5 vilões duros na queda nos games

Um mundo colorido cheio de inimigos para estragar a festa. Um viajante que chega a uma cidade e logo dá de cara com moradores loucos para sugar seu sangue. Um atirador que ricocheteia balas para todas as direções e tem que fazer o jogador se virar como pode.

Não importa a plataforma que você jogue, se tem uma coisa que todos os games de ação precisam para agradar os players é de um vilão duro na queda.

Pedimos para os alunos dos cursos de graduação do BA (Hons) 2D Animation & Character for Digital Media e do BA (Hons) 3D Games Art & Design da EBAC listarem os “bosses” mais durões e contar o porquê da escolha.

Tem dobradinha Bloodborne e mais. Confira abaixo:

ELIZABETH, DE SHIN MEGAMI TENSEI: PERSONA 3 FES

Sobre o game: É o quarto episódio da série de RPGs Persona, spin-off de Megami Tensei. Colegiais usam suas Personas para combater o surto da Síndrome da Apatia, causada pelas Shadows, criaturas que habitam a Tartarus e que foram libertadas durante a Dark Hour. Estúdio: Atlus. Plataforma: PS2.

games.jpg

“Um dos motivos que fazem dela uma vilã difícil de vencer é a quantidade de preparo necessário para a batalha. Ela tem uma sequência de ataques previsível, mas que funciona como um tipo de ‘puzzle’ para o jogador. A maioria das pessoas demora mais de uma semana só se preparando e estudando a luta, e quando se trata da luta em si, é necessária extrema precisão e pensamento crítico”.

Otávio Neves, 19, game artist freelancer

ORPHAN OF KOS, BLOODBORNE - THE OLD HUNTERS (DLC)

Sobre o game: O jogador entra no papel de um caçador na estranha Yharnam, e encara habitantes afetados por uma doença e transformados em criaturas mal formadas e sedentas por seu sangue. Tipo o moço da foto acima. Estúdio: FromSoftware (Sony). Plataforma: PS4.


"Em comparação com o resto do jogo ele é muito mais rápido, tem mais vida e mais dano do que a maioria dos outros inimigos. É extremamente ágil e fica pulando de um lado para o outro sem dar nenhum segundo sequer para o jogador respirar. A batalha contra ele é de habilidade, mas também de resistência. Um pequeno erro pode dar brecha para ele te matar sem que você perceba o que te atingiu".

Theo Trexler Mourão Nogueira, 20, estudante

THE BURST, DE FURI

Sobre o game: O enredo segue a jornada de um guerreiro que conquista a liberdade para explorar o seu mundo, enfrentando alguns inimigos pelo caminho. O jogo acontece em um cenário colorido, retrô e de ficção-científica. Estúdio: The Game Bakers. Plataformas: PS4, Nintendo Switch, Xbox One, Microsoft Windows.



“Na luta contra The Burst o principal desafio é trocar seu estilo de jogo de extrema cautela e paciência para algo muito mais rápido e caótico diversas vezes durante a batalha. Ela tem habilidades que podem te matar em um só hit e também pode ficar invisível, então é uma mistura de ataques muito imprevisíveis e muitos padrões de ataque para se acostumar”.

Theo Trexler Mourão Nogueira, 20, estudante

LADY MARIA OF THE ASTRAL CLOCKTOWE, DE BLOODBORNE - THE OLD HUNTERS

Sobre o game: O jogador entra no papel de um caçador na estranha Yharnam, e encara habitantes afetados por uma doença e transformados em criaturas mal formadas e sedentas por seu sangue. O player tem que combater esses monstros para sobreviver. Estúdio: FromSoftware (Sony). Plataforma: PS4.

ladymaria.jpg

"Ao lado de Orphan of Kos e Ludwig, é umas das vilãs mais difíceis da franquia. O encontro com Lady Maria acontece em um ambiente fechado, um fator importante quando se trata da maneira que o combate funciona no game. Além disso, ela é uma inimiga tipo caçadora que diferente dos outros inimigos, tem o tamanho de um humano e se move de um jeito similar ao do jogador. É uma inimiga mais rápida, em vez de uma enorme fera. Ela passa por 3 fases que vão intensificando o alcance e frequência de seus ataques. Isso, em conjunto com o pequeno ambiente em que você tem que lutar contra ela, torna a luta muito difícil ". 

Nicholas Clay Sarhan Hussni Narchi, 21, estudante

REVOLVER OCELOT, DE METAL GEAR 1: THE PHANTOM PAIN

Sobre o game: É um game de espionagem que revolucionou o mundo dos videogames. O jogador tem o controle de um soldado altamente treinado em infiltração e tem que enfrentar armas com capacidade de destruição em massa. Estúdio: Konami, Konami Digital Entertainment, AK Tronic. Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 3, Xbox 360, Microsoft Windows.

metalgear.jpg

"A expressão 'mais difícil' pode ser subjetiva de pessoa para pessoa. Acho que o Revolver Ocelot é duro já que tem habilidade para ricochetear balas da parede por diversas vezes e você tem que lutar contra ele num quarto com um refém no meio. Então é difícil ter uma linha de visão clara e não ser atingido ao mesmo tempo. Além disso, os controles de mira no jogo não envelheceram bem, apesar de ser um marco na história dos videogames". 

Nicholas Clay Sarhan Hussni Narchi, 21, estudante

***

Aqui na EBAC você encontra cursos para se profissionalizar nessa área. São programas de graduação e iniciação para quem sonha trabalhar com games e fazer parte desse mercado promissor. Confira abaixo quais são eles:

GRADUAÇÃO - BACHARELADO BRITÂNICO

Preparação de Portfólio
Preparatório para Graduação: Pre-Foundation
Year Zero: Computer Graphics and Film Production
BA (Hons) 3D Games Art & Design
BA (Hons) 2D Animation & Character for Digital Media


INICIAÇÃO

Computação Gráfica: Fundamentos