Gregório Duvivier em “(A Montanha Vai a) Sísifo” no Teatro #EmCasaComSesc
No Dia do Artista de Teatro, confira 3 dicas imperdíveis de produções online
Em 19 de agosto é comemorado no Brasil o dia do artista de teatro. A data é uma homenagem não só aos atores, que com suas interpretações nos projetam para tantas outras histórias, como também uma lembrança a todos aqueles que fazem um espetáculo acontecer, desde a sonoplastia, figurino até a cenografia.
O teatro, assim como a arte no geral, teve que se adaptar aos dias de hoje. Ainda não é possível reunir as pessoas em uma sala de espetáculo para prestigiar uma peça, mas, como para a o teatro não há limites para a criação, é possível conferir uma série de peças online. Veja abaixo as dicas que separamos e apoie essa arte milenar:
Teatro em Mov Digital. | Imagens perfil do Instagram @teatroemmovimento.
Teatro em Mov Digital
O festival Teatro em Movimento leva peças para diversas cidades brasileiras, mas, em função da pandemia, eles tiveram que se reinventar e lançaram o Teatro em Mov Digital. A plataforma, além de apresentar montagens dirigidas por nomes como, Bárbara Paz, Cacá Carvalho e Yara de Novaes, também atua com curso de formação em teatro digital e produção de web séries. Neste mês, começa a ser exibida a web série. Já os espetáculos, que estão em fase de produção, serão lançados entre setembro e outubro. Todas as ações são gratuitas.
Teatro Já | Teatro Petra Gold, peça "A Esperança na Caixa de Chicletes Ping Pong". Foto: Cristina Granato (@granatocristina)
Teatro Já
O Teatro Já é uma iniciativa dos atores Ana Beatriz Nogueira e André Junqueira, também gestor do Teatro PetraGold. O projeto disponibiliza temporadas com peças curtas a preços populares, com duração de até 50 minutos, entre monólogos e produções com poucos atores. A ideia é que o espetáculo seja apresentado ao vivo para uma plateia simbólica de 1 pessoa diretamente do Teatro PetraGold, enquanto a transmissão online será feita ao grande público por meio de uma plataforma de streaming.
Dirce Thomaz em “Eu e Ela: visita a Carolina Maria de Jesus” no Teatro #EmCasaComSesc | Foto: Paulo Pereira
#EmCasaComSesc
Todas as segundas, quartas, sextas e domingos, às 21h30, atores apresentam diretamente de suas casas textos clássicos e contemporâneos especialmente adaptados para o online. As apresentações duram até 50 minutos e os atores são convidados a comentarem a performance ao final do espetáculo.
O curso de Cenografia da EBAC formará a nova geração de cenógrafos do Brasil. Com uma metodologia interdisciplinar e colaborativa, o programa alia práticas tradicionais e tecnologia atendendo as demandas profissionais do mercado. Saiba mais sobre o programa: