Fix it in Post: Festival de Audiovisual da EBAC

Data: 10.08.2019

Horário: 11:00

Lotação máxima: 300 pessoas

local: Rua Mourato Coelho, 1404

inscrição obrigatória

Primeiro festival da EBAC focado nos setores de Audiovisual e Computação Gráfica, o Fix it in Post reúne mercado, educação e tecnologia em um evento gratuito, aberto ao público e aos profissionais da indústria. Seu objetivo é gerar novas discussões e preencher a lacuna entre a educação tradicional e a produção Audiovisual e CG na prática, em continuidade à conversa crucial e urgente que já tem sido levantada pela instituição sobre o crescimento da Economia Criativa do Brasil por meio de parcerias estratégicas, empreendedorismo, fóruns abertos e educação formal.

Com um dia inteiro de programação, o festival contará com debates sobre temas relevantes e atuais, palestras educativas, workshops, experiências de softwares e hardwares, exibições de cases e trabalhos com colaboração do time de professores da EBAC, produtoras, estúdios e marcas parceiras da escola.

O evento também promove um Espaço de Networking aos interessados em se atualizar sobre as oportunidades de emprego e conversar com representantes de produtoras e estúdios, como Vetor Zero, Café Royal, LosBragas e DotCine, Pródigo Filmes, que estarão presentes para falar sobre oportunidades de carreira, preparação e apresentação de showreel. Professores da EBAC também participam com sessões de análise de portfolio, mentoria e aconselhamento aos visitantes.

Ao longo do dia, a EBAC irá oferecer cinco bolsas de estudo no valor de até R$ 5.600,00. Além disso, os participantes do festival também concorrem a licenças das versões mais atualizadas dos softwares Nuke e Houdini (Foundry e SideFX respectivamente), parceiros da EBAC e patrocinadores do Festival. As licenças somam um valor total equivalente a mais de U$ 40.000,00.

Confira a programação:

Palestras:

10h00 - Abertura
10h30 - Como entrar e sobreviver no mercado de Audiovisual brasileiro
11h30 – Uma breve história dos efeitos visuais
12h30 – Debate: Educação como ferramenta de profissionalização para o futuro do audiovisual
12h30 - Os principais desafios e aprendizados na produção audiovisual
14h30 – Diversidade: Em qual audiovisual estamos falando?
14h30 – A importância da especialização e novos caminhos profissionais no audiovisual
15h30 – Tendências de tecnologia no mercado de Audiovisual
16h30 - A importância da representatividade de gênero no desenvolvimento de projetos audiovisuais. Desafios e oportunidades
16h30 – De onde vêm as histórias? Roteiro e ancestralidade
17h30 – Encerramento

Salas de workshop:

11h00 - Aula prática de modelo vivo
11h00 – Cenografia Teatral
11h00 – Workshop de DIT - Tecnico da Imagem Digital
12h00 – Workshop de estabilização de câmera
15h00 - Workshop VFX e Compositing
16h00 - Workshop Olhar Cinematográfico
16h30 - Comic Art experience

Software Experience:

10h30 e 15h30 - Nuke experience
10h30 - 3D Animation Experience
12h30 e 16h30 - Katana Experience
12h30 - Mari Experience
12h30 - 2D Animation experience
14h30 - Houdini experience

Espaço de network:

11h - 12h30 - Boutique Filmes, Café Royal e LosBragas
14h30 - 16h - Prodigo Filmes, DotCine, Vetor Zero e Elixir Entretenimento

Exposição de trabalhos de alunos: 10h - 17h00

Espaço Canon: 10h - 16h00

A programação está detalhada abaixo.  Inscreva-se no formulário para garantir a sua vaga.

10h - Abertura

abertura.gif

Com Carsten Snedker, CEO da EBAC.
Auditório - térreo


10h30 - Como entrar e sobreviver no mercado de Audiovisual brasileiro

sobrevivencia.gif

O que você precisa para trabalhar na industria do Audiovisual? Portfólio, showreel, freelas, jobs contatos, etc. Neste painel vamos discutir sobre tendências desse mercado e como construir uma carreira bem-sucedida e sustentável. Profissionais que já estão estabelecidos há alguns anos vão contar o lado deles e compartilhar suas experiências de sucesso e fracasso. Com o diretor, roteirista e sócio na Pepita Filmes Julio de Santi,o Diretor e Produtor Executivo na The End - Edit & Post Boutique Duda Izique e Emerson de Morais, professor EBAC e produtor executivo na ARVORE Immersive Experiences.
Auditório - térreo


10h30 e 15h30 - Nuke Experience

giphy-16copy2.gif
 
Nuke, criado pela Foundry, é um software padrão da indústria para composição digital, utilizado em todo o mundo nas principais produções cinematográficas. Nesta experiência vamos desmistificar esta ferramenta e conhecer o poder da pós-produção. Com Renan Lopes, professor na EBAC.
Laboratório 4.4 – 4º andar


10h30 - 3D Animation Experience

giphy-9copy3.gif

Neste workshop você poderá vivenciar em primeira mão uma experiência real de Animação 3D, utilizando o software Autodesk Maya, que é padrão no mercado de Computação Gráfica. Uma experiência prática e imersiva. Com Rafael Vinicius, artista 3D na Vetor Zero e professor EBAC.
Laboratório 4.1 – 4º andar


11:00 - Espaço de Network - Industry Pitching

networking.gif

Importantes produtoras como Vetor Zero, Café Royal, LosBragas, DotCine e Pródigo Filmes estarão presentes para falar sobre oportunidades de carreira dentro do segmento de Audiovisual. Serão abordadas questões importantes para que os profissionais se prepararem para o mercado de trabalho formal, e o que levam em consideração, na visão de cada produtora, quando avaliam os portfolios para contratação, seja de temporários ou empregos fixos. Professores da EBAC também participam com sessões de análise de portfolio, mentoria e aconselhamento aos visitantes.Presenças confirmadas: Boutique Filmes, Café Royal e LosBragas.
Biblioteca - térreo


11:00 - Aula prática de modelo vivo

giphy-9copy4.gif

*Atividade exclusiva para maiores de 18 anos. Com Renata Pedrosa, coordenadora do curso de Técnicas de Desenho e Ilustração na EBAC, artista plástica e doutora em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da USP.
Laboratório 4.2 – 4º andar


11h00 - Workshop de DIT - Técnico da Imagem Digital

DIT.jpg

O técnico de imagem digital (D.I.T abreviação em inglês) é responsável pela manutenção e integridade visual de todo conteúdo gravado durante a captação, montagem e correção de cor. Nesta experiência, com a utilização de Waveform e Vectorscope , será revisado como funciona o armazenamento e envio de material para pós produção, abordando o que é Log C , gama de cor, luts e entre outros. Com André Tanahashi.
FIlm Studio - 3o andar

11h30 - Uma breve história dos efeitos visuais

giphy-12.gif

Uma jornada sobre como a imaginação foi sendo convertida em imagens através da história, antes e depois do surgimento da Computação Gráfica. E como os efeitos digitais foram sendo incorporados ao mercado brasileiro e a transformação do CGI em umas das ferramentas indispensáveis na indústria. Com Alceu Baptistão, Sócio Diretor e Fundador na Vetor Zero.
Auditório - térreo


12h00 - Workshop de Estabilização de Câmera ou Camera Stabilization

cameras.gif

O workshop demonstrará o uso de diferentes arsenais para a estabilização de movimentos dentro da filmagem, como o Steadicam, Gimbals MoVI e Ronin, além de outras ferramentas possíveis. Serão discutidas questões relativas a estética e linguagem do uso desses equipamentos, além das questões de produção que deverão ser levadas em conta na escolha de seu equipamento. Promovido pela Bucareste Ateliê de Cinema, com apoio da Disk Films.
Art Studio 2 - 3o andar


12h30 - Cenografia Teatral com André Cortez

Chicago.gif

Os participantes poderão vivenciar o processo de criação de um cenário teatral a partir da leitura de um conto. Com o premiado cenógrafo André Cortez.
Art Studio - 3o andar


12h30 - Os princiais desafios e aprendizados na produção de Audiovisual

feijão.gif

Os principais desafios e aprendizados na produção de filmes, os caminhos para viabilizar projetos audiovisuais de impacto e como torná-los produtos atrativos e viáveis ao mercado. Com Denis Feijão da Elixir Entretenimento.
Sala 0.1 - térreo


12h30- Debate: Educação como ferramenta de profissionalização para o futuro do audiovisual

never ending story.gif

O mercado tem precisado cada vez mais de profissionais com qualificação mas a distancia entre o ensino formal e a prática ainda é grande. Neste painel vamos discutir o papel da educação como instrumento fundamental para alcançar os futuros desejáveis no meio audiovisual, seus desafios e o papel da formação como impulso para a profissionalização do setor. Mediação: Cristian Cunha, coordenador do curso de Computação Gráfica na EBAC, com Chico Neto da DOT Cine, Gustavo Mello da Boutique Filmes, Cintia Miura da Vetor Zero e Rita Moraes, produtora em Losbragas.
Auditório - térreo 


12h30 - Mari experience

giphy (1).gif

A ferramenta Mari é utilizada pelas principais empresas de efeitos visuais do mundo.Nessa experiência o participante utilizará o Mari para a pintura e texturização de modelos 3D com o mesmo desempenho e agilidade dos softwares de manipulação de imagem mais conhecidos. Com Eduardo Hassan, aluno EBAC.
Laboratório 4.1 – 4º andar


12h30 e 16h30 - Katana Experience

giphy-13copy.gif

Katana, criado pela Foundry, é um software padrão para a iluminação e desenvolvimento visual, utilizado nas maiores produtoras em todo o mundo. Quer aprender mais sobre essa ferramenta de renderização? Faça parte dessa experiência. Com Saif-Eddine Bouaouina, supervisor técnico de VFX e aluno na EBAC.
Laboratório 4.4 – 4º andar


12h30 - 2D Animation Experience

giphy-12copy.gif

Com a animação 2D ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, a EBAC oferece esta oportunidade para você aprofundar seus conhecimentos na área. Durante o encontro será usado um dos softwares mais utilizados nesta indústria, o Toonboom. Com Marcus Vasconcelos do Studio Teramin e professor EBAC.
Laboratório 4.3 – 4ºandar


14h30 - Espaço de Network - Industry Pitching

networking 2.gif

Importantes produtoras como Vetor Zero, Café Royal, LosBragas, DotCine e Pródigo Filmes estarão presentes para falar sobre oportunidades de carreira dentro do segmento de Audiovisual. Serão abordadas questões importantes para que os profissionais se prepararem para o mercado de trabalho formal, e o que levam em consideração, na visão de cada produtora, quando avaliam os portfolios para contratação, seja de temporários ou empregos fixos. Professores da EBAC também participam com sessões de análise de portfolio, mentoria e aconselhamento aos visitantes.Presenças confirmadas: Prodigo Filmes, DotCine, Vetor Zero e Elixir Entretenimento.
Biblioteca - térreo


14h30 - A importância da especialização e novos caminhos profissionais no audiovisual

Camera.gif

Nesta palestra vamos abordar as necessidades dos set's de filmes e séries atuais, as demandas do mercado e as formas para que os novos componentes de equipes se aproximem e se tornem aptos para exercer suas funções dentro das equipes dos set's contemporâneos. Com Rafael Nobre, da Bucareste Ateliê de Cinema.
Sala 0.1 - térreo


14h30 - Diversidade: Em qual audiovisual estamos falando?

diversity.gif

Painel para trazer ao debate como negros, LGBTQs e mulheres estão conquistando o espaço e contando suas narrativas. A discussão sobre um audiovisual mais plural e os caminhos para encontrar cada vez mais espaço no mercado. Com Malu Andrade, diretora de desenvolvimento e políticas audiovisuais da Spcine e Barbara Trugillo, coordenadora de formação da Spcine e presença coletivo Gleba do Pêssego.
Auditório - térreo


15h00 - Workshop VFX e Compositing

workshop-chromakey.gif

O compositing refere-se a uma série de técnicas de manipulação e combinação de material audiovisual oriundo de diversas fontes, criando a ilusão de que todas as imagens pertencem a uma mesma cena. Neste workshop Cristian Cunha apresenta a ferramenta e sua importância no meio cinematográfico. Vamos simular um set de filmagem, as profissões envolvidas e soltar a criatividade para explorar as possibilidades do chroma key em cena. Com Cristian Cunha, diretor audiovisual e coordenador de Computação Gráfica na EBAC. 
Film Studio - 3º andar


14h30 - Houdini experience

giphy.gif

Houdini é um software de animação 3D e efeitos visuais projetado para artistas trabalharem em filmes, TV, videogames e realidade virtual. A ferramenta foi desenvolvida pela SideFX, com sede em Toronto. A EBAC conta com professores especializados neste software, cada vez mais requisitado globalmente. Neste workshop, os participantes irão conhecer um conjunto de ferramentas presentes no software e recebem conselhos sobre questões artísticas e técnicas. Com Edd Souza, professor EBAC.
Laboratório 4.4 – 4º andar


15h30 - Tendências de tecnologia no mercado de Audiovisual

SPONGE BOB.gif

Com Marcelo Trotta (Tintin), presidente da ABC e coordenador do curso de Cinematografia da EBAC e Ariel Wollinger, supervisor de pós produção da O2 e coordenador do curso de Digital Imaging Pipeline.
Auditório - térreo


15h30 - Motion Design Experience

MOTION GRAPHICS.gif

Com Fabio Acorsi, professor EBAC.
Sala 4.3 - 4º Andar


16h00 - Workshop - Olhar Cinematográfico

hermini.gif

Com Felipe Hermini, diretor de fotografia.
Sala 4.2 - 4º Andar


16h30 - A importância da representatividade de gênero no desenvolvimento de projetos audiovisuais. Desafios e oportunidades

mulher.gif

Você sabia que no Brasil 70% das decisões de compra de todas as marcas são feitas por mulheres; 40% das mulheres não se identificam com as campanhas publicitarias que estão no ar; 30% acham que os anúncios retratam as mulheres como são vistas pelos homens e que apenas 7% das nossas campanhas publicitárias dos últimos anos foram dirigidas por mulheres? O painel tem como objetivo apresentar o movimento “Free The Bid” de inserção de mulheres como diretoras de filmes publicitários. Com a diretora de cena Mariana Youssef, líder do movimento Free The Bid e profissional com passagem por agencias como Ogilvy, F/Nazca e Lew’Lara\TBWA, com campanhas para J&J, Rolling Stones, Fiat, Nissan, Sky, Natura e Samsung em seu portfólio; Jessica Queirós, diretora de campanhas para Avon, Bradesco e Volkswagen, videoclipes e premiados curtas-metragens; e Bel&Ju, dupla de diretoras da Paranoidbr que assinam projetos para Always, Lux, Natura e Hering, em parceria com agências como AQKA, BETC, J. Walter Thompson, Africa, Leo Burnett, Tribal e W+K.
Auditório - térreo


16h30 - Comic Art experience

giphy 2.gif

Dois artistas renomados de quadrinhos do Brasil; Rafael Coutinho e Davi Calil, farão uma sessão conjunta sobre arte e design, abordando o processo criativo desde a concepção da arte até a sua finalização. Venha se juntar a eles nessa imersão em Comic Arts.Com Rafael Coutinho e Davi Calil, artistas ilustradores e professores EBAC.
Art Studio – 3º andar


16h30 - De onde vêm as histórias? Roteiro e ancestralidade

caco-roteiro.gif

Em um mercado em que se fala constantemente sobre a falta de roteiristas no Brasil, convidamos os presentes para uma reflexão sobre a origem das narrativas na psique. Afinal, somos todos contadores de história. Com Julio Santi, diretor, roteirista e sócio na Pepita Filmes.
Sala 0.1 – térreo


17h30 - Encerramento e sorteio de bolsas escolares

OSCAR CLAPS.gif


Auditório – térreo


Apoio:
apoio-audiovisual.jpg

***

Serviço:
Fix it in Post - 1º Festival de Audiovisual e Computação Gráfica da EBAC
Data: 10 de agosto de 2019
Horário: a partir das 10h
Entrada: gratuita mediante inscrição abaixo.

Vagas limitadas, sujeito à lotação do espaço.

Siga também as nossas redes sociais para ficar por dentro das últimas novidades: 
Instagram: @e.b.a.c
Facebook: @escolabritanicadeartescriativas

inscrição encerrada