Museus Brasileiros Na Lista Dos 100 Mais Visitados Do Mundo

Museus brasileiros figuram na lista dos 100 mais visitados do mundo, de acordo com levantamento da Art Newspaper, revista britânica especializada no mundo das artes. A publicação considerou não só número de visitações nos museus e centros culturais, como também exposições e categorias, entre elas, temas contemporâneos, arte asiática e eventos como bienais.

Entraram na lista os quatro Centro Culturais Banco do Brasil (Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Belo Horizonte) e o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, sendo que o mais bem colocado foi o CCBB do Rio de Janeiro, em 42° lugar, que recebeu mais de 1 milhão de visitantes. Logo depois aparecem o CCBB Brasília em 57º, com 1,14 milhão de visitantes; o CCBB São Paulo em 85º, com 931 mil, e o CCBB Belo Horizonte em 93º, com 893 mil. O Instituto Tomie Othake ficou em 92º lugar, registrando o público de e 898 mil pessoas em 2018.

Com relação às exposições de temas contemporâneos, o CCBB RJ ficou em 3º com o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE) e 5,8 mil visitantes por dia, e em 7º lugar com a mostra Ex-África com 4,7 mil visitantes por dia.

file.jpg
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica-File no CCBB RJ. Divulgação: Ag Brasil, Tomaz Silva

No ranking das exposições mais populares, o CCBB RJ apareceu entre os 30 primeiros, em 11º e em 26º com o Festival Internacional da Linguagem Eletrônica (FILE) e com a Ex-África, respectivamente. Entre os 100 mais populares figuraram as exposições Jean-Michel Basquiat nos CCBBs SP e BH, o FILE e Museu do Futebol na Área no CCBB BH, Obras-primas Modernas, no Instituto Tomie Othake (SP), e outras duas do CBBB RJ: Ervin Wurm e Prédios Sensitivos.

Já na categoria de melhores atrações pagas está em 15º a Bienal do Mercosul, em Porto Alegre. No total, o evento recebeu 626 mil pessoas, sendo 10,6 mil por dia.

***

Confira mais informações sobre os cursos de especialização nas áreas de arte e comunicação visual da EBAC.

Graduação

BA (Hons) Ilustração
BA (Hons) Design Gráfico

Especialização

Arte e Mídias Digitais
Cenografia