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Como a EBAC se adaptou ao modelo híbrido de ensino e quais as experiências adquiridas na pandemia?
Um ano repleto de mudanças que exigiu principalmente das instituições de ensino transformações estruturais na sua forma de ensinar e aprender. Se por um lado, o mundo se viu obrigado a pausar as atividades acadêmicas presenciais e adaptá-las a um formato 100% online, por outro, a pandemia pelo coronavírus apontou uma nova direção para novas práticas de ensino-aprendizado. Nesse cenário, o ensino híbrido surge de vez como uma alternativa para a educação do futuro.
Como a EBAC passou por essa fase, como se adaptou e quais os frutos que colheu? Com certeza, foram muitos e nesse post compartilharemos com vocês como se deu todo esse processo e as boas histórias colecionadas nesse período. Sobrou empenho e dedicação por partes de alunos e professores que driblaram os problemas e brilharam.
Ensino híbrido e como a EBAC se adaptou ao formato 100% online
A EBAC está alinhada com o modelo híbrido de ensino, como uma referência quando falamos em educação do futuro e novas formas de ensinar e aprender. Como uma instituição guiada pela metodologia britânica de ensino - considerada a mais desenvolvida do mundo – a escola teve a oportunidade de colher bons frutos plantados durante o período mais severo de isolamento, em um momento em que toda sua graduação teve que ser adaptada ao formato online.
O ensino híbrido visa prioritariamente o desenvolvimento do aluno para que ele se torne protagonista de seu próprio aprendizado. Dessa forma, a autonomia, a confiança e o pensamento crítico e reflexivo norteiam todas as práticas acadêmicas.
Quando falamos nas vantagens desse tipo de ensino, estamos falando de uma abordagem de metodologia ativa que tem como foco o próprio aluno. Esse modelo de ensino mescla ferramentas de aprendizado analógicas e digitais no processo educacional, propondo um desafio mobilizador do pensamento e da investigação do jovem estudante.
Quando a EBAC teve que adaptar suas aulas da graduação para um formato 100% online, alunos já utilizavam plataformas digitais como potencializadoras das suas capacidades individuais. Além de não poderem mais contar com a infraestrutura fornecida pela escola nesse período, eles tiveram que lidar com as limitadas ferramentas que tinham a disposição.
Outro fator importante foi perceber a motivação e participação dos alunos que surpreenderam até mesmo os próprios tutores. Durante as aulas, o Zoom, o Miro, e outras plataformas, se tornaram verdadeiras aliadas, o que ajudou bastante a manter em alto nível a experiência de aprendizado e a satisfação deles.
Os tutores tiveram uma participação essencial nesse processo, uma vez que compreenderam de maneira muito clara as inquietudes individuais dos jovens, tanto na parte prática quanto nas questões emocionais. Dedicados e preparados para lidar com essas adversidades, os alunos sempre tinham a quem recorrer.
Para Jaygo Bloom, coordenador do programa britânico de arte e design é fundamental que a EBAC mantenha o ensino em alta qualidade, mesmo que no formato integralmente online. Mas é ainda mais importante que a escola siga comprometida em continuar promovendo novas maneiras de potencializar a expressão individual dos alunos independente se for no meio digital ou no presencial. Por todos os motivos apontados, foi possível continuar entregando excelência no ensino e ainda colecionar cases bem sucedidos de projetos desenvolvidos pelos alunos.
Conheça algumas dessas histórias bem sucedidas
Projeto keep moving (KM):
A turma do Year Zero: Foundation Art and Design estava no momento de pesquisa e contextualização do projeto de final de semestre. Uma das ideias foi criar o movimento “keep moving” com o acrônimo “KM” para dar a ideia de quilômetro, rodagem. Uma das atividades teve como tema sombras. Os alunos tinham que filmar, desenhar ou fotografar uma sombra.
Número Zero: Um Projeto Sempre em Andamento:
Os alunos do bacharelado em design gráfico e ilustração preparam uma revista online. A publicação é a primeira edição do que pretende se tornar um espaço continuado de debate no campo das artes criativas na atualidade. A intenção não é apenas um momento para expor o que os alunos vêm produzindo ao longo dos últimos anos, mas sobretudo, uma ocasião para promover a crítica e a autorreflexão.
Com orientação especializada dos professores, o projeto pretende por meio de artigos, entrevistas, ensaios visuais, práticas compartilhadas entre alunos, designers, ilustradores e artistas, além de traduções de textos referenciais na área, estabelecer um espaço em que a realidade de atuação em design e ilustração possa ser refletida em um pensamento crítico, capaz de propor novos termos ao debate das artes e da cultura hoje. Clique aqui para ter acesso a revista digital e conheça o trabalho dos nossos alunos.
Animação Tempo:
O trabalho de final de semestre dos alunos do Preparatório para Graduação: Computação Gráfica era elaborar do zero uma animação. Nossos alunos, sempre muito autônomos – aliás, uma prática apoiada e incentivada pela metodologia britânica da EBAC – tiveram a iniciativa de se organizar como se fossem um estúdio. Entre eles, alinharam expectativas, se separaram em grupos, entenderam o que cada um faz melhor, e entregaram a animação com um resultado final surpreendente. E isso tudo durante a pandemia que estiveram estudando em suas casas. Contamos detalhes sobre essa história no nosso blog.
Conheça nossos cursos em formato híbrido e venha fazer parte da educação do futuro.