PT
Animação 2D
Animação 2D

Animação 2D

Do analógico ao digital: domine todas as etapas da produção de um filme de animação

PRÓXIMAS TURMAS EM BREVE

O objetivo do curso é preparar o aluno para trabalhar nas diversas fases que envolvem a realização de filmes animados, em estúdio ou em projetos pessoais, focando na criação e animação de personagens e na produção de filmes. O programa de especialização em Animação 2D é destinado a ilustradores, designers, artistas, diretores de arte, profissionais do audiovisual e demais interessados que desejam aprender ou aprimorar suas habilidades de animação.

Por meio de aulas teóricas e práticas o aluno vai exercitar os princípios do desenho de animação, inicialmente de forma analógica, adquirindo conhecimento de base para então aplicá-lo na animação digital. Etapas de pré-produção, produção e pós-produção serão trabalhadas ao longo de todo o curso. O aluno adquire tanto conceitos criativos como conhecimentos técnicos de sotwares. A ferramenta Animate CC, utilizada nos mais importantes estúdios como Cartoon Network, Nickelodeon e Birdo, é explorada até o nível avançado. Outros softwares como Maya, After Effects CC e Audition CC também são abordados como ferramentas auxiliares para animações digitais. Ao final do programa, o aluno terá construído um portfólio com os trabalhos desenvolvidos, além de finalizar um curta-metragem de 1 a 2 minutos.

As telas de celulares, TVs, tablets e computadores passaram a fazer cada vez mais parte do dia a dia de todos. Consequentemente, as oportunidades para profissionais que trabalham com Animação vêm crescendo, fruto de uma demanda grande de produção de conteúdo para essas mídias. Agencias de publicidade, canais de TV que produzem seriados e animações, Netflix e demais serviços de streaming buscam profissionais capazes de produzir animações para mídias variadas. Ao cursar o programa da EBAC, desenvolvido com foco em atender as necessidades do mercado, o aluno estará apto a aproveitar estas oportunidades, trabalhando em estúdios, agencias, TV ou de forma autônoma, em seus próprios projetos autorais.

Veja como criamos os cursos de especialização da EBAC.
Duração

Conforme calendário
acadêmico.

1 ano
Níveis de formação Especialização
Investimento 12 parcelas de R$ 1.540
Idioma Português

O QUE FAZ O CURSO ÚNICO?

Do analógico ao digital

Esse curso é dedicado aos interessados em aprimorar todas as possibilidades artísticas de filmes animados, utilizando recursos analógicos e digitais. O aluno irá exercitar inicialmente os princípios da animação de forma analógica, adquirindo conhecimento de base para então aplicá-lo na animação digital e narrativas para produção de filmes, games e aplicativos. O domínio de ambos os contextos é o que possibilita plena liberdade artística aos animadores profissionais.

Aprender na prática

Por meio de parcerias com estúdios renomados, briefings reais de mercado e análise de trabalhos, o aluno tem contato direto com os desafios da indústria da animação e aprende na prática, seguindo processos e pipelines reais do dia a dia das produtoras. Essa metodologia contribui para o desenvolvimento rápido e pleno do profissional, com foco prático na sua ascensão no mercado de trabalho.

Os melhores professores

O curso é coordenado por Paulo Pina, game artist 2D, 3D e VR na Tapps Games. Com mais de 20 anos de experiência, Pina trabalhou em advergames, webgames, social games, mobile games e VR, com participação em diversos trabalhos, como Chamequinho (WabaMedia), Tang, Banco Central e CNA (AmpyGames), além de atuar como diretor e concept artist da Turma do Chico Bento, entre outros projetos. Pina possui graduação em Jogos Digitais, Computer Games e Programming Skills e é pós-graduado em animação pelo Senac. Junto com ele, um time de professores reúne grandes talentos da animação no Brasil. Eles levam suas experiências do dia a dia da profissão para dentro da sala de aula, oferecendo uma oportunidade única aos alunos de experimentar na prática a dinâmica do mercado e ampliar seu network.

Do analógico ao digital

Esse curso é dedicado aos interessados em aprimorar todas as possibilidades artísticas de filmes animados, utilizando recursos analógicos e digitais. O aluno irá exercitar inicialmente os princípios da animação de forma analógica, adquirindo conhecimento de base para então aplicá-lo na animação digital e narrativas para produção de filmes, games e aplicativos. O domínio de ambos os contextos é o que possibilita plena liberdade artística aos animadores profissionais.

Aprender na prática

Por meio de parcerias com estúdios renomados, briefings reais de mercado e análise de trabalhos, o aluno tem contato direto com os desafios da indústria da animação e aprende na prática, seguindo processos e pipelines reais do dia a dia das produtoras. Essa metodologia contribui para o desenvolvimento rápido e pleno do profissional, com foco prático na sua ascensão no mercado de trabalho.

Os melhores professores

O curso é coordenado por Paulo Pina, game artist 2D, 3D e VR na Tapps Games. Com mais de 20 anos de experiência, Pina trabalhou em advergames, webgames, social games, mobile games e VR, com participação em diversos trabalhos, como Chamequinho (WabaMedia), Tang, Banco Central e CNA (AmpyGames), além de atuar como diretor e concept artist da Turma do Chico Bento, entre outros projetos. Pina possui graduação em Jogos Digitais, Computer Games e Programming Skills e é pós-graduado em animação pelo Senac. Junto com ele, um time de professores reúne grandes talentos da animação no Brasil. Eles levam suas experiências do dia a dia da profissão para dentro da sala de aula, oferecendo uma oportunidade única aos alunos de experimentar na prática a dinâmica do mercado e ampliar seu network.

Mais detalhes


- Domínio das técnicas de desenho relacionadas a animação
- Executar e aplicar os princípios de animação em projetos, analógicos ou digitais
- Conhecimento de ferramentas de animação tradicionais e softwares como Photoshop, Animate CC, Audition, After Effects e Maya
- Habilidades para criação de personagem, cenários, storyboard, animatic e produção de animação
- Noções de direção de arte e color script
- Um portfolio pessoal de trabalhos desenvolvidos ao longo do curso
- Um curta de animação com duração de 1 a 2 minutos
Segundas e sextas, das 19h às 23h e aos sábados, das 09h às 13h

Fundamentos da Animação

Aulas teóricas e práticas irão abordar a história da animação e a evolução do mercado, além dos princípios da animação como: Squash and Stretch, Antecipação, Encenação, Pose a pose, Sobreposição e Continuidade de ação, Aceleração e Desaceleração, Arcos de movimento, Ação secundária, Timing e Exageros.

Estrutura de personagem

Técnicas estruturais de desenho essenciais para criação de personagens e cenários para animação. Guide e Concept Art de personagens também são abordados nesta disciplina.

Dinâmica de personagem

Nesta disciplina, aulas teóricas e práticas abordam Desenho dinâmico, Movimento, Line action e Staging aplicada a personagens. O aluno trabalha na criação de storyboards exercitando conceitos como perspectiva, câmera e enquadramento evidenciando emoção.

Animação Digital I

Aprendizado avançado da ferramenta Animate CC, que é utilizada nos maiores estúdios como Cartoon Network, Nickelodeon e Birdo.
- Desenho, Finalização, Cor, Luz e Sombra para personagens e cenários
- Keyframes, Between, Onion Skin, Full Animation, Curvas de animação e Cenas
- Criação de Bones e utilização de Frame Picker
- Criação de Personagens para Cut-Out
- Técnicas de animação Cut-Out

Animação Digital II

Aulas teóricas e práticas dos softwares Maya, After Effects CC e Audition CC.
- Maya: Funções e interface, Modelagem Low Poly, Iluminação e Animação, para auxiliar na criação de mockups para projetos 2D.
- After Effects CC: Compositions, Timeline, Effects. Este software será trabalhado em conjunto com Animate e Photoshop para pós-produção e edição do filme de animação.
- Audition CC: Sons, Edição de som, Bibliotecas de efeitos sonoros e trilhas. 

Background Design

Nessa disciplina, aulas teóricas e práticas abordam Cenografia e Narrativa, Fundamentos de perspectiva, Estilização de Props, Utilização de cor, Luz, Texturas e Técnicas de Paralaxe. 

Pré-produção

Aulas teóricas, práticas e acompanhamento do projeto individual. Nesta disciplina o aluno finaliza todo o material necessário para a pré-produção de um curta. Serão abordados Storytelling, Direção de Arte, Técnicas e produção de Storyboard e narrativa, e Produção de Animatic. 

Produção de filmes

A última disciplina aborda os aspectos relacionados à produção e finalização da animação. Os professores apresentam os conceitos abaixo e fazem o acompanhamento do projeto individual do aluno, que seguirá os seguintes passos:
- Produção de modelos, props e Backgrounds do projeto
- Animação de Personagens, câmeras e cenas
- Composição e pós-produção
- Fechamento e exportação de filme
- Criação de material promocional (pôster e logo)
- Exibição do Filme

Baixe o programa completo.
Paulo Pina Game Artist 2D/3D na TAPPS Games e coordenador do curso
Cristian Cesar Cunha Diretor Audiovisual
Diego Sanches Designer, ilustrador, quadrinista e animador em pixel art
Eduardo Ferrara Ilustrador Gráfico e quadrinista
Rafael Gimenes Animador e Diretor de Arte
Ricardo Sasaki Desenhista de storyboard e Roteirista
Sérgio Tomo Game artist na Tapps Games

PRÓXIMAS TURMAS EM BREVE

Os candidatos admitidos no processo seletivo podem se matricular apresentando os documentos:
- Cópia do RG e CPF (ou Passaporte / RNE para alunos internacionais)
- Cópia do Comprovante de Residência (com CEP) - 1 Foto 3x4 (ou arquivo digital no formato JPG, proporcional 3x4)
- Assinatura do contrato de prestação de serviços educacionais da EBAC

INVESTIMENTO

12 parcelas de R$ 1.540
Consulte outras opções de pagamento com o Departamento de Admissões.

DURAÇÃO DO CURSO

1 ano*

*Abertura de turma condicionada ao número mínimo de alunos matriculados. A EBAC reserva-se no direito de realizar alterações sem aviso prévio.
Faça a sua inscrição pelo site preenchendo o formulário online. Um integrante da equipe de admissões entrará em contato para avaliar se suas expectativas estão alinhadas com o curso oferecido. Para a admissão no curso, o aluno deve enviar um portfólio digital de trabalhos próprios, ter bom conhecimento em desenho e vontade de aprimorá-lo. As inscrições serão efetivadas de acordo com a disponibilidade de vagas em cada turma para os candidatos que cumprirem os requisitos de admissão descritos acima.

notícias do curso

Séries e animações brasileiras: o streaming é o caminho?

2018 foi um marco na produção de séries nacionais: o Brasil viu seu número de produções para serviços de streaming aumentar. Se até 2017 a única realização nacional nestes serviços era a série 3%, no ano passado tivemos O Mecanismo, Samanhta!, a animação Super Drags e Vai Anitta exibidas na Netflix. Ainda tivemos a Além da Ilha, Hora do Rock (animação) e Assédio, disponíveis na Globoplay. Confira matéria que aborda o crescente mercado de séries e animações brasileiras.
Tire suas dúvidas NEWSLETTER