Trabalho da Aluna Maiara.

Professora incentiva alunos a desenvolver uma maneira própria de fotografar

Dentro de suas casas e impossibilitados de ir às ruas para fotografar, os alunos do curso de Criação e Design: Fundamentos da EBAC foram desafiados a realizar um ensaio virtual utilizando somente suas fotografias de acervo pessoal e as próprias casas como cenário.

imagemdupla-slider.jpg
Trabalho da aluna Maiara.
O projeto “Sempre Uma Imagem Dupla” foi proposto pela professora de fotografia, Mariana Chama. “A expectativa era que os alunos desenvolvessem um modo próprio de fotografar, seja qual for o equipamento disponível”, explica ela.

A professora comenta ainda sobre os desafios criativos de alunos cada dia conectados e condicionados a tirar fotos para suas redes sociais. “Há um processo de reaprender a ver e de reconstruir a relação com a própria fotografia”.

claudia-adujar.jpg
Jovem indígena fotografada por Claudia Andujar em 1976. Claudia Andujar/Divulgação.
Para ela, a construção de uma linguagem particular deve ser incentivada a partir do estudo de referências. “Vimos e discutimos diversos ensaios de fotógrafos consagrados, como Henri Cartier-Bresson, Robert Frank e Cláudia Andujar”, comenta.

Uma referência que se tornou uma ideia e saiu do papel

O título do projeto “Sempre Uma Imagem Dupla” foi inspirado em um trecho do livro Once: Pictures and Stories do cineasta e fotógrafo Wim Wenders. Nesse livro, o autor desenvolve algumas ideias que deram suporte à pesquisa ao longo do curso.

wimwenders-once-2.jpg
Wim Wenders, Once. Pictures and stories, 2001.
A professora explica que a imagem dupla se refere ao ato de fotografar. Quando se tira uma foto são geradas duas imagens, uma que mostra o que está a frente da câmera e outra que revela o que está por trás dela, ou seja, nós mesmos “desse modo desenvolvemos uma abordagem menos literal do autorretrato”.

imagemdupla-slider2.jpg
Trabalho da aluna Ana Maria.
Para conferir o trabalho final dos alunos na íntegra, clique aqui e faça o download do PDF.


A EBAC oferece cursos preparatórios que iniciam alunos no mundo das artes criativas e digitais. Dá pra ter uma boa noção teórica e técnica de qual área seguir ou se aprimorar para depois tomar a decisão mais acertada qual caminho trilhar. Confira:

Preparação de Portfólio

Preparatório para Graduação: Arte a Design

Criação e Design: Fundamentos

Técnicas de Desenho e Ilustração