Conheça dicas fundamentais para ter um bom portfólio

Saber reunir seus melhores trabalhos em um portfólio é uma tarefa que exige máxima atenção e cuidado. Isso porque um bom portfólio pode te abrir portas para conquistar aquela vaga de trabalho que tanto deseja, chamar a atenção de futuros clientes e até mesmo para fins acadêmicos. Para ajudar nessa tarefa fundamental na vida profissional de artistas e designers, convidamos Leopoldo Leal, professor do Year Zero: Foundation Art and Design, designer com mais de 20 anos de experiência para compartilhar com a gente dicas valiosas para tornar seu portfólio mais competitivo.

Saber escolher seus melhores trabalhos e apresentá-los de uma forma adequada é o que vai te diferenciar dos outros. Suas redes sociais e suas conexões certamente são fortíssimas aliadas na hora de encontrar a oportunidade de emprego que tanto queria ou fechar aquele negócio que vai mudar o rumo da sua vida profissional. Tome nota e confira o que não pode faltar no seu portfólio:


Tem trabalhos autorais? Mostre-os

trabalhosautorais.jpg

Trabalhos autorais e projetos que foram criados por iniciativa própria do artista. Evite apresentar somente trabalhos comerciais desenvolvidos para clientes. Por que isso é importante? Quando identificado esse tipo de trabalho é possível perceber que o profissional desenvolveu o projeto por inteiro, que ele gosta de trabalhar com arte e design. Para ele (a) não é somente no horário comercial.


Não coloque trabalhos em que teve pouca participação

portfolio-trabalhos.jpg

Se você participou pouco de um trabalho não o coloque. Isso é importante. O entrevistador com poucas perguntas poderá identificar que você não desenvolveu o projeto ativamente.


Apresente o processo

processo.jpg

O processo é uma parte incrível do projeto. Inclua os esboços, páginas do sketchbook e experimentos. Isso valoriza muito o projeto demonstrando autoria e metodologia.


Apresentação é tudo

melhorestrabalhos.jpg

Não é necessário colocar todos os trabalhos no portfólio. Selecione os melhores projetos e os apresente contando a história do desenvolvimento dele. Lembre-se que a apresentação pode te ajudar a promover um trabalho ou pode derrubar uma boa ideia.


Use todos os canais para divulgação

behance.jpg
Imagem: site Behance. Guide intro to Behance

- O profissional da arte e do design deve traçar uma estratégia para apresentar o seu portfólio utilizando alguns canais como:

- Um site com os principais projetos. Se não souber montar um site use ferramentas, como Adobe portfólio, Cargo Collective, Readymag, Wix, Webflow e Squarespace.

- Uma apresentação digital e curriculum impresso para quando for chamado para uma conversa. Curriculum impresso pode parecer algo fora de moda, mas é importante para o entrevistador saber um pouco sobre você e fazer algumas perguntas.

- Utilizar as redes sociais, como Behance, Linkedin e Instagram para promover e se conectar.


Na EBAC temos um curso voltado para quem ainda não tem um portfólio acadêmico de trabalhos e gostaria de ingressar na graduação britânica. Confira quais os caminhos para fazer parte da nossa comunidade de criativos.

Preparação de Portfólio

Graduação Britânica