Processing Community Day 2020 na EBAC

No dia 18 de janeiro de 2020 a EBAC recebeu parte da programação do Processing Community Day 2020, iniciativa que visa celebrar a diversidade na comunidade de arte e programação ampliando o alcance e o impacto por meio de encontros com centenas de comunidades do mundo todo. Essa foi a terceira edição do evento que já aconteceu em universidades renomadas, como MIT, UCLA. Foi a primeira vez que uma universidade brasileira participa como ponto focal de encontro para artistas interessados em conhecer a conexão entre arte e tecnologia por meio de plataforma livre. O PCD aconteceu simultaneamente em mais de 20 cidades ao redor do mundo.

Nesse dia, foram oferecidos quatro workshops, de três horas cada, aos interessados em aprender os conceitos básicos da lógica de programação seguido de uma introdução ao universo da programação criativa com Processing. O Processing, por sua vez, é uma plataforma de software aberta e livre para ensino de programação no contexto das artes visuais, que tem como objetivo tornar o aprendizado de como programar e fazer trabalhos criativos com código acessíveis especialmente a quem não poderia ter acesso a estas ferramentas e recursos. Abaixo quais foram os workshops:

Workshop 1A ministrado por Andre Matos e tutoria de Cristian Cunha, coordenador do curso de Computação Gráfica: Fundamentos.

Workshop 2A ministrados por Paulo Costa.

Workshop 1B ministrado por Marco Macarena.

Workshop 2B ministrado por João Antonio de F. P. e Ferreira, tutoria de Sergio Venancio.

A EBAC possui o curso certo para quem deseja se especializar nas áreas da economia criativa ou mudar totalmente de ares:

Arte e Mídias Digitais

Computação Gráfica: Fundamentos