PT
Arte e Mídias Digitais
Arte e Mídias Digitais

Arte e Mídias Digitais

Novas linguagens artísticas para um mundo conectado

INÍCIO DAS AULAS EM MARÇO DE 2020

Esse programa tem como objetivo apresentar e introduzir técnicas e conceitos em arte contemporânea voltado às novas mídias, como realidade virtual e video mapping, para que o aluno transite com segurança por estas disciplinas e possa criar projetos artísticos e comerciais. O curso é voltado à arquitetos, artistas plásticos, designers, diretores de arte, publicitários e demais profissionais interessados em aumentar suas possibilidades de atuação ou que queiram se atualizar das novas demandas do mercado.

Por meio de aulas expositivas e práticas, os alunos adquirem base teórica e técnica para desenvolver projetos inovadores. Eles terão oportunidade de frequentar estúdios e produtoras e adquirir experiências práticas, como no caso das aulas concebidas no Lilo.zone, ateliê compartilhado para uso de tecnologia com criatividade. Os alunos terão oportunidade de trabalhar com instalações e experiências imersivas, robótica, inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, entrando em contato com novas linguagens que os permitirão explorar suas possibilidades artísticas.

Veja como criamos os cursos de especialização da EBAC.
Duração

Conforme calendário
acadêmico.

1 semestre
Níveis de formação Especialização
Investimento 6 parcelas de R$ 1.540
Idioma Português

O QUE FAZ O CURSO ÚNICO?

OS MELHORES PROFESSORES

O curso é coordenado por Guilherme Kujawski. Ele atuou por mais de 10 anos como coordenador do ItauLab, laboratório de inovação e novas mídias do Itaú Cultural. Foi curador do mais importante programa de artes eletrônicas do Brasil, o Emoção Art.ficial. Defendeu sua tese de mestrado na Donau-Universität Krems, centro de excelência em new media art, na Áustria. Atualmente finaliza uma tese de doutorado sobre estética ecotécnica na Universidade de São Paulo (USP).
Foto de Divulgação Itaú Cultural. Fotógrafo: Ivson Miranda.

90% PRÁTICO

Um curso voltado 90% à prática, com workshops que estimulam o aluno a aprender colocando a mão na massa em todos os processos. Com exceção da disciplina sobre História da Arte Contemporânea todas as outras unem teoria à prática.

MULTIDISCIPLINARIDADE

Este é um curso que proporciona o desenvolvimento de habilidades em disciplinas distintas, permitindo uma expansão no repertório e unindo conceitos técnicos e criativos para capacitar os alunos a desenvolverem diferentes projetos artísticos aliados às novas mídias. O objetivo é que ao final do programa estejam aptos a seguir nas áreas que mais se identificam, porém, com novas habilidades e possibilidades de atuação.

OS MELHORES PROFESSORES

O curso é coordenado por Guilherme Kujawski. Ele atuou por mais de 10 anos como coordenador do ItauLab, laboratório de inovação e novas mídias do Itaú Cultural. Foi curador do mais importante programa de artes eletrônicas do Brasil, o Emoção Art.ficial. Defendeu sua tese de mestrado na Donau-Universität Krems, centro de excelência em new media art, na Áustria. Atualmente finaliza uma tese de doutorado sobre estética ecotécnica na Universidade de São Paulo (USP).
Foto de Divulgação Itaú Cultural. Fotógrafo: Ivson Miranda.

90% PRÁTICO

Um curso voltado 90% à prática, com workshops que estimulam o aluno a aprender colocando a mão na massa em todos os processos. Com exceção da disciplina sobre História da Arte Contemporânea todas as outras unem teoria à prática.

MULTIDISCIPLINARIDADE

Este é um curso que proporciona o desenvolvimento de habilidades em disciplinas distintas, permitindo uma expansão no repertório e unindo conceitos técnicos e criativos para capacitar os alunos a desenvolverem diferentes projetos artísticos aliados às novas mídias. O objetivo é que ao final do programa estejam aptos a seguir nas áreas que mais se identificam, porém, com novas habilidades e possibilidades de atuação.

Mais detalhes


- Obter o conhecimento técnico suficientemente para solucionar pequenos problemas ou para ser capaz de discutir um problema apresentado;
- Obter conhecimento teórico para elaborar projetos;
- Saber trabalhar de forma satisfatória com uma equipe interdisciplinar.
Quartas e sextas-feiras, das 19h às 23h e aos sábados das 09h às 13h
O program do curso está estruturado em três eixos temáticos: Imagem, Som e Interação. Os alunos recebem ao longo dos eixos temáticos o feedback sobre seu desenvolvimento, ao desenvolverem trabalhos que permeiam as 3 áreas.

Modelagem 3D (Blender)

A disciplina apresenta conceitos básicos de modelagem 3D e instrumentaliza o aluno para que ele possa aplicar em qualquer mídia as técnicas correspondentes. Ao final da disciplina o aluno deve saber aplicar de forma satisfatória os conceitos e ferramentas, além de solucionar problemas simples.

Arte Computacional (Processing)

A disciplina introduz os alunos ao universo da arte computacional, transitando por domínios como realidade virtual e inteligência artificial, usando como ferramenta o Processing, linguagem de programação de código aberto voltado às artes eletrônicas e generativas.

Mentoria de Conteúdo

Um panorama da arte contemporânea sob a ótica da arte tecnológica. O objetivo é fornecer aos alunos o escopo teórico necessário para a elaboração conceitual de um projeto de arte ou de uma solução criativa para um problema.

Videoarte

Oferecer aos alunos os conceitos e ferramentas para produção de vídeo no âmbito da arte contemporânea. A parte prática, com inserções teóricas, permite ao aluno experimentar a pré-produção, produção e pós-produção de um projeto de videoarte.

Mentoria de Projeto

O objetivo é acompanhar e orientar os alunos a executar seus projetos relacionados aos três eixos temáticos, a partir do conhecimento obtido na mentoria de conteúdo. Apresenta também noções básicas de métodos curatoriais.

Arte Interativa

O objetivo é apresentar os conceitos básicos sobre interatividade e orientar os alunos na concepção e construção de uma instalação em grupo.

Oficina de Arte Sonora I

Primeira parte da oficina de arte sonora, que tem como objetivo a construção de dispositivos sonoros com traços de instrumentos musicais. Nessa fase, os alunos ingressam no território da "estética da prototipação", tendo como fundação o Arduino, plataforma de hardware livre voltada para a criação de objetos interativos.

Oficina de Arte Sonora II

Segunda parte da oficina de arte sonora, que tem como objetivo a construção de dispositivos sonoros que exploram o campo dos ruídos (urbanos, por exemplo). Nesta fase, os alunos reforçam seus conhecimentos de Arduino e de sua linguagem de programação.

Baixe o programa completo.
Guilherme Kujawski Curador, Mestre em MediaArtHistories na Donau-Universität Krems e Coordenador do curso
Alexandre Villares Educador e artista visual, membro da Processing Foundation
Denise Alves-Rodrigues Artista visual, representada pela Sé Galeria e monitora no makerspace da Red Bull Basement
Eduardo Fernandes Especialista em práticas artísticas relacionadas com a performance visual em tempo real
Francisco Ortiz Arquiteto e especialista em modelagem tridimensional e processamento gráfico em tempo real
Lina Lopes Artista e designer em mídias digitais e diretora na LILO.THINK
Lucas Bambozzi Curador independente, com trabalhos já exibidos em mais de 40 países

INÍCIO DAS AULAS EM MARÇO DE 2020

Os candidatos admitidos no processo seletivo podem se matricular apresentando os documentos:
- Cópia do RG e CPF (ou Passaporte / RNE para alunos internacionais)
- Cópia do Comprovante de Residência (com CEP) - 1 Foto 3x4 (ou arquivo digital no formato JPG, proporcional 3x4)
- Assinatura do contrato de prestação de serviços educacionais da EBAC

INVESTIMENTO

6 parcelas de R$ 1.540
Consulte outras opções de pagamento com o Departamento de Admissões.

DURAÇÃO DO CURSO

1 semestre acadêmico*

*Abertura de turma condicionada ao número mínimo de alunos matriculados. A EBAC reserva-se no direito de realizar alterações sem aviso prévio.
Faça a sua inscrição pelo site preenchendo o formulário online. Um integrante da equipe de admissões entrará em contato para avaliar se suas expectativas estão alinhadas com o curso oferecido. Após essa conversa, você deve enviar uma carta de intenção de uma lauda, explicando os motivos pelos quais acredita que o curso poderá ajudá-lo na carreira e quais objetivos pretende atingir.

notícias do curso

Arte e Mídias digitais: A tecnologia a favor da arte

A especialização inédita de Arte e Mídias Digitais da EBAC mescla disciplinas de história da arte, modelagem 3D, fotografia digital, produção e edição de vídeo, robótica e inteligência artificial e conceitos básicos para montar uma instalação.

Arquitetura e design de interiores transformam sua relação com os espaços

A arquitetura e o design de interior estão presentes em nossas vidas desde o local em que vivemos até como nos relacionamos com as paisagens e espaços urbanos que estamos inseridos. Os cursos de arquitetura e design de interior da EBAC capacitam profissionais para atuar onde e como quiserem, desenvolvendo as principais habilidades de cada um. Confira mais informações sobre nossos programas.
Tire suas dúvidas NEWSLETTER