Alunos de Direção de Criação Digital finalizam curso com projetos para a Sodexo

Mais uma turma do curso de Direção de Criação Digital concluiu a formação e enfrentou o desafio de apresentar ideias para solucionar uma necessidade de uma grande empresa. Dessa vez, a Sodexo foi convidada pelo coordenador Chico Adelano para dar o briefing aos alunos.

A missão deles foi identificar qual era a visão que os estabelecimentos comerciais tinham sobre a empresa e também como ela poderia melhorar o serviço aos aplicativos de food delivery.

“Para a Sodexo essa é uma troca muito boa, pois você acessa pessoas com conhecimentos diferentes. Você tem outra visão, um olhar de fora para aquele problema”, conta Eduardo Hashimoto Pereira Lopes, especialista de novos produtos da Sodexo.

Divididos em três grupos, os alunos do curso coordenado pelo professor Chico Adelano escolheram estratégias para responder ao problema e oferecer soluções para a empresa de serviços de alimentação melhorar seus produtos digitais.

"O maior desafio é na parte de pesquisa, conseguir chegar nas pessoas certas para ter bons insights. É o mais difícil, mas também foi uma das partes mais importantes do projeto", diz a aluna Leticia Monteiro que é formada em publicidade e hoje atua como diretora de arte. A meta de Letícia é se torna diretora de criação. Ela buscou o curso para melhorar em quesitos como criação digital e liderança.

sodexo3.jpg


Ideias apresentadas

"Foram apresentadas 3 soluções, todas posicionando a Sodexo de forma inovadora no digital, visando transformar a experiência do usuário e estabelecer um novo modelo de relacionamento e geração de valor para o estabelecimento comercial", conta Cris Molnar, que dá aulas de Lean & Agile no curso de Direção de Criação Digital.

O grupo de Letícia baseou a proposta em três pilares: relacionamento, visibilidade e gerenciamento financeiro. "Vimos que os estabelecimentos não veem a Sodexo como um parceiro e só enxergam o lado negativo do serviço prestado. Por isso precisamos focar em bons relacionamentos e reforçar essa ideia de parceria", conta a aluna.

Outro ponto explorado foi melhorar a forma como o aplicativo é usado. "Nossa ideia é que os restaurantes possam divulgar seu cardápio para pessoas próximas a sua região que usam Sodexo e tem o aplicativo instalado (hoje esse público só usa o app para ver saldo). Nossa plataforma vai permitir criar promoções que beneficie tanto o estabelecimento quanto o usuário do benefício de alimentação", completa ela.

Já o grupo de Vitor Aranha, designer gráfico que hoje trabalha com branding, criou frentes para melhorar o desempenho digital da empresa após pesquisas de mercado apontarem alguns problemas. Uma delas tinha como foco a redução de custos para donos de médios e pequenos estabelecimentos comerciais.

"O foco maior era reduzir o tempo de espera do dono do estabelecimento em receber os valores do voucher. Assim, eles criariam um cartão com o saldo desse voucher para que ele não tenha que esperar mais de 20 dias para receber o valor. Antecipar o valor acaba tendo taxas. Então o dinheiro entra em um cartão com crédito digital. O dono do estabelecimento vai acessar esse dinheiro de maneira lúdica e comprar o que ele precisa", completa ele.

Segundo Cris, que acompanhou as apresentações e as reuniões entre Sodexo e alunos, os clientes ficaram muito impressionados.

“Os alunos conseguiram em pouco tempo e através dos processos de pesquisa, identificar os problemas complexos e as dores de seus clientes e estabelecimentos com tanta precisão, e trazerem soluções de forma rápida para questões que estão sendo conversadas internamente já há algum tempo. É evidente o crescimento dos resultados. Sem dúvida, o Live Project é um grande diferencial”, comenta ela.


sodexo2.jpg


A troca empresa - aluno segue como diferencial da EBAC

Um dos diferenciais da EBAC é promover uma integração real entre os alunos e o mercado trazendo briefings reais das empresas para a sala de aula. Eduardo Lopes contou que a Sodexo não tem o costume de fazer esse tipo de interação e aprovou essa primeira experiência com a EBAC.

"O que percebi foi uma troca de experiência e uma vivência de um projeto como se estivesse na realidade do mercado. Vi uma evolução muito grande ao longo dos encontros. Pelo que a gente percebeu eles não conheciam bem esse mercado de voucher. A cada reunião, eles vinham com uma ideia crua, imatura, mas que depois tinha uma evolução", destaca Eduardo.

Para os alunos, o benefício é se aproximar do ritmo do mercado. "Você tem sempre que se preparar porque não é fantasioso. A gente não vai apresentar algo que todo mundo vai amar e pronto. Temos que entregar algo muito bom. Então o curso te prepara para encarar o mercado real", conta Vitor.

“Nos sentimos mais desafiados. Isso nos dá um incentivo a mais para criar o melhor possível. Também nos sentimos fazendo parte da empresa que estamos trabalhando e queremos mostrar e dar o nosso melhor. Vai muito além de apenas um trabalho acadêmico”, diz Letícia.

Na EBAC os alunos estudam com os melhores profissionais do mercado e desenvolvem habilidades para enfrentar as demandas reais do setor. Confira alguns cursos que oferecemos nas áreas de comunicação visual e digital, business e inovação:

Direção de Criação Digital
UX/UI Design
Empreendedorismo na Economia Criativa