Roteiros incríveis podem transformar projetos

O que faz um bom filme? Como nos identificamos com as trajetórias de personagens e por que nos sensibilizamos com determinada história? Tudo isso nasce a partir de bons roteiros, que transformam um filme, uma série, um produto ou mesmo uma propaganda.

O mercado de vídeo está crescendo e se profissionalizando com o aumento das produções audiovisuais e o roteiro é um dos pilares, muitas vezes negligenciado, dessa criação. Para completar a grade de cursos de Audiovisual oferecidos na EBAC, abrimos inscrições para a primeira turma da especialização em Roteiro para Filmes e Séries, sob coordenação de Julio de Santi, roteirista e sócio-diretor na Pepita Filmes.

Pensado para aqueles profissionais que querem transformar e criar grandes histórias, o curso permite que você transite e busque oportunidades de acordo com o que o storytelling oferece, seja para um projeto de vídeo em branded content, vídeo corporativo, games, roteiro factual e bíblias , séries de TV e longa metragens. De acordo com Julio, “o conhecimento de base em dramaturgia traz um diferencial para o profissional. São coisas interessantes de se estudar porque abrem novos caminhos ao produzir roteiros. Teremos também módulos menos teóricos e mais práticos, para ensinar o aluno a ser polivalente, com conhecimento de mercado, para saber o que e como ofertar para um possível cliente”.

A novidade fica na conclusão do curso em que o aluno terá um projeto próprio e um portfólio de projetos da turma. Ele também participa de experiências reais de mercado: uma rodada de negócios com profissionais convidados do meio e um pitching para produtores e profissionais de canais, abrindo portas a esses novos projetos.

Para Julio, “roteiro não é apenas a técnica de diálogo, pois isso é muito simples de aprender. Um conhecimento de base é o que te faz ser um melhor roteirista, também te faz ser um melhor diretor, um melhor fotógrafo, etc. Assim, um bom roteirista se diferencia na hora de pegar um briefing do cliente onde ele estiver, e a eficiência da comunicação traz mais chances de fechar um trabalho”.

Então o objetivo é esse: um bom roteiro, muito mais do que bons diálogos, traz conexão com o outro, cria identificação e “fala a língua do expectador”. O curso de Especialização em Roteiro vai trabalhar estas técnicas em aulas teóricas e práticas que nortearão novas e variadas possibilidades de criação para os alunos.

Ficou curioso e com vontade criar uma grande história? Venha abrir sua cabeça no curso de Roteiro para Filmes e Séries.