14 de Junho. Nessa entrevista, ele conta histórias reais, fala sobre a revista Rap Brasil, quadrinhos e a criação da primeira publicação brasileira sobre os golpes de cartão de crédito.
Tereza Bettinardi é coordenadora e professora do Curso de Design gráfico da EBAC. Aqui ela listou as melhores referências de sites, blogs e redes sociais para que você possa se inspirar e se apaixonar por esse universo cheio de cores, formas, traços e muita criatividade. São sites, blogs e redes sociais sobre design, tipografia, projetos gráficos, museus, pesquisas, documentários, entre outras referências. Saiba Mais.
A Facens, uma das mais reconhecidas faculdades de engenharia do país, em parceria com a Universidade de Coventry e o Parque Tecnológico de Sorocaba, realizou no dia 25 de maio, o evento “Por Dentro da Economia Criativa”. Nosso diretor Carsten Snedker, participou do evento e a EBAC foi apresentada como uma das instituições líderes do tema. O evento contou com a presença de alunos, professores, funcionários da Facens e pessoas interessadas no mercado criativo.
Os alunos do Foundation Art & Design participaram de um workshop com a performer e artista Elsie Diamond. Através de uma oficina prática, os alunos aprenderam como a linguagem corporal muda quando as pessoas estão em diferentes estados emocionais. Elsie mostrou aos alunos que o desempenho pode ser exagerado ou sutil, e que até mesmo algo como uma leve expressão facial tem o poder de revelar como estamos nos sentindo.
Todo mundo tem um potencial criativo. Mas como gerar novas ideias? O britânico Charles Watson é educador e palestrante, especializado em Processo Criativo, Problem Finding e Desempenho Otimizado. O professor esteve na EBAC para uma aula especial e falou com a gente sobre o desenvolvimento dos processos criativos.
A edição de 2018 do maior evento de animação do mundo, vai prestar uma homenagem ao nosso país. O Brasil mostra ao que veio e exibe a força de sua indústria de animação, através de iniciativas da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e seus parceiros.
Andre Cortez, professor do curso de Especialização em Cenografia da EBAC, criou os cenários de diversas peças que estão em cartaz em São Paulo e no Rio de Janeiro. Nesta entrevista, ele conta como é feita essa construção e como é o trabalho de um cenógrafo renomado.