PT
Animação 2D
Animação 2D

INÍCIO DAS AULAS EM 12 DE AGOSTO DE 2019

O objetivo do curso é preparar o aluno para trabalhar nas diversas fases que envolvem a produção em estúdio ou em projetos pessoais, focando na criação e animação de personagens e na produção de filmes. Por meio de aulas práticas e teóricas, o aluno vai exercitar os princípios do desenho de animação, inicialmente de forma analógica adquirindo conhecimento para aplicar na animação digital.

Etapas de pré-produção, produção e pós-produção da animação serão executadas ao longo de todo o curso. Ao final do programa, o aluno terá um portfólio com os trabalhos desenvolvidos e um curta-metragem de 1 a 2 minutos.
Duração

Conforme calendário
acadêmico.

10 meses
Níveis de formação Especialização
Investimento 12 parcelas de R$ 1.460
Idioma Português

O QUE FAZ O CURSO ÚNICO?

Do analógico ao digital

Esse curso é dedicado aos interessados em aprimorar todas as possibilidades artísticas, utilizando recursos analógicos e digitais. O programa pretende aliar essas duas frentes da animação, possibilitando plena liberdade artística ao aluno.

Desafios da indústria

Animação e narrativa para produção de filmes, games e aplicativos. Nesse curso o aluno aprende na prática os desafios da indústria, seguindo processos e pipelines reais do dia a dia de estúdios para desenvolvimento completo do profissional.

Do analógico ao digital

Esse curso é dedicado aos interessados em aprimorar todas as possibilidades artísticas, utilizando recursos analógicos e digitais. O programa pretende aliar essas duas frentes da animação, possibilitando plena liberdade artística ao aluno.

Desafios da indústria

Animação e narrativa para produção de filmes, games e aplicativos. Nesse curso o aluno aprende na prática os desafios da indústria, seguindo processos e pipelines reais do dia a dia de estúdios para desenvolvimento completo do profissional.

Mais detalhes

- Domínio das técnicas de desenho relacionadas a animação
- Executar e aplicar os princípios de animação em projetos, analógicos ou digitais
- Conhecimento de ferramentas de animação tradicionais e softwares como, Photoshop, Animate CC, Audition, After Effects e Maya
- Habilidades para criação de personagem, cenários, storyboard, animatic e produção de animação.
- Noções de direção de arte e color script
Segundas e sextas, das 19h às 23h e aos sábados, das 09h às 13h

Fundamentos da Animação

A disciplina abordará a história da animação e a evolução do mercado, além dos princípios da animação, como Squash and Stretch, antecipação, encenação, pose a pose, sobreposição e continuidade de ação, aceleração e desaceleração, arcos de movimento, ação secundária, timing e exageros.

Estrutura de personagem

Técnicas estruturais de desenho essenciais para criação de personagens e cenários para animação. Guide e Concept Art de personagens também são abordados na disciplina.

Dinâmica de personagem

Será abordado na disciplina desenho dinâmico, movimento, line action e staging. Além disso, perspectiva, utilização de câmera e enquadramento preparam o aluno para criação de storyboards.

Animação Digital I

Aprendizado avançado da ferramenta Animate CC
Desenho, finalização, cor, luz e sombra para personagens e cenários
Keyframes, Between, Onion Skin, Full Animation, curvas de animação e cenas
Criação de Bones e utilização de Frame Picker
Criação de Personagens para Cut-Out
Técnicas de animação Cut-Out

Animação Digital II

Maya: Funções e interface, Modelagem Low Poly, Iluminação e Animação para criação de mockups para projetos 2D
After Effects CC: Compositions, Timeline, Effects será trabalhado em conjunto com Animate e Photoshop para pós-produção e edição de filme
Audition CC para sons, edição, bibliotecas de efeitos sonoros e trilhas

Background Design

Nessa disciplina será abordado cenografia e narrativa, fundamentos de perspectiva, estilização de props, utilização de cor, luz, texturas e técnicas de Paralaxe

Pré-produção

Storytelling
Direção de Arte
Técnicas e produção de Storyboard e narrativa
Produção de Animatic

Produção e pós-produção

Produção de modelos, props e backgrounds do projeto
Animação de Personagens, câmeras e cenas
Composição e pós-produção
Fechamento e exportação de filme
Criação de material promocional (pôster e logo)
Exibição de Filme
Paulo Pina Game Artist 2D/3D na TAPPS Games e coordenador do curso

INÍCIO DAS AULAS EM 12 DE AGOSTO DE 2019

Os candidatos admitidos no processo seletivo podem se matricular apresentando os documentos:
- Cópia do RG e CPF (ou Passaporte / RNE para alunos internacionais)
- Cópia do Comprovante de Residência (com CEP) - 1 Foto 3x4 (ou arquivo digital no formato JPG, proporcional 3x4)
- Assinatura do contrato de prestação de serviços educacionais da EBAC

INVESTIMENTO

12 parcelas de R$ 1.460
Consulte outras opções de pagamento com a Secretaria.

DURAÇÃO DO CURSO

10 meses (módulo único)*

*Abertura de turma condicionada ao número mínimo de alunos matriculados. A EBAC reserva-se no direito de realizar alterações sem aviso prévio.
Faça a sua inscrição pelo site preenchendo o formulário online. Um integrante da equipe de admissões entrará em contato para avaliar se suas expectativas estão alinhadas com o curso oferecido. Para a admissão no curso, o aluno deve enviar um portfólio digital de trabalhos próprios, ter bom conhecimento em desenho e vontade de aprimorá-lo. As inscrições serão efetivadas de acordo com a disponibilidade de vagas em cada turma para os candidatos que cumprirem os requisitos de admissão descritos acima.

notícias do curso

Séries e animações brasileiras: o streaming é o caminho?

2018 foi um marco na produção de séries nacionais: o Brasil viu seu número de produções para serviços de streaming aumentar. Se até 2017 a única realização nacional nestes serviços era a série 3%, no ano passado tivemos O Mecanismo, Samanhta!, a animação Super Drags e Vai Anitta exibidas na Netflix. Ainda tivemos a Além da Ilha, Hora do Rock (animação) e Assédio, disponíveis na Globoplay. Confira matéria que aborda o crescente mercado de séries e animações brasileiras.

ANIMA MUNDI CHEGA EM SÃO PAULO E ANUNCIA OS PRIMEIROS VENCEDORES

O maior festival de animação da América Latina começou ontem e vai até dia cinco de agosto, em São Paulo. Alguns professores da EBAC participaram da edição, inclusive com uma peça premiada na categoria melhor filme curta-metragem na sessão portfólio: Everthing in Black & White. O curta teve participação de Fabiano Broki, Fabio Acorsi e Fabiana Fukui. Todos integram o time de profissionais do curso de especialização em Motion Design da EBAC. Confira mais informações.
Tire suas dúvidas NEWSLETTER