Bruno Simões cria curso online de Design de Interiores e conta como foi a experiência

Recentemente lançamos nosso curso online de Design de Interiores, coordenado por Bruno Simões. Todas as aulas foram gravadas durante a pandemia, um obstáculo que certamente dificultou o processo, mas que não o tornou menos especial. O coordenador nunca tinha dado aulas a distância e aprendeu, entre outras coisas, a reinventar sua didática e adaptá-la a uma plataforma digital.

Bruno nos contou como foram esses dias de gravação e quais aprendizados tirados dessa experiência desafiadora. O curso online de design de interiores possui mais de 20 horas de conteúdo e é resultado de uma adaptação do programa presencial da EBAC, ao qual ele se dedicou ao longo de quatro anos de sua vida para construí-lo. Ou seja, todo o conhecimento acumulado concebido em horas de gravação, considerando sempre o que ele sinaliza como uma das coisas mais importante para a profissão: criatividade e ousadia.

designdeinterioresonline2.jpg

O curso online de design de interiores da EBAC é destinado aos que se interessam pela área, com ou sem experiência prévia. Uma oportunidade incrível para aprender a executar cada etapa de um projeto de interior, do conceito inicial até a apresentação final para o cliente. Para além da beleza, o curso propõe que os alunos aprendem a imprimir sua personalidade e pensem em um projeto que seja funcional. A cada atividade, o feedback é individualizado permitindo aprendizado a cada etapa do curso. Ao final da experiência, o aluno terá em seu portfólio um projeto autoral. Para saber mais sobre o programa, clique aqui e obtenha todas as informações.

Confira abaixo o que disse Bruno Simões sobre a concepção do curso de Design de Interiores online:

EBAC - Já tinha produzido um curso online antes? Como foi essa experiência?

Bruno Simões - Já ministrei muitas palestras e simpósios online, mas sempre ao vivo e nada parecido com um curso tão extenso ou complexo como esse. Foi justamente isso que me atraiu, pois sou movido por desafios e detesto a repetição ou ideia de fórmulas pré-estabelecidas. A experiência foi intensa, mas ao mesmo tempo, bastante prazerosa. Encontrei pela frente uma tarefa árdua de transformar um curso de dois anos presencial, que passei os últimos 4 anos construindo com a EBAC, em pouco mais de 20 horas de gravação. Quer dizer, precisei trazer da experiência acumulada, aquilo que acho fundamental na profissão e, principalmente, deixar espaço para que esses futuros profissionais explorem sua criatividade de maneira bastante pessoal. O importante é isso, permitir por meio da aula online aquilo que sempre defendo na sala de aula: criatividade e ousadia como as principais ferramentas.

designdeinterioresonline4.jpg

EBAC - Quais foram as principais dificuldades de preparar um conteúdo de aula para uma plataforma online?

Bruno Simões - Nessa experiência também aprendi muito, pois tive que reinventar toda a didática de falar para a câmera e organizar um roteiro mental da fala, pois gosto da ideia fluida e momentânea, não quis trabalhar com um roteiro escrito. Assim como faço em classe, trago muitas imagens de referências, mas sem o juízo de valor, prefiro que cada um crie sua relação pessoal com aquilo que é apresentado. Mas o desafio aqui foi manter o foco e essa mensagem espontânea, enquanto um milhão de distrações estão ao redor - luzes, câmeras, postura, dicção, cuidado com edição, figurino e todo o resto envolvido num set de filmagem - esse é o maior desafio, afinal sou professor, não apresentador.

designdeinterioresonline3.jpg

EBAC - Todo o conteúdo foi gravado durante a pandemia. Como enfrentou isso?

Bruno Simões - Foi algo bem estranho por toda a importância desse momento. O impacto foi enorme, tanto em aspectos emocionais, como físicos e sociais para todos. Mas de todos os temores e tristezas que nos cercam foi curioso poder compartilhar esses sentimentos com outras pessoas, mantendo sempre a distância e os cuidados necessários, obviamente. Cada um com seu trabalho ou função dentro do set trazia uma energia que é fundamental em qualquer processo criativo que precisa sim ser coletivo. Esse curso não teria a mesma energia se gravado de casa e sem as conversas e ideias que surgem no momento. Foi muito trabalho, mas também um alívio para a alma. O reflexo direto da pandemia está em cada segundo desse curso materializado pelo meu cabelo, que ganhou vida própria e indica claramente que ir ao salão, definitivamente, não estava entre as minhas prioridades nesse cenário atual.


Quer ter um projeto de interiores autoral no seu portfólio? Saiba mais sobre nosso curso online de Design de Interiores e venha fazer parte da nossa comunidade de criativos.

Design de Interiores. Matricule-se já!