3 dicas para estimular a criatividade, por Charles Watson

O professor Charles Watson é conhecido por estudar e esmiuçar o processo criativo. Segundo Watson, ser criativo é uma competência que nos move a pensar soluções. Mas a inspiração raramente dá resultados. Para que um projeto artístico aconteça, precisamos estar com a energia para agir. Por isso são necessários fatores como uma relação apaixonada com o assunto, intensa curiosidade, persistência e coragem.

Para quem quer estimular esse comportamento criativos no dia a dia, ele deixa aqui três dicas – e um conselho adicional.

1. Faça o que ama

Antes de mais nada, trabalhe diariamente numa atividade que você ama e que traz significado para sua vida – uma atividade que você possivelmente faria, mesmo recebendo menos remuneração ou até sem receber.

facaoqueama.gif

2. Mantenha os seus princípios

“Construa um bom nome, mantenha seu nome limpo e não faça concessões”. Acho muito bem colocada esta fala do poeta William Burroughs para a aspirante Patti Smith: “Não se preocupe em ganhar muito dinheiro ou ser bem-sucedida. Preocupe-se em fazer bons trabalhos, faça as escolhas certas e proteja o seu trabalho. E, se você tiver um bom nome, eventualmente, ele será a sua própria moeda”.

gifbomnome.gif

3. Não tenha medo de errar

Acostume-se logo com o fato de que o erro é inevitável. Se você estiver realmente experimentando coisas novas, saiba que vai errar, e muito. O erro é uma precondição de trabalho criativo. Você cresce através dos seus erros. Medo de errar é um dos mais comuns bloqueios à criatividade que conheço, afinal, a única maneira de não errar é não fazer nada ou repetir o que já é familiar.

falhas.gif

4. Bônus: Não há formula milagrosa

Vou adicionar um quarto conselho aqui: evite cursos, livros e entrevistas que aleguem ter o segredo para a criatividade em 3, 7 ou mesmo 62 etapas. Que existem técnicas, existem, mas criatividade envolve muito investimento de energia e verticalização, em primeiro lugar. Para poder enxergar uma resposta criativa para um problema, é importante antes ter formulado uma pergunta – para pensar fora da caixa, tem que haver uma caixa!

penseforadacaixa.gif


* * * * 


Gosta do tema? Venha estudar com um time de professores que são referência no mercado. A EBAC oferece diversos cursos em áreas criativas. Conheça:

Graduação - Bacharelado Britânico
Cursos de Especialização
Cursos de Iniciação