
Um novo momento para os influencers: a saúde mental como prioridade
Desafios da profissão fazem com que os influenciadores digitais se afastem das redes sociais para cuidar da saúde mental
O jogo tem disponível um "dicionário" de 2.500 palavras compostas por 5 letras. Foram selecionadas as palavras mais acessíveis e reconhecíveis - embora alguns fãs se irritem com as menos comuns.
Não é preciso fazer nenhum tipo de cadastro para jogar, e você pode compartilhar seus resultados.
Durante a pandemia, o engenheiro Josh Wardle desenvolveu um joguinho para a sua parceira, que adorava jogos de palavras e de lógica (sim, o nome Wordle é um trocadilho com o sobrenome do seu criador). Eles passaram meses jogando juntos. Depois que Wardle mostrou sua invenção no grupo de WhatsApp da família, o sucesso foi imediato.
Ele decidiu lançar o jogo publicamente em outubro de 2021. No mês seguinte, 90 pessoas tinham experimentado. Em cerca de 2 meses, este número pulou para 300.000. O pulo-do-gato foi quando uma usuária na Nova Zelândia, onde o Wordle é extremamente popular, postou no Twitter seu resultado. Ela substituiu cada tentativa por um emoji para não dar spoiler da resposta do dia. Wardle incorporou a função ao jogo, com um design que lembrava um cubo mágico. Ficou muito fácil compartilhar o resultado, e era isso que faltava para criar um senso de comunidade na experiência de jogo. As imagens de quadradinhos verdes, amarelos e cinza começaram a bombar no Twitter.Mas por que um jogo que é uma versão um pouco mais digital e elaborada do analógico jogo da forca faz tanto sucesso? Os especialistas têm muitos palpites.
O timing de lançamento, ainda na pandemia, ajudou no sucesso: o Wordle, com seus desafios diários numerados, virou uma pausa para refrescar a cabeça.
Relutante em monetizar o jogo a princípio, Wardle acabou vendendo-o ao jornal New York Times. O valor não foi divulgado, mas especula-se que a cifra chegue a sete dígitos.
O sucesso rápido já gerou variantes em outros países e idiomas. Nesse momento, uma lista sugere que existem 222 versões do jogo em 79 línguas, segundo uma reportagem da BBC. A versão brasileira é o Term.ooo, que já tem pelo menos 400 mil jogadores diários. O engenheiro Fernando Serboncini desenvolveu o game de adivinhação de palavras no final de 2021, durante as folgas do trabalho, inspirado no Wordle.
Boa parte do trabalho de Fernando foi criar uma lista de palavras, a partir de bases de dados disponíveis gratuitamente na internet com grandes quantidades de textos em português. Ele criou um algoritmo para analisar os dados e extrair palavras de cinco letras comuns e frequentemente usadas em nosso idioma. Feita a lista, ele desenvolveu o jogo em dois dias e publicou.A versão em português cresceu ainda mais rápido que o Wordle, com mais de 10.000 acessos logo de cara. Também em português, há também o Letreco, o Charada e o Palavra do Dia. Indicadores de que, às vezes, menos é mais e o simples funciona.