PT
Arte e Mídias Digitais
Arte e Mídias Digitais

Arte e Mídias Digitais

Novas linguagens artísticas para um mundo conectado

INÍCIO DAS AULAS EM MARÇO DE 2020

Esse programa tem como objetivo apresentar e introduzir técnicas e conceitos em arte contemporânea voltado às novas mídias, como realidade virtual e video mapping, para que o aluno transite com segurança por estas disciplinas e possa criar projetos artísticos e comerciais. O curso é voltado à arquitetos, artistas plásticos, designers, diretores de arte, publicitários e demais profissionais interessados em aumentar suas possibilidades de atuação ou que queiram se atualizar das novas demandas do mercado.

Por meio de aulas expositivas e práticas, os alunos adquirem base teórica e técnica para desenvolver projetos inovadores. Eles terão oportunidade de frequentar estúdios e produtoras e adquirir experiências práticas, como no caso das aulas concebidas no Lilo.zone, ateliê compartilhado para uso de tecnologia com criatividade. Os alunos terão oportunidade de trabalhar com instalações e experiências imersivas, robótica, inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, entrando em contato com novas linguagens que os permitirão explorar suas possibilidades artísticas.

Veja como criamos os cursos de especialização da EBAC.
Duração

Conforme calendário
acadêmico.

1 semestre
Níveis de formação Especialização
Investimento 6 parcelas de R$ 1.540
Idioma Português

O QUE FAZ O CURSO ÚNICO?

OS MELHORES PROFESSORES

O curso é coordenado por Guilherme Kujawski. Ele atuou por mais de 10 anos como coordenador do ItauLab, laboratório de inovação e novas mídias do Itaú Cultural. Foi curador do mais importante programa de artes eletrônicas do Brasil, o Emoção Art.ficial. Defendeu sua tese de mestrado na Donau-Universität Krems, centro de excelência em new media art, na Áustria. Atualmente finaliza uma tese de doutorado sobre estética ecotécnica na Universidade de São Paulo (USP).
Foto de Divulgação Itaú Cultural. Fotógrafo: Ivson Miranda.

90% PRÁTICO

Um curso voltado 90% à prática, com workshops que estimulam o aluno a aprender colocando a mão na massa em todos os processos. Com exceção da disciplina sobre História da Arte Contemporânea todas as outras unem teoria à prática.

MULTIDISCIPLINARIDADE

Este é um curso que proporciona o desenvolvimento de habilidades em disciplinas distintas, permitindo uma expansão no repertório e unindo conceitos técnicos e criativos para capacitar os alunos a desenvolverem diferentes projetos artísticos aliados às novas mídias. O objetivo é que ao final do programa estejam aptos a seguir nas áreas que mais se identificam, porém, com novas habilidades e possibilidades de atuação.

OS MELHORES PROFESSORES

O curso é coordenado por Guilherme Kujawski. Ele atuou por mais de 10 anos como coordenador do ItauLab, laboratório de inovação e novas mídias do Itaú Cultural. Foi curador do mais importante programa de artes eletrônicas do Brasil, o Emoção Art.ficial. Defendeu sua tese de mestrado na Donau-Universität Krems, centro de excelência em new media art, na Áustria. Atualmente finaliza uma tese de doutorado sobre estética ecotécnica na Universidade de São Paulo (USP).
Foto de Divulgação Itaú Cultural. Fotógrafo: Ivson Miranda.

90% PRÁTICO

Um curso voltado 90% à prática, com workshops que estimulam o aluno a aprender colocando a mão na massa em todos os processos. Com exceção da disciplina sobre História da Arte Contemporânea todas as outras unem teoria à prática.

MULTIDISCIPLINARIDADE

Este é um curso que proporciona o desenvolvimento de habilidades em disciplinas distintas, permitindo uma expansão no repertório e unindo conceitos técnicos e criativos para capacitar os alunos a desenvolverem diferentes projetos artísticos aliados às novas mídias. O objetivo é que ao final do programa estejam aptos a seguir nas áreas que mais se identificam, porém, com novas habilidades e possibilidades de atuação.

Mais detalhes


- Conhecimento em ferramentas técnicas, como edição de vídeo, produção de áudio, video mapping, Arduino, entre outras, para atuar na área digital
- Habilidades práticas intermediárias em técnicas de modelagem 3D
- Conhecimento técnico intermediário para elaborar projetos de experiências imersivas
- Ampliação de repertório para quem pretende inovar
Quartas e sextas-feiras, das 19h às 23h e aos sábados das 09h às 13h

HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA – DISCIPLINA ONLINE

A história da arte contemporânea serve como norte para trabalhar conceitos e teoria da História da Arte desde seu início. Ao final da disciplina, o aluno adquire uma visão crítica histórica do percurso da arte e como ela é apresentada nos dias atuais, além de seus possíveis caminhos.

BLENDER

A disciplina apresenta conceitos básicos de modelagem 3D e instrumentaliza o aluno para que ele possa aplicar em qualquer mídia técnicas de modelagem 3D. Ao final da disciplina, o aluno deve estar apto a aplicar de forma satisfatória os conceitos e ferramentas, solucionando problemas simples.

FOTOGRAFIA DIGITAL

A disciplina apresenta conceitos básicos de luz, composição de fotografia e instrumentaliza o aluno para que ele possa aplicar em seus projetos de diferentes formatos. Ao final da disciplina, o aluno deve saber aplicar de forma básica satisfatória os conceitos e ferramentas.

PRODUÇÃO E EDIÇÃO DE VÍDEO

O objetivo é dar aos alunos os conceitos e ferramentas básicos para produção e edição de vídeo nos tempos atuais. O aluno trabalhará conceitos de vídeo-arte e desconstrução de narrativa. Já nas aulas práticas, eles desenvolverão habilidades que os possibilitarão passar pela experiência da pré-produção, produção e pós-produção de um projeto.

ROBÓTICA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Nessa disciplina, os alunos aprenderão os conceitos e ferramentas técnicas para que sejam capazes de criar pequenos projetos na área por meio de circuitos eletrônicos.

INSTALAÇÃO

Introdução aos conceitos básicos sobre instalação e orientação na construção de suas instalações durante os workshops.

Workshop: Vídeo - Mapping

Workshop: Som

Workshop: VR


Baixe o programa completo.
Guilherme Kujawski Curador, Mestre em MediaArtHistories na Donau-Universität Krems e Coordenador do curso
Alexandre Villares Educador e artista visual, membro da Processing Foundation
Denise Alves-Rodrigues Artista visual, representada pela Sé Galeria e monitora no makerspace da Red Bull Basement
Eduardo Fernandes Especialista em práticas artísticas relacionadas com a performance visual em tempo real
Francisco Ortiz Arquiteto e especialista em modelagem tridimensional e processamento gráfico em tempo real
Giovanna Graziosi Casimiro Artista multimídia e gestoras de projetos em realidade virtual e aumentada na Zona Oy (Finlândia e Brasil)
Lina Lopes Artista e designer em mídias digitais e diretora na LILO.THINK
Lucas Bambozzi Curador independente, com trabalhos já exibidos em mais de 40 países
Romy Pocztaruk Artista visual, presente em coleções na Pinacoteca de São Paulo e Museu de Arte do Rio

INÍCIO DAS AULAS EM MARÇO DE 2020

Os candidatos admitidos no processo seletivo podem se matricular apresentando os documentos:
- Cópia do RG e CPF (ou Passaporte / RNE para alunos internacionais)
- Cópia do Comprovante de Residência (com CEP) - 1 Foto 3x4 (ou arquivo digital no formato JPG, proporcional 3x4)
- Assinatura do contrato de prestação de serviços educacionais da EBAC

INVESTIMENTO

6 parcelas de R$ 1.540
Consulte outras opções de pagamento com o Departamento de Admissões.

DURAÇÃO DO CURSO

1 semestre acadêmico*

*Abertura de turma condicionada ao número mínimo de alunos matriculados. A EBAC reserva-se no direito de realizar alterações sem aviso prévio.
Faça a sua inscrição pelo site preenchendo o formulário online. Um integrante da equipe de admissões entrará em contato para avaliar se suas expectativas estão alinhadas com o curso oferecido. Após essa conversa, você deve enviar uma carta de intenção de uma lauda, explicando os motivos pelos quais acredita que o curso poderá ajudá-lo na carreira e quais objetivos pretende atingir.

notícias do curso

Arte e Mídias digitais: A tecnologia a favor da arte

A especialização inédita de Arte e Mídias Digitais da EBAC mescla disciplinas de história da arte, modelagem 3D, fotografia digital, produção e edição de vídeo, robótica e inteligência artificial e conceitos básicos para montar uma instalação.

Enfim, GoT

Nosso professor do curso de especialização em Edição de Filmes, Gustavo Ribeiro, foi um dos entrevistados para a matéria do IG sobre Game Of Thrones. A publicação destaca o futuro de GoT em tempos de Streaming. Após o fim da exibição da última temporada, que acontece nesse domingo, 14, às 22h, como ficam os hábitos de quem já está se acostumando a consumir conteúdo on demand? Para os que não querem perder o papo de segunda-feira e não assinam HBO, não se preocupem, há chances. Confira.

Arquitetura e design de interiores transformam sua relação com os espaços

A arquitetura e o design de interior estão presentes em nossas vidas desde o local em que vivemos até como nos relacionamos com as paisagens e espaços urbanos que estamos inseridos. Os cursos de arquitetura e design de interior da EBAC capacitam profissionais para atuar onde e como quiserem, desenvolvendo as principais habilidades de cada um. Confira mais informações sobre nossos programas.
Tire suas dúvidas NEWSLETTER