BA (Hons) 3D Games Art & Design
BA (Hons) 3D Games Art & Design

BA (Hons) 3D Games Art & Design

Aprenda animação de games com os mais altos níveis de habilidades para ser bem-sucedido no mercado

Início das aulas em Agosto de 2020

Curso Preparatório: turmas em Março de 2020

A graduação em BA (Hons) 3D Games Art & Design explora a criação de conteúdo e design para games 3D. Isto envolve a modelagem de personagens utilizando softwares de última geração, além da elaboração de cenários e elementos dos jogos, criação dos níveis e fases.

As tradicionais habilidades de arte são trazidas para o ambiente digital afim de criar não apenas cenários interativos mas também uma experiência de jogabilidade envolvente. Os alunos podem trabalhar na indústria de games, entre estúdios e startups, além da possibilidade de atuação independente, como concept artist, criador de personagens, modelador, diretor de arte e iluminação, game designer, entre outros.


Duração

Conforme calendário
acadêmico.

Integral - 3 a 4 anos
Níveis de formação

Сonforme Sistema
Educacional Britânico.

ANO ZERO - Level 3 e 4
ANO 1 - Level 4
ANO 2 - Level 5
ANO 3 - Level 6
Investimento

Consulte outras formas de pagamento
e financiamento com o Departamento de Admissões da EBAC.

Mensalidade R$ 3.900
Idioma Inglês

O QUE FAZ O CURSO ÚNICO?

Melhores Professores

Coordenado pelo britânico Kevin Fenemore, que foi professor de Animação e Efeitos Visuais da University of Bradford e fundou a produtora Abstract Normality Media, o curso conta também com profissionais pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, importantes em sua área de atuação, muitos graduados em escolas internacionais de ponta em arte, design, computação gráfica e audiovisual. Os professores talentosos desenvolvem ativamente sua atividade profissional e são representantes atuantes em áreas importantes da indústria.

Diploma internacional

A EBAC oferece a oportunidade única de estudar no Brasil e receber o diploma de bacharelado britânico, emitido pela University of Hertfordshire, válido no Reino Unido, União Européia e Estados Unidos. O curso oferecido aqui no Brasil é idêntico ao do Reino Unido.

Mercado de Games em ascensão

O mercado de games está em plena expansão no Brasil e no mundo. Uma das explicações para esse fenômeno é a chegada de novas tecnologias. No Brasil, por exemplo, há mais de um smartphone ativo por habitante, de acordo com a 29ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (GVcia) FGV EAESP, em 2018. Com a indústria aquecida, desenvolvedores e jogadores ganham espaço e surgem novas oportunidades para um mercado que movimenta US$ 1,3 bilhão* e que obteve um crescimento de 73% em oportunidades de emprego entre 2015 e 2018, segundo levantamento da plataforma Indeed.
*Fonte: dados divulgados pela Newzoo, 2018

Projetos Reais

Colaborações e parcerias com marcas e instituições compõem uma parte importante do curso. Estão entre nossos parceiros a Adobe, Google, Facebook, Dentsu Aegis, Dell, Autodesk, entre outros, que colaboram no desenvolvimento de programas educacionais baseados nas demandas do mercado e proporcionam aos alunos recursos necessários para a máxima eficácia na formação e prática.

Hardware e Software

Todos os computadores de última geração da Apple e Dell nos nossos laboratórios de computador têm acesso ao Adobe Creative Cloud, que dá aos alunos a oportunidade de aprender e usar aplicativos padrão na indústria, como InDesign, Illustrator, Photoshop, AfterEffects, Maya, Unity e Unreal. Técnicos especializados, incluindo instrutores certificados Adobe, estão à disposição dos alunos para tirar o máximo proveito dos softwares.

Sem vestibular

O processo de admissão na Graduação da EBAC segue os moldes britânicos, ou seja, é totalmente diferente do vestibular. O candidato fará uma entrevista de 20 minutos com o coordenador do curso desejado, onde deverá responder perguntas referentes a seu histórico escolar e experiência profissional (se houver), justificando sua decisão de iniciar o curso. Também deverá apresentar seu portfólio e o certificado de inglês (ou realizar um teste de inglês IELTS após a entrevista).

Melhores Professores

Coordenado pelo britânico Kevin Fenemore, que foi professor de Animação e Efeitos Visuais da University of Bradford e fundou a produtora Abstract Normality Media, o curso conta também com profissionais pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, importantes em sua área de atuação, muitos graduados em escolas internacionais de ponta em arte, design, computação gráfica e audiovisual. Os professores talentosos desenvolvem ativamente sua atividade profissional e são representantes atuantes em áreas importantes da indústria.

Diploma internacional

A EBAC oferece a oportunidade única de estudar no Brasil e receber o diploma de bacharelado britânico, emitido pela University of Hertfordshire, válido no Reino Unido, União Européia e Estados Unidos. O curso oferecido aqui no Brasil é idêntico ao do Reino Unido.

Mercado de Games em ascensão

O mercado de games está em plena expansão no Brasil e no mundo. Uma das explicações para esse fenômeno é a chegada de novas tecnologias. No Brasil, por exemplo, há mais de um smartphone ativo por habitante, de acordo com a 29ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (GVcia) FGV EAESP, em 2018. Com a indústria aquecida, desenvolvedores e jogadores ganham espaço e surgem novas oportunidades para um mercado que movimenta US$ 1,3 bilhão* e que obteve um crescimento de 73% em oportunidades de emprego entre 2015 e 2018, segundo levantamento da plataforma Indeed.
*Fonte: dados divulgados pela Newzoo, 2018

Projetos Reais

Colaborações e parcerias com marcas e instituições compõem uma parte importante do curso. Estão entre nossos parceiros a Adobe, Google, Facebook, Dentsu Aegis, Dell, Autodesk, entre outros, que colaboram no desenvolvimento de programas educacionais baseados nas demandas do mercado e proporcionam aos alunos recursos necessários para a máxima eficácia na formação e prática.

Hardware e Software

Todos os computadores de última geração da Apple e Dell nos nossos laboratórios de computador têm acesso ao Adobe Creative Cloud, que dá aos alunos a oportunidade de aprender e usar aplicativos padrão na indústria, como InDesign, Illustrator, Photoshop, AfterEffects, Maya, Unity e Unreal. Técnicos especializados, incluindo instrutores certificados Adobe, estão à disposição dos alunos para tirar o máximo proveito dos softwares.

Sem vestibular

O processo de admissão na Graduação da EBAC segue os moldes britânicos, ou seja, é totalmente diferente do vestibular. O candidato fará uma entrevista de 20 minutos com o coordenador do curso desejado, onde deverá responder perguntas referentes a seu histórico escolar e experiência profissional (se houver), justificando sua decisão de iniciar o curso. Também deverá apresentar seu portfólio e o certificado de inglês (ou realizar um teste de inglês IELTS após a entrevista).

Mais detalhes


Conhecimento e entendimento em:
- Principais práticas visuais criativas e estética artística
- Princípios fundamentais e conceitos de Digital Animation
- Habilidades especializadas e práticas de produção em: 3D Computer Animation and Modelling, 2D Animation and Character for Digital Media, Games art and Design e Visual Effects for Film and TV.
- Contextos culturais e éticos do Digital Animation: seus públicos e mercados

Habilidades intelectuais:
- Exercício de processos de observação e visualização, pensamento convergente e divergente.
- Utilização de curiosidade crítica e sintetização de fontes para pesquisas e consultas.
- Análise de problemas complexos para formulação de respostas e soluções.
- Trabalhar de forma criativa e imaginativa, gerando resultados autênticos e divertidos.

Habilidades Práticas:
- Produção de trabalhos ambiciosos demonstrando domínio de softwares e métodos de disseminação apropriados.
- Gerenciamento de prazos, deadlines e de recursos de forma eficaz, aproveitando as habilidades de planejamento e organização.
- Sustentar o desenvolvimento de ideias até alcançar o resultado esperado, envolvendo o público e respeitando os padrões de transmissão e de normas digitais.
- Trabalhar de forma produtiva em equipe, mostrando habilidades para influenciar, contribuir e liderar de forma eficaz.
- Apresentar e argumentar suas ideias para um público de especialistas e de leigos

Habilidades Sociemocionais:
- Exercitar a autoavaliação crítica, paixão e motivação.
- Comunicar-se de forma eficaz e empática, articulando, ouvindo, negociando e persuadindo.
- Trabalhar de forma independente, desenvolvendo habilidades e apetite para aprender.
- Flexibilidade às mudanças e negociações, refletindo de forma construtiva aos feedbacks críticos.
- Mostrar autoconfiança empreendedora, assumir riscos e tomar decisões complexas em circunstâncias imprevisíveis.
- Animação digital
- Games
- Efeitos especiais
- Concept artist
- Criadores de personagens
- Modeladores
- Game designers
Segundas, Terças, Quartas e Sextas-feiras das 9h às 17h.
Studio Practice: Quintas-feiras das 9h às 17h.

ESTRUTURA DO CURSO

YEAR ZERO: COMPUTER GRAPHICS AND FILM PRODUCTION

O Year Zero em Computer Graphics and Film Production é parte do British Higher Education oferecido pela EBAC, um programa fundamental na formação de todo criativo que deseja ingressar no mercado de audiovisual ou computação gráfica. Ao exercitar a pesquisa, exploração, geração de ideias, resolução de problemas, pensamento crítico e o desenvolvimento de projetos criativos nas áreas de Animação 2D, 3D, Cinema e TV, VFX e Games, o estudante ganha clareza na escolha do seu futuro estudo nas áreas das disciplinas criativas. Ao final desse ano ele estará seguro para tomar a importante decisão sobre a carreira que irá seguir. Neste momento o aluno escolhe uma das opções que a EBAC oferece para continuar seus estudos e finalizar a sua graduação. A EBAC também oferece aulas de inglês como parte da formação do aluno.

Saiba mais sobre o Year Zero: Computer Graphics and Film Production.

Ano 1 

Os módulos do Ano 1 - Level 4 são comuns para os cursos de 2D Animation and Character for Digital Media, 3D Computer Animation and Modelling, 3D Games Art & Design e Visual Effects for Film and Television.

Nesse ano os alunos são apresentados ao campo de animação digital, seus conceitos amplos, contexto e habilidades. Os módulos foram desenhados para que os alunos possam desenvolver conhecimento e habilidades básicas para ingressar no Ano 2 - Level 5.

Os alunos aprendem na prática usando software profissional, orientado por projetos curtos durante o ano.

Os alunos podem decidir mudar de curso no final do Ano 1 - Level 4, sempre orientados pelos coordenadores e professores. Explorando as possibilidades dos 4 cursos a seguir (2D Animation and Character for Digital Media, 3D Computer Animation and Modelling, 3D Games Art & Design e Visual Effects for Film and Television), tomam uma decisão mais segura e informada, pois tem clareza das exigências do mercado global.

Principais módulos:
- Pensando Animação: histórias, teorias, contexto
- Prática e Técnicas de computação gráfica
- Digital Art
- Criatividade, conceito, estória
- Imagem em movimento

Ano 2 

No Ano 2 - Level 5, existem 60 créditos específicos e 60 créditos em comum.

O Semestre A permite ao aluno se especializar no campo que escolheu, através de projetos curtos, e aprofundar seu conhecimento na área.

O Semestre B envolve em estilo de aprendizado mais criativo e independente. Os projetos de trabalho permitem iniciar o processo criativo de design até a finalização de uma animação, game ou cena de efeitos especiais. Os alunos podem escolher trabalhar em grupo para um projeto, participar em um 'live" project ou fazer um estágio. Isso expõe os alunos a padrões profissionais e ampliam seu entendimento das exigências dos clientes.

Principais módulos:
- Moving Visions: perspectivas de animação digital
- Projeto Criativo
- Especialização avançada para games
- Games Design
- Interatividade e prática profissional para games

Opcional:
- Experiência Profissional

Ano 3 

Durante o Ano 3 - Level 6, os alunos devem desenvolver um trabalho independente de pesquisa na área específica que escolheu. Esse trabalho pode incluir um briefing pré-acordado, desafiador, desenvolvido especialmente para ele ou um "live" project ou um projeto de um parceiro acadêmico.

O programa exige que o aluno exercite iniciativa, responsabilidade pessoal e ambição, e tome decisões em contextos complexos e imprevisíveis. Planejamento do tempo, do projeto e envolvimento com a estética e conteúdo emocional / narrativo são avaliados.

Os alunos apresentam o projeto de graduação para professores e coordenadores e, em alguns casos, para profissionais do mercado convidados. Muitos dos trabalhos dos alunos da Universidade de Hertfordshire em Londres, ganharam prêmios na Grã-Bretanha e outros países.

Principais módulos:
- Preparação para o mercado de trabalho
- Projeto de Graduação
- Pré-produção para games
- Estudos críticos e culturais: L6 Pesquisa / Relatório / Ensaio
Kevin Fenemore Coordenador do curso, professor, cineasta e artista VFX
Fabiano Broki Designer Sênior em Motion na Vetor Zero
Gidalti Moura Quadrinista, pintor e professor
Rafael Coutinho Ilustrador, coordenador e produtor do projeto BAIACU
Raphael Vinicius Seixas Silva Artista 3D e animador 3D na TFG Go
Renata Pedrosa Artista plástica e doutora em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da USP
William Queen Lead Unity3d Developer

TRABALHOS DOS ALUNOS*

* Do curso idêntico vigente nas instituições parceiras da EBAC em Moscou (Scream School e British Higher School of Art & Design) e no Reino Unido (University of Hertfordshire)
* Do curso idêntico vigente nas instituições parceiras da EBAC em Moscou (Scream School e British Higher School of Art & Design) e no Reino Unido (University of Hertfordshire)

Início das aulas em Agosto de 2020

Os candidatos que foram admitidos (ver processo de admissão a seguir) podem se matricular, apresentando os documentos abaixo:

- Cópia do RG e CPF (ou Passaporte / RNE para alunos internacionais)
- Cópia do Histórico Escolar do Ensino Médio com número de GDAE ou equivalente
- Cópia do Comprovante de Residência (com CEP)
- 1 Foto 3x4 (ou arquivo digital no formato JPG, proporcional 3x4)
- Assinatura do contrato de prestação de serviços educacionais da EBAC
- Certificado de Proficiência na Língua Inglesa oficial válido*

*Certificados oficiais válidos: IELTS Academic: 6.0 ou superior (com nenhuma nota menor que 5.5 em qualquer categoria), CAE - Cambridge English Advanced: 180 ou superior, PTE - Pearson Test of English: 51 ou superior (com nenhuma nota menor que 42 em qualquer categoria) e TOEFL iBT: 72 ou superior.

Duração do curso

3 a 4 anos

Investimento

Mensalidade R$ 3.900
Aos candidatos que desejam ingressar nos nossos cursos, não é necessário prestar vestibular. A admissão para a Graduação – Bacharelado Britânico é feita por meio de análise de portfólio/showreel e entrevista presencial em inglês.

- Preencha o formulário de inscrição online e aguarde o contato de um representante da EBAC para agendar a sua entrevista.
- Compareça à entrevista de admissão no dia e hora marcados e traga seu showreel. Caso tenham trabalhos analógicos, eles também serão avaliados.

No dia da entrevista, serão avaliados a motivação, histórico escolar, experiência profissional (se houver), habilidades pessoais e potencial de desenvolvimento. O aluno deverá obrigatoriamente apresentar seu portfólio/showreel e estar apto a responder questões sobre o seu envolvimento com as áreas de interesse e com os projetos que está apresentando.

Caso já possua experiência prévia na área, será também avaliada a possibilidade de ingressar diretamente no Ano 1 da graduação, sem a necessidade de cursar o Ano Zero. Neste caso, será obrigatório apresentar um certificado de proficiência da língua inglesa: IELTS Academic 6.0 ou superior (com nenhuma nota menor que 5,5 em qualquer categoria), e uma declaração pessoal em inglês.

Para os alunos de escolas internacionais que concluíram o curso com nota superior a 28 pontos no programa IB, também será avaliada a possibilidade de se candidatar diretamente no Ano 1 sem a necessidade de cursar o Ano Zero.

Como devo apresentar meus trabalhos:
 Os seus trabalhos são uma vitrine que demonstram sua criatividade, personalidade, habilidades e comprometimento, acentuando sua experiência, potencial e aptidão.
- Para apresentação do seu showreel, ele deve conter pelo menos cinco dos seus melhores projetos, como animações, ambientações de games ou construção de personagens.
- Já a apresentação do seu portfólio de trabalhos analógicos deve conter até dois sketchbooks.
- Caso você tenha trabalhos em fotografia, desenho ou esculturas, você pode montar um portfólio com até dez páginas com seus melhores trabalhos.
- Grandes peças como objetos em 3D podem ser fotografadas e apresentadas em seu portfólio. Garanta que as fotografias tenham qualidade e mostrem bem o seu trabalho.

Para saber mais sobre portfólio assista ao video que explica detalhadamente o que você precisa – e a melhor maneira – de apresentá-lo.

Ainda não tem um portfólio ou showreel? A EBAC te ensina a fazer.
Conheça o curso Preparatório para Graduação: Computação Gráfica

notícias do curso

4 apostas para o mercado de games em 2019

Se tem um mercado que não tem motivos para reclamar nos últimos anos, no Brasil, esse mercado é o de games. Prova disso são os dados do 2º Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais, divulgados em 2018 pelo Ministério da Cultura. Confira na matéria quatro apostas para esse mercado em 2019, segundo Gillles Pedroza Leite, professor do BA (Hons) 3D Games Art and Design.
Tire suas dúvidas NEWSLETTER