Aluna fala sobre a oportunidade de trabalhar com Marcello Dantas

Ela é de Santa Catarina, mas estudou cinema em Porto Alegre - onde também começou um mestrado em cenografia. Até que começou a apertar uma vontade de estudar mídias digitais. “Além disso, eu também queria ter meu ateliê, um espaço pra produzir minhas coisas”, conta 

mariah3.jpg

Mariah Philippe, aluna do curso de especialização em Arte e Mídias Digitais, que concedeu entrevista para o blog da EBAC do aeroporto de Miami, onde acabara de visitar a Miami Art Basel. Segundo a artista multimídia que já morou em Tubarão, Belém do Pará, Curitiba, além de ter realizados trabalhos como modelo em Cingapura e Vietnã, esses foram alguns dos motivos que a encorajaram a mudar novamente. “Era a desculpa perfeita para eu me mudar para São Paulo”, diz.

Hoje Mariah mantém um ateliê na Galeria Califórnia - um edifício projetado por Niemeyer em 1951, na região da República, onde se dedica à pintura, à escultura e às artes digitais. “Sou fascinada pela pintura abstrata e pela experiência de ateliê dos antigos pintores. Mas sou uma artista multimídia - tenho uma ideia e penso na melhor forma de transmitir, na melhor linguagem”, explica.

mariah5.jpg

Num evento realizado na EBAC, Mariah teve a oportunidade de ouvir a palestra do curador Marcello Dantas, uma referência quando o assunto é arte e tecnologia. “Fiquei vidrada nas coisas que ele falava, de artistas pelos quais sou apaixonada, como o Anish Kapoor, e por lugares que eu queria ocupar”, conta. Depois da palestra, ela tomou coragem enviou um e-mail fazendo contato com Marcello.

Marcello Dantas lembrou de Mariah na hora. “Ela estava na primeira fileira e percebi que ela estava realmente conectada com o que eu falava. Eu estava livre e falei para ela vir aqui no mesmo dia”, conta. “Todos os dias eu recebo currículos, às vezes até cinco por dia. Mas notei ali um entusiasmo que eu queria perto de mim. A gente tem que ter perto pessoas que acreditem nessas maluquices que a gente faz”, diz. Marcelo conta que sentiu em Mariah uma mistura de tecnologia com arte muito pertinente. “A Mariah é multidisciplinar, tem nível de interesse muito amplo e funciona para várias coisas”, afirma.
Logo depois que conversaram, já começaram a aparecer projetos nos quais Marcello poderia encaixar Mariah. E, hoje, entre outras coisas, Mariah está realizando pesquisas antropológicas e artísticas para o Museu da Imagem e do Som, o MIS, em Teresina, no Piauí - que está em construção e terá exposição permanente dedicada a Torquato Neto. “A pesquisa envolve bastante teoria, bastante conceito, e é interessante para sair um pouco da posição de artista e se envolver no processo criativo de outro ponto de vista”, fala. E, mais uma vez, Mariah prepara-se para viajar: “Vou ficar um mês morando em Teresina ano que vem”, conta.

mariah4.jpg

***

Na EBAC os alunos estudam com os melhores profissionais do mercado e desenvolvem habilidades para enfrentar as demandas reais do setor. Confira alguns cursos que oferecemos nas áreas de comunicação visual e digital, audiovisual e inovação:

Cursos de Especialização 

Arte e Mídias Digitais
Edição de Filmes
Fotografia e Vídeo para Mídias Sociais
Motion Design

Cursos de Iniciação

Audiovisual Fundamentos
Computação Gráfica: Fundamentos
Criação e Design Fundamentos