PT
Design Gráfico
Design Gráfico

Design Gráfico

TEORIA E HABILIDADES PRÁTICAS DA COMUNICAÇÃO VISUAL PARA UMA CARREIRA DE SUCESSO

PRÓXIMAS TURMAS EM BREVE

O programa destina-se a alunos interessados em investir em uma especialização de alta qualidade em Design Gráfico, que os torne capazes de integrar o olhar artístico e de negócios nas diversas aplicabilidades do design e comunicação visual.

O objetivo do curso é desenvolver domínio técnico na produção de material gráfico de campanhas e peças em comunicação digital e off-line correlacionando conhecimentos teóricos e práticos em torno do design gráfico contemporâneo. Seu diferencial está na abordagem integrada do conhecimento técnico e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais muito valorizadas no profissional criativo. De olho nas tendências do mercado de trabalho, o programa foi estruturado para refinar soft skills essenciais, como a escuta ativa, comunicação não-violenta, criação colaborativa e gerenciamento do tempo.

Por meio de disciplinas integradas que utilizam recursos teóricos, práticos, expositivos e interativos, o curso apresenta temas, como Teoria da imagem e poéticas visuais, elementos do design, storytelling, design estratégico, aplicabilidades no design gráfico e métodos direcionados à realização de projetos inovadores. Todos os professores são profissionais atuantes no mercado, em empresas, como Itaú, FutureBrand, Tátil Design, F.oxi (F.Biz), QuintoAndar, Liv Up, entre outros. Eles trazem para a sala de aula suas experiências do dia a dia da profissão e ampliam a possibilidade de network dos estudantes. Os alunos trabalham com briefings reais para desenvolver seus projetos, que serão apresentados a uma banca examinadora composta por clientes reais e convidados especiais.

Ao final do curso, o aluno estará apto a atuar como designer gráfico, diretor de arte ou posições relacionadas com conhecimento técnico adequado, mas também com visão crítica, pensamento estratégico, autonomia e visão global de negócios, habilidades que o diferenciarão em um mercado de trabalho competitivo. Ele também terá conhecimento suficiente para empreender seu próprio negócio, caso este seja seu desejo.

Veja como criamos os cursos de especialização da EBAC.

* imagem de capa: trabalho dos alunos da instituição parceira University of Hertfordshire (UK)
Duração

Conforme calendário
acadêmico.

3 semestres
Níveis de formação Especialização
Investimento 18 parcelas de R$ 1.540
Idioma Português

O QUE FAZ O CURSO ÚNICO?

UM TIMAÇO DE PROFESSORES

O curso é coordenado por Aline Nitro, Head of Branding and Communication na Liv Up. Aline investiu os últimos 18 anos mapeando maneiras de compreender os caminhos do sentido por meio de estímulos visuais e verbais nas áreas da direção de arte, da estética, do design estratégico, da gestão de marcas, da semiótica, entre outros. Passou por agências de comunicação, consultorias e marcas, trabalhando em projetos para Cavalera, Sadia, Hering, Havaianas, Ruffles, Fini, entre outras. O time de professores conta com grandes profissionais como Renata Rodrigues (Senior Brand and Strategic Designer no Itaú), Camila Moleta (­Head of Art na F.oxi / F.biz, Allan Sena (Creative Manager no QuintoAndar), Nathalia Fuzii (Brand Leader na Futurebrand), Andrea Kulpas (Tátil Design), dentre outros. Todos eles trazem para a sala de aula suas experiências do dia a dia da profissão e ampliam a possibilidade de network dos estudantes.

APLICAÇÕES PRÁTICAS PARA UM UPGRADE NA CARREIRA

Muito além do domínio das técnicas, ferramentas e boas práticas do design gráfico, o mercado de trabalho competitivo de hoje pede profissionais com habilidades que chamamos de softskills. O curso refina estas habilidades essenciais nos alunos para que se destaquem em suas carreiras e saibam conduzir processos criativos de forma colaborativa, sejam bons contadores de histórias (storytellers), saibam dar e receber feedback, tenham pensamento crítico e gerenciem o tempo de criação.

O DESIGN COMO FORMA DE PENSAR

Estude o design nas suas mais diversas aplicações, buscando um entendimento completo do assunto. Mais do que pensar e desenvolver projetos, você será desafiado a empreender seus próprios métodos para resolver qualquer problema de forma independente. Para isso, você vai aprender as técnicas e os métodos tradicionais do design, mas será sempre estimulado a usar estes conhecimentos de forma integrada, com um olhar holístico, artístico e de negócios nas diversas aplicabilidades do design e da comunicação visual.

RECURSOS E INSTALAÇÕES

O espaço da EBAC é ideal para você colocar em prática os conhecimentos que adquire ao longo do curso. No Laboratório de Impressão os alunos podem explorar os processos analógicos da serigrafia, litogravura, xilogravura, entre outros. Contamos com laboratórios de computadores Apple e Dell de última geração, com acesso a versões constantemente atualizadas de softwares licenciados, perfeitos para qualquer experimentação no campo das artes digitais. No Estúdio Fotográfico é possível produzir foto e video em um ambiente profissional. Para pesquisas, os alunos contam com uma Biblioteca especializada e em constante desenvolvimento, que vem ampliando seu acervo e expandindo sua rede de fornecedores para manter-se sempre atualizada com as últimas publicações.
Array

UM TIMAÇO DE PROFESSORES

O curso é coordenado por Aline Nitro, Head of Branding and Communication na Liv Up. Aline investiu os últimos 18 anos mapeando maneiras de compreender os caminhos do sentido por meio de estímulos visuais e verbais nas áreas da direção de arte, da estética, do design estratégico, da gestão de marcas, da semiótica, entre outros. Passou por agências de comunicação, consultorias e marcas, trabalhando em projetos para Cavalera, Sadia, Hering, Havaianas, Ruffles, Fini, entre outras. O time de professores conta com grandes profissionais como Renata Rodrigues (Senior Brand and Strategic Designer no Itaú), Camila Moleta (­Head of Art na F.oxi / F.biz, Allan Sena (Creative Manager no QuintoAndar), Nathalia Fuzii (Brand Leader na Futurebrand), Andrea Kulpas (Tátil Design), dentre outros. Todos eles trazem para a sala de aula suas experiências do dia a dia da profissão e ampliam a possibilidade de network dos estudantes.

APLICAÇÕES PRÁTICAS PARA UM UPGRADE NA CARREIRA

Muito além do domínio das técnicas, ferramentas e boas práticas do design gráfico, o mercado de trabalho competitivo de hoje pede profissionais com habilidades que chamamos de softskills. O curso refina estas habilidades essenciais nos alunos para que se destaquem em suas carreiras e saibam conduzir processos criativos de forma colaborativa, sejam bons contadores de histórias (storytellers), saibam dar e receber feedback, tenham pensamento crítico e gerenciem o tempo de criação.

O DESIGN COMO FORMA DE PENSAR

Estude o design nas suas mais diversas aplicações, buscando um entendimento completo do assunto. Mais do que pensar e desenvolver projetos, você será desafiado a empreender seus próprios métodos para resolver qualquer problema de forma independente. Para isso, você vai aprender as técnicas e os métodos tradicionais do design, mas será sempre estimulado a usar estes conhecimentos de forma integrada, com um olhar holístico, artístico e de negócios nas diversas aplicabilidades do design e da comunicação visual.

RECURSOS E INSTALAÇÕES

O espaço da EBAC é ideal para você colocar em prática os conhecimentos que adquire ao longo do curso. No Laboratório de Impressão os alunos podem explorar os processos analógicos da serigrafia, litogravura, xilogravura, entre outros. Contamos com laboratórios de computadores Apple e Dell de última geração, com acesso a versões constantemente atualizadas de softwares licenciados, perfeitos para qualquer experimentação no campo das artes digitais. No Estúdio Fotográfico é possível produzir foto e video em um ambiente profissional. Para pesquisas, os alunos contam com uma Biblioteca especializada e em constante desenvolvimento, que vem ampliando seu acervo e expandindo sua rede de fornecedores para manter-se sempre atualizada com as últimas publicações.
Array

Mais detalhes


- Desenvolver domínio técnico na produção de material gráfico de campanhas e peças em comunicação digital e off-line correlacionando conhecimentos teóricos e práticos em torno do design gráfico contemporâneo. 

- Despertar a visão crítica, o pensamento estratégico, a autonomia e a visão global de negócios.

- Refinar softskills importantes no desenvolvimento profissional na área criativa, como a escuta ativa, comunicação não-violenta, criação integrada e gerenciamento do tempo.

- Ao concluir o curso, o aluno estará apto a trabalhar como designer gráfico, diretor de arte ou posições correlatas em agências de comunicação, publicidade ou performance, consultorias de marketing e branding, estúdios de design, editoras ou trabalhar em equipes de Comunicação e Marketing para grandes marcas e startups. Ele também terá conhecimento suficiente para empreender e abrir sua própria empresa de design.
Segundas, terças e quartas-feiras das 19h às 22h
O curso está estruturado em três pilares: Teórico, Prático e Criativo. O pilar Teórico tem o objetivo de desconstruir ideias e conceitos pré-estabelecidos, estimulando a reflexão sobre as decisões diárias que os designers precisam tomar em suas criações. As escolhas passam então a ser pautadas por conhecimento, técnica e argumentos racionais em vez de puramente intuitivos. O pilar Prático incentiva os alunos a colocar em prática os conhecimentos adquiridos de forma holística, com uma visão geral das boas práticas do design de forma integrada. Por último, o pilar Criativo estimula o estudante a ser o protagonista de suas criações e de sua própria carreira. Os professores atuam como mediadores do conhecimento, trabalhando a autonomia criativa nos estudantes.


MÓDULO I - Amplie seu repertório

Poéticas Visuais e Teoria da Imagem
Estudo da imagem em suas diferentes expressões como signo comunicador. A disciplina inclui o exercício da compreensão e empatia de contextos socioculturais em busca de sensibilidade antropológica dando melhor capacidade de projeção dos sentidos da imagem.

Computação Gráfica e Elementos do Design
Composição da imagem por meios e ferramentas variadas. Nesta disciplina o domínio operacional dos softwares acontece junto à reflexão e aprendizagem dos melhores usos dos elementos do design, como tipografia, cores, formas, composição, hierarquia, equilíbrio, contraste, unidade, textura, etc.

Concepção de repertório
Curadoria do conhecimento criativo visando o enriquecimento da narrativa pessoal e ampliação do repertório criativo por meio da condução da descoberta.


MÓDULO II - Explore a variedade de possibilidades da profissão

Design Estratégico e Processos Criativos
Desconstrução dos processos criativos, reflexão crítica e compreensão dos meios de concepção de projetos de design gráfico. Reconstrução do processo criativo sob um viés estratégico direcionado à solução de problemas.

Aplicabilidades do Design Gráfico
Facetas e destinações do design gráfico, como design de embalagem, identidade visual, design editorial, comunicação digital, out of home, campanhas de propaganda, infografia, tratamento, composição e manipulação de imagem.

LAB Criativo e Integrativo
Espaço reservado para colocar em prática os conhecimentos práticos e teóricos em projetos de experimentação de diferentes técnicas e métodos. Exercícios do gerenciamento da criação coletiva e do pensamento compartilhado.


MÓDULO III – Escolha sua área de atuação para se aprofundar

Creative Project Management
Gestão do projeto criativo passando pelas etapas de coleta e compreensão de briefing, desenvolvimento do escopo de trabalho, criação de roadmap, preparação e execução das etapas criativas: brainstoming, pesquisa e imersão, convergência em hipóteses, execução, storytelling, condução da apresentação do projeto, captação de feedback e acompanhamento de KPIs.

Produção Gráfica Multimídia
Técnicas para preparação de saída de arquivos para diferentes meios de produção digital, impresso offset e digital, editorial, estamparia, etc.

Orientação para o trabalho de conclusão de curso
Desenvolvimento do projeto de conclusão de curso unificando as aprendizagens ao longo dos módulos, utilizando as demais disciplinas do módulo corrente como ferramenta para construção do projeto final.


Baixe o programa completo.

Aline Nitro Head of Branding and Communication na Liv Up e coordenadora do curso
Allan Sena Creative Manager no QuintoAndar
Andrea Kulpas Senior Designer na Tátil Design
Camila Moletta Head de Design na F.oxi Consulting e Co-fundadora do MORE GRLS
Cínthia Bernardes Designer e Brand Strategist na Keenwork Design
Janaina Veneziani Professora de Design Gráfico
Renata Rodrigues Senior Brand Designer no Itaú Unibanco
Rico Lins Designer gráfico e ilustrador

TRABALHOS DOS ALUNOS*

* Trabalho dos alunos da EBAC e das escolas parceiras de Moscou (Scream School e British Higher School of Art & Design)
* Trabalho dos alunos da EBAC e das escolas parceiras de Moscou (Scream School e British Higher School of Art & Design)

PRÓXIMAS TURMAS EM BREVE

Os candidatos admitidos no processo seletivo podem se matricular apresentando os documentos: 
- Cópia do RG e CPF (ou Passaporte / RNE para alunos internacionais) 
- Cópia do Comprovante de Residência (com CEP) 
- 1 Foto 3x4 (ou arquivo digital no formato JPG) 
- Assinatura do contrato de prestação de serviços educacionais da EBAC 

INVESTIMENTO

18 parcelas de R$ 1.540
Consulte outras opções de pagamento com o Departamento de Admissões.

DURAÇÃO DO CURSO

3 semestres (3 módulos)

*Abertura de turma condicionada ao número mínimo de alunos matriculados. A EBAC reserva-se no direito de realizar alterações sem aviso prévio.
- Preencha o formulário de inscrição online e aguarde o contato de um representante da EBAC para agendar a sua entrevista.

- Compareça à entrevista de admissão no dia e hora marcados, com o seu portfólio de trabalhos. 

Na entrevista, conversamos com o candidato para identificar seu perfil, verificar qual seu objetivo após a conclusão do curso e avaliar se suas expectativas estão alinhadas com o curso oferecido. Esteja preparado para falar sobre sua experiência profissional, formação acadêmica, qualidades pessoais e perspectivas de desenvolvimento pessoal. É necessário apresentar portfólio para comprovar experiência prévia na área correspondente ou similar. Ele pode conter projetos finalizados ou em construção, em formato digital e/ou físico.

Pré-requisito: noções básicas nos softwares Adobe Photoshop, Indesign e Illustrator.

notícias do curso

Referências que são verdadeiras aulas de Design Gráfico

Nossa #Quarentenacriativa segue a todo vapor! Independente da distância, estamos sempre colaborando com nossa comunidade de criativos e compartilhando conteúdo. Com curadoria de Beto Biscesto, Associate Creative Director na Tátil e professor do curso de Design Gráfico da EBAC, aqui vão algumas dicas de TED Talks, podcasts e filmes para vocês se esbaldarem! Vem ver.
Tire suas dúvidas NEWSLETTER