PT
Edição de Filmes
Edição de Filmes

Edição de Filmes

A EDIÇÃO É UMA DAS ETAPAS MAIS IMPORTANTES NA PRODUÇÃO DE QUALQUER CONTEÚDO EM VÍDEO

INÍCIO DAS AULAS EM MARÇO DE 2020

O programa do curso tem como objetivo formar verdadeiros editores, e não apenas operadores de software de edição. Ideal para profissionais que já trabalham no setor do audiovisual e precisam aprofundar seus conhecimentos e habilidades, ou para alunos interessados em uma formação de alta qualidade e que estejam terminando uma graduação em área correlata.

Os alunos estudam intensamente os principais fundamentos do cinema, como roteiro, dramaturgia, linguagem cinematográfica, gêneros, som e pós-produção, desenvolvendo a sensibilidade e senso crítico por meio de formação de repertório e análise de filmes. Na parte prática, os estudantes trabalham com material bruto de filmagens, disponibilizados por produtoras parceiras, o que lhes possibilita uma experiência mais aproximada do cotidiano dos editores, além da criação de um portfolio de trabalhos reais. Como resultado, o curso forma profissionais que pensam narrativas, capazes de contribuir criativamente com o diretor na ilha de edição, reforçando a profissão do editor como um verdadeiro contador de histórias.

Veja como criamos os cursos de especialização da EBAC.

Duração

Conforme calendário
acadêmico.

1 semestre
Níveis de formação Especialização
Investimento 6 parcelas de R$ 1.540
Idioma Português

O QUE FAZ O CURSO ÚNICO?

Projetos reais, direto das produtoras

O programa de estudos do curso é baseado no dia a dia do profissional de edição, apresentando a realidade do mercado de trabalho. Os alunos trabalham com material bruto de filmagens, disponibilizados por produtoras parceiras da EBAC, a exemplo da The End - Edit & Post Boutique, o que lhes possibilita uma experiência mais aproximada do cotidiano dos editores. As cenas editadas pelos alunos são apresentadas aos clientes reais: diretores e produtores dos programas ou filmes originais são convidados para compor a banca de avaliação.

Melhores Professores

 O curso é coordenado por Jair Peres, Montador com passagem pela DM9DDB, onde trabalhou por 10 anos em centenas de campanhas publicitárias. Assina a edição de "O cheiro do Ralo" de Heitor Dhalia (2016), dentre outros. O corpo docente é formado por grandes profissionais do mercado do audiovisual. Eles trazem diariamente para a sala de aula a sua experiência em filmes e séries, televisão e publicidade. Além disso, todos os meses os alunos participam de workshops e aulas especiais com diretores convidados, editores ou outros profissionais da área.

Portfólio

Durante o curso os alunos desenvolvem uma série de projetos interdisciplinares a partir de material bruto de filmes, séries e programas de TV. O resultado é a criação de um portfólio que demonstre uma variedade de formatos e gêneros, comprovando conhecimento e experiência para a profissão.

Hardware e Software

O aluno terá acesso às ferramentas de edição e de pós-produção mais utilizadas atualmente no mercado, como o Adobe Premiere e o Avid Media Composer*. A EBAC possui laboratórios Apple e Dell de última geração, com versões constantemente atualizadas dos softwares licenciados. O aluno terá à disposição tudo o que precisa para a implementação de suas criações mais ousadas no meio digital.

*Sujeito a alterações e níveis diversos de aprofundamento nos softwares durante o curso.

Projetos reais, direto das produtoras

O programa de estudos do curso é baseado no dia a dia do profissional de edição, apresentando a realidade do mercado de trabalho. Os alunos trabalham com material bruto de filmagens, disponibilizados por produtoras parceiras da EBAC, a exemplo da The End - Edit & Post Boutique, o que lhes possibilita uma experiência mais aproximada do cotidiano dos editores. As cenas editadas pelos alunos são apresentadas aos clientes reais: diretores e produtores dos programas ou filmes originais são convidados para compor a banca de avaliação.

Melhores Professores

 O curso é coordenado por Jair Peres, Montador com passagem pela DM9DDB, onde trabalhou por 10 anos em centenas de campanhas publicitárias. Assina a edição de "O cheiro do Ralo" de Heitor Dhalia (2016), dentre outros. O corpo docente é formado por grandes profissionais do mercado do audiovisual. Eles trazem diariamente para a sala de aula a sua experiência em filmes e séries, televisão e publicidade. Além disso, todos os meses os alunos participam de workshops e aulas especiais com diretores convidados, editores ou outros profissionais da área.

Portfólio

Durante o curso os alunos desenvolvem uma série de projetos interdisciplinares a partir de material bruto de filmes, séries e programas de TV. O resultado é a criação de um portfólio que demonstre uma variedade de formatos e gêneros, comprovando conhecimento e experiência para a profissão.

Hardware e Software

O aluno terá acesso às ferramentas de edição e de pós-produção mais utilizadas atualmente no mercado, como o Adobe Premiere e o Avid Media Composer*. A EBAC possui laboratórios Apple e Dell de última geração, com versões constantemente atualizadas dos softwares licenciados. O aluno terá à disposição tudo o que precisa para a implementação de suas criações mais ousadas no meio digital.

*Sujeito a alterações e níveis diversos de aprofundamento nos softwares durante o curso.

Mais detalhes



- Profundo repertório cinematográfico
- Desenvolvimento do senso estético
- Capacidade crítica apurada
- Conhecimentos avançados em dramaturgia e narrativa.
- Formação de um portfolio em formatos variados
Segundas, terças e quartas-feiras, das 19h às 23h.

História do cinema

Desconstruir a visão intuitiva massificada e superficial sobre o cinema, com a montagem como fio condutor. O cinema como arte tecnológica, a montagem como o motor criativo na construção da narrativa, o tempo, os movimentos, o estilo, a tentativa, erros e acertos na evolução do cinema nestes mais de 100 anos de montagem no cinema. A identificação de gêneros e subgêneros, enfim, a realidade mágica que da sentido ao que foi escrito, dirigido, fotografado e atuado. A montagem como o real amalgama do cinema.

Linguagem Cinematográfica

O cinema, como uma manifestação artística ou expressão cultural, possui gramática e sintaxe próprias, que vão muito além da mera apreciação de um filme. A disciplina Linguagem Cinematográfica tem como objetivo introduzir, familiarizar e exercitar os alunos nos preceitos estéticos e técnicos do cinema.

Pré cinema X Youtube

Estabelecer os vínculos de contato entre as práticas que antecederam à invenção do cinematógrafo com as tecnologias digitais contemporâneas.

Edição de Som

Nas aulas de Edição de Som, os alunos aprenderão a importância do som (efeitos sonoros, foley e trilha) como ferramenta complementar essencial na construção da dramaturgia na montagem.

Assistente de Edição

Nas aulas de Assistente de Edição, o aluno aprenderá na prática as funções básicas de um assistente de edição bem como aprofundar em aspectos técnicos e novas tecnologias de audiovisual.
- Bitolas e Formatos
- Películas x Digital
- Claquete x Continuidade
- Som x Timecode
- Organização x Sync
- Projetos x Timeline
- Decupagem x Select
- Turn Over (preparando o material para finalização)
- Formatos para Pós Produção

Montagem de Documentário

Nas aulas de Montagem de Documentário, o aluno aprenderá, discutirá e analisará diferentes tipo de linguagens e narrativas de documentários. Através de aulas teóricas e exercícios práticos, aprenderão sobre questões éticas, políticas e estéticas que compõe tal gênero.

Montagem Publicitária

Nas aulas de Montagem Publicitária, os alunos terão contato com diferentes tipos de montagem publicitária, desde os tradicionais formatos comerciais de televisão (60s, 30s e15), filmes institucionais e trailers, como também os formatos publicitários atuais, como branded content e digital segments para mídias sociais.

Montagem de Ficção

Nas aulas de Montagem de Ficção, os alunos irão estudar a montagem de cenas e sequências de diferentes gêneros de ficção como ação, drama, comédia e suspense. Também exercitarão a construção de tempo dramático e construção de narrativas através de trabalho prático.

Baixe o programa completo.
Jair Peres Coordenador do curso e Montador com passagem pela DM9DDB. Assina a edição de "O cheiro do Ralo" de Heitor Dhalia, dentre outros
Alex Affonso Especialista em tecnologias Adobe
Duda Izique Diretor e Produtor Executivo na The End - Edit & Post Boutique.
Estevan Schilling Montador de filmes e séries como Sintonia da Netflix e PSI da HBO
Gustavo Ribeiro Diretor e montador de cinema e televisão com passagem pela Bossa Nova Films, Mixer e O2 Filmes
Mauro Moreira CTO e Diretor de Pós Produção na The End - Edit & Post Boutique

TRABALHOS DOS ALUNOS*

* Trabalho dos alunos da EBAC e das escolas parceiras
* Trabalho dos alunos da EBAC e das escolas parceiras

INÍCIO DAS AULAS EM MARÇO DE 2020

Os candidatos admitidos no processo seletivo podem se matricular apresentando os documentos:
- Cópia do RG e CPF (ou Passaporte / RNE para alunos internacionais)
- Cópia do Comprovante de Residência (com CEP)
- 1 Foto 3x4 (ou arquivo digital no formato JPG, proporcional 3x4)
- Assinatura do contrato de prestação de serviços educacionais da EBAC

Investimento

6 parcelas de R$ 1.540
Consulte outras opções de pagamento com o Departamento de Admissões.

Duração do Curso

1 semestre acadêmico*.

*Abertura de turma condicionada ao número mínimo de alunos matriculados. A EBAC reserva-se no direito de realizar alterações sem aviso prévio.

- Preencha o formulário de inscrição online e aguarde o contato de um representante da EBAC para agendar a sua entrevista.
- Compareça à entrevista de admissão no dia e hora marcados, com o seu portfólio de trabalhos. 

Na entrevista, conversamos com o candidato para identificar seu perfil, verificar qual seu objetivo após a conclusão do curso e avaliar se suas expectativas estão alinhadas com o curso oferecido. Esteja preparado para falar sobre sua experiência profissional, formação acadêmica, qualidades pessoais e perspectivas de desenvolvimento pessoal. É necessário apresentar portfólio para comprovar experiência prévia na área correspondente ou similar. Ele pode conter projetos finalizados ou em construção, em formato digital e/ou físico.

notícias do curso

FIX IT IN POST PELO PODCAST SALA DE EDIÇÃO

O Sala de Edição, poadcast sobre pós-produção audiovisual, esteve com a gente no Fix it in Post e preparou uma cobertura completa sobre o festival. Está curioso pra saber sobre tudo que rolou no Fix it in Post - 1° Festival de Audiovisual e Computação Gráfica da EBAC? Dá uma olhada.
Tire suas dúvidas NEWSLETTER