Saúde da mente é tema de exposição de arte

“A arte é uma poderosa ferramenta de transformação e impacto positivo, em diversas áreas e sobre diversos temas. Ela gera reflexão de forma aberta, sinestésica e colaborativa”. É assim que Rodrigo César, aluno do terceiro semestre de Ilustração explica essa aptidão transformadora da arte. E por que não uma exposição para chamar a atenção para um problema tão grave da sociedade contemporânea que é a saúde da mente? Foi assim que surgiu a ideia do Projeto Galeria Meiuca de convidar 20 artistas, entre eles Giulia Garcia, também aluna de Ilustração da EBAC, além de Marcio Casarotti (escultor), Carla Garofalo (ilustradora botânica), RIZKO (caligraffiti), entre outros, para criar, expor e vender trabalhos relacionados ao tema como parte do Janeiro Branco, mês dedicado a promover ações de conscientização da saúde mental. A exposição será de 31 a 02 de fevereiro, na Galeria Meiuca, Vila Madalena.

Todo o dinheiro arrecado com as obras será revertido para o projeto Pequenos e Jovens Estars do Instituto Bem do Estar, iniciativa que tem como objetivo tratar de ansiedade e depressão entre crianças, adolescentes e jovens de comunidades vulneráveis. “Nessa primeira edição queremos fomentar o debate sobre os temas da saúde da mente e também arrecadar fundos para o Instituto parceiro”, explica. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que mais de 300 milhões de pessoas de todo o mundo são afetadas pela depressão e somente no Brasil 11 milhões sofrem da doença.

Rodrigo comenta da importância de criar uma rede engajada na produção artística para colocar em prática projetos. Nesse sentido, ele fala da sua experiência na EBAC onde, além de aprender as técnicas da Ilustração e entrar de vez nesse universo, pôde se conectar com outras pessoas. “A inserção no universo artístico e a rede de contatos que eu comecei a criar estando na EBAC foram um ponto chave pra colocar a Galeria Meiuca de pé trazendo insumos e parceiros que eu não teria por outros meios”, comemora.
Não deixe de conferir os nossos cursos de graduação, especialização e iniciação em arte e design. Trabalhar com o que ama pode ser possível sim! Confira mais informações sobre nossos programas:

GRADUAÇÃO BRITÂNICA

Preparatório para Graduação: Arte e Design
Year Zero: Foundation Art and Design
BA (Hons) Illustration
BA (Hons) Graphic Design

ESPECIALIZAÇÃO

Design Gráfico
Ilustração
Direção de Criação Digital

INICIAÇÃO

Criação e Design: Fundamentos
Técnicas de Desenho e Ilustração