Vem aí uma nova geração de ilustradores digitais!

As imagens são elementos que comunicam ideias, histórias e tem o poder de expressar nossa visão de mundo. Nossos ancestrais já utilizavam o desenho como o primeiro registro de linguagem, e desde então o ser humano vem evoluindo esta forma de expressão. Com a tecnologia e as ferramentas digitais cada vez mais avançadas, os limites para a criação de ilustrações se romperam e hoje vivemos rodeados de uma gama de efeitos e imagens no cinema, sites, redes sociais, instalações expositivas, entre outros.

A convergência de habilidades com conhecimento das plataformas digitais possibilita que o profissional do desenho hoje explore diversos caminhos na ilustração. Pensando nisso a EBAC inova ao trazer importantes nomes do mercado em seu novo curso de Ilustração Digital, sob coordenação de Alexandre Jubran, designer e artista gráfico que publicou no Brasil histórias em quadrinhos pela editora Record e Editora Abril, e foi quadrinista da Marvel, DC Comics, Image, Innovation, Soleil e Glénat nos EUA e Europa.

Ao explorar novas possibilidades na linguagem digital, vamos além das técnicas tradicionais ou do uso de filtros e tutoriais que apresentam “truques” ou “como fazer” que limitam a criação ou deixam os trabalhos apenas comuns. Para Alexandre, “o domínio da ilustração digital transcende uma determinada expertise, exigindo que o profissional aumente seu repertório combinando múltiplas técnicas e conhecimentos, ganhando em dinâmica e estando um passo à frente, assimilando novas demandas”.

O curso na EBAC está dividido em três módulos, o primeiro é uma imersão no Photoshop focado em pintura digital e Concept Art. O segundo é um upgrade em técnicas de desenho Vetor e Bitmap, narrativa visual e colorização de história em quadrinhos. No último, o aluno aprofunda conceitos de desenho e composição visual. Para Alexandre, “o profissional precisa mesclar conhecimentos empíricos e digitais, assim terá uma gama de possibilidades para ser um profissional que se destaque”.

O diferencial do curso será o uso de recursos avançados, disponíveis nos laboratórios da EBAC, como os softwares Photoshop e Illustrator e mesas de criação, e uma orientação contínua e personalizada de acordo com a demanda de cada aluno. Além disso, os professores compartilharão suas experiências de criação visual de games, concept art, quadrinhos, cinema e infografia.

Jubran explica que, ao longo do curso, o aluno terá contato com trabalhos e cases de clientes reais, para já sair do curso com um bom conhecimento sobre o mercado de trabalho. Os professores também promovem uma ponte entre os alunos e empresas parceiras da escola, para apresentação de portfólios e eventuais oportunidades de trabalho.

Alexandre garante que os professores do curso compartilharão as delícias e anseios na profissão de ilustrador digital, pois o repertório de anos de trabalho será um exemplo de aprendizagem para aquele aluno que tem muito potencial, mas precisa de um tutor para auxiliá-lo em seu desenvolvimento e na organização do seu portfolio. A paixão e interesse pela ilustração digital abrem novos caminhos para quem procura locais diferentes para exercer sua arte, assim o curso será como um fio condutor para desbravar e colocar em prática todas as ideias dessa nova geração de ilustradores sem fronteiras.

Saiba mais sobre o curso de Ilustração Digital aqui.