The Cranes Are Flying (1957) - 5ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo na Cinemateca

Dicas de grandes filmes mundiais por Jair Peres

Nosso professor do curso de especialização em Edição de Filmes, Jair Peres, selecionou filmes imperdíveis de mostras da Cinemateca que estão em cartaz em dezembro. Confira na matéria a seguir o que ele nos disse e quais são eles.
O cinema russo é um dos mais antigos da história, com uma importância fundamental para definição de padrões de linguagem, teoria e estética que influenciaram o cinema do mundo todo. Até dia 05 de dezembro, a Cinemateca exibe a 5ª Mostra MOSFILM de Cinema Soviético e Russo. Com dez filmes produzidos pela Mosfilm, o maior e mais antigo estúdio da Europa, a mostra pincela significativos e importantes títulos desde os tempos da União Soviética até 2018. Restaurações primorosas e filmes contemporâneos dividem a tela ao longo da semana. 

Ainda dá tempo de assistir boa parte dos títulos nos próximos dias. Os destaques são: o perturbador “Vá e Veja”, de Elem Klimov (sessão 05/12 – 19h 15min), o belo e premiado “Quando voam as Cegonhas”, de Mikhail Kalatozov (sessão 03/12 – 21h) e o pesado “Circus”, de Grigori Aleksandrov (sessão 04/12 – 19h 15min). Para quem quiser se aprofundar nos outros excelentes títulos produzidos pela Mosfilm e dirigidos por gênios que não estão nesta Mostra (Tarkovsky, Kurosawa, Eisenstein, Kalatozov, Menshov, entre muitos), veja este link.

Outra dica imperdível é a Mostra de Cinema Polonês, que acontece de 08 a 15 de dezembro, também na Cinemateca, com exibição de oito filmes sendo que três deles são do mestre Andrzej Wajda. A Mostra possui profundo viés político e retrata diferentes e turbulentos momentos históricos do país. 

Filmes multipremiados com destaque para a pré-estreia da Palma de Ouro de Melhor Direção do Festival de Cannes 2018, “Guerra Fria”, de Pawel Pawlikowski Klimov (sessões 08/12 – 20h 30 min e 14/12 – 18h). Ele dirigiu e co-escreveu “Ida”, de 2013, Oscar de Melhor Filme estrangeiro. Imperdível.

Vale destacar que as programações de ambas Mostras possuem entrada gratuita, porém os ingressos serão distribuídos na bilheteria da Sala Cinemateca uma hora antes de cada sessão. Corram!

Quer saber tudo sobre a história cinema, além de aprender todas as técnicas de edição de filme por meios de trabalhos reais de produtoras parceiras, além de ter aula com os melhores profissionais do mercado? As inscrições para as turmas de Edição de Filmes de 2019 já estão abertas. Não perca tempo e inscreva-se.

                                                                ***

Serviço:
Cinemateca Brasileira, Largo Senador Raul Cardoso, 207 -  Vila Clementino, São Paulo, SP.
The Pianist (2002) - Mostra de Cinema Polonês, Cinemateca