Foundation Computer Graphics
Foundation Computer Graphics

Foundation Computer Graphics

O primeiro passo para obter o diploma de Bacharelado Britânico

PRÓXIMAS TURMAS EM AGOSTO DE 2019

O Foundation Computer Graphics, o Ano Zero do British Higher Education oferecido pela EBAC, é um programa fundamental na formação de todo criativo. Ao exercitar a pesquisa, exploração, geração de ideias, resolução de problemas, pensamento crítico e o desenvolvimento de projetos criativos nas áreas de design e desenvolvimentos de jogos, animação 2D e 3D, produção de filmes e efeitos visuais, realidade virtual e realidade aumentada, o estudante ganha clareza na escolha do seu futuro estudo nas áreas das disciplinas criativas. Ao final desse ano, ele estará seguro para tomar a importante decisão sobre a carreira que irá seguir. Neste momento o aluno escolhe uma das opções que a EBAC oferece para continuar seus estudos e finalizar a sua graduação.

As aulas dão um amplo escopo de computação gráfica e suas muitas variações e vertentes. O aluno é levado a explorar as opções disponíveis antes de realmente entender quais são seus pontos mais fortes. Em parceria com a Cultura Inglesa, a EBAC também oferece aulas de inglês como parte da formação do aluno. Caso ele não possua um showreel ou experiência em criar um, indicamos o curso Preparatório para Graduação: Pre-Foundation.

Duração

Conforme calendário
acadêmico.

INTEGRAL - 1 ANO (AGOSTO 2019)
Níveis de formação

Сonforme Sistema
Educacional Britânico.

LEVEL 3
LEVEL 4
Investimento

Consulte outras formas de pagamento
e financiamento com a Secretaria da EBAC.

Mensalidade R$ 3.800
Idioma INGLÊS

O QUE FAZ O CURSO ÚNICO?

ENSINO BRITÂNICO

Os alunos se inserem em um ambiente criativo em que as aulas são organizadas conforme a metodologia do ensino britânico, favorecendo tomadas de decisão autônomas. O curso é coordenado por Kevin Fenemore, que foi professor de Animação e Efeitos Visuais da University of Bradford e fundou a produtora Abstract Normality Media. O programa pretende contribuir para o desenvolvimento de habilidades técnicas que permitem que os alunos atuem em diversas áreas, contribuindo para a formação de estudantes confiantes e motivados. O Foundation Computer Graphics, o Ano Zero do programa britânico de graduação, é o primeiro passo para que os estudantes encontrem seus pontos fortes e estabeleçam seus próprios caminhos.

PREPARAÇÃO DE SHOWREEL

Durante as aulas, os alunos trabalham na criação de seu próprio showreel. Eles são acompanhados por professores experientes que os auxiliam para seguir no programa britânico de graduação. As habilidades para criação de um showreel também são necessárias para ingressar no mercado.

NETWORK DIRETO COM O MERCADO DE TRABALHO

Os alunos visitam estúdios e produtoras com o objetivo de promover integração com a indústria criativa. Além disso, por meio de parcerias com empresas do setor, representantes dessas marcas participam da avaliação e dos feedbacks dos trabalhos finais a partir de briefings reais. Nossos parceiros também são convidados a ministrarem aulas especiais e workshops sobre os mais diversos assuntos sempre trazendo questões atuais e pertinentes às demandas do mercado.

PRÁTICA LINGUÍSTICA ATIVA

O ensino de inglês acontece de acordo com métodos avançados, considerando as especificidades da área de computação gráfica. Uma atenção especial é dada ao desenvolvimento da fala e à capacidade de expressar corretamente ideias e pensamentos. Em parceria com a Cultura Inglesa, a EBAC também oferece aulas de inglês como parte da formação do aluno.

EXPOSIÇÃO FINAL ABERTA AO PÚBLICO

Os alunos participam de uma exposição anual em que apresentam seus trabalhos finais de acordo com a área de interesse de cada um: 3D Computer Animation & Modelling, 3D Games Art & Design, Visual Effects for Film and TV ou 2D Animation & Character for Digital Media. A apresentação acontece na EBAC com visitação aberta ao público. Nesse momento, o aluno tem a oportunidade de vivenciar na prática os principais desafios durante todo o processo de preparação e apresentação de uma exposição final.

PRÁTICAS DE MERCADO, PROFISSIONALISMO NA ENTREGA FINAL

O curso é estruturado para que os alunos passem por todas as etapas de uma produção, adquirindo pleno entendimento de como é um pipeline real do mercado e assim adquiram habilidades de gerenciamento de projetos ligados à área.

EXPERIMENTAÇÃO, A CHAVE DA CRIATIVIDADE

Experimentação e ousar riscos criativos levam a originalidade e inovação. Os alunos do Foundation Computer Graphics desenvolvem trabalhos inventivos, usando métodos e confiança para experimentar e combinar diversas técnicas e processos criativos. Eles entendem como se expressar de forma criativa, desenvolvendo um repertório de habilidades técnicas. Eles são desafiados a sair da sua zona de conforto quando começam realmente ver os resultados de suas experiências.

ESTÚDIOS E SALAS DE AULA BEM EQUIPADOS

Nossos alunos têm acesso a laboratórios de última geração com equipamentos da marca Dell e Apple que os auxiliam nas ideias mais ousadas do campo digital. A escola conta softwares como o Adobe Creative Cloud, permitindo que tenham a oportunidade de aprender utilizando aplicativos da indústria como InDesign, Illustrator, Photoshop, AfterEffects, Maya, Unity e Unreal.

ENSINO BRITÂNICO

Os alunos se inserem em um ambiente criativo em que as aulas são organizadas conforme a metodologia do ensino britânico, favorecendo tomadas de decisão autônomas. O curso é coordenado por Kevin Fenemore, que foi professor de Animação e Efeitos Visuais da University of Bradford e fundou a produtora Abstract Normality Media. O programa pretende contribuir para o desenvolvimento de habilidades técnicas que permitem que os alunos atuem em diversas áreas, contribuindo para a formação de estudantes confiantes e motivados. O Foundation Computer Graphics, o Ano Zero do programa britânico de graduação, é o primeiro passo para que os estudantes encontrem seus pontos fortes e estabeleçam seus próprios caminhos.

PREPARAÇÃO DE SHOWREEL

Durante as aulas, os alunos trabalham na criação de seu próprio showreel. Eles são acompanhados por professores experientes que os auxiliam para seguir no programa britânico de graduação. As habilidades para criação de um showreel também são necessárias para ingressar no mercado.

NETWORK DIRETO COM O MERCADO DE TRABALHO

Os alunos visitam estúdios e produtoras com o objetivo de promover integração com a indústria criativa. Além disso, por meio de parcerias com empresas do setor, representantes dessas marcas participam da avaliação e dos feedbacks dos trabalhos finais a partir de briefings reais. Nossos parceiros também são convidados a ministrarem aulas especiais e workshops sobre os mais diversos assuntos sempre trazendo questões atuais e pertinentes às demandas do mercado.

PRÁTICA LINGUÍSTICA ATIVA

O ensino de inglês acontece de acordo com métodos avançados, considerando as especificidades da área de computação gráfica. Uma atenção especial é dada ao desenvolvimento da fala e à capacidade de expressar corretamente ideias e pensamentos. Em parceria com a Cultura Inglesa, a EBAC também oferece aulas de inglês como parte da formação do aluno.

EXPOSIÇÃO FINAL ABERTA AO PÚBLICO

Os alunos participam de uma exposição anual em que apresentam seus trabalhos finais de acordo com a área de interesse de cada um: 3D Computer Animation & Modelling, 3D Games Art & Design, Visual Effects for Film and TV ou 2D Animation & Character for Digital Media. A apresentação acontece na EBAC com visitação aberta ao público. Nesse momento, o aluno tem a oportunidade de vivenciar na prática os principais desafios durante todo o processo de preparação e apresentação de uma exposição final.

PRÁTICAS DE MERCADO, PROFISSIONALISMO NA ENTREGA FINAL

O curso é estruturado para que os alunos passem por todas as etapas de uma produção, adquirindo pleno entendimento de como é um pipeline real do mercado e assim adquiram habilidades de gerenciamento de projetos ligados à área.

EXPERIMENTAÇÃO, A CHAVE DA CRIATIVIDADE

Experimentação e ousar riscos criativos levam a originalidade e inovação. Os alunos do Foundation Computer Graphics desenvolvem trabalhos inventivos, usando métodos e confiança para experimentar e combinar diversas técnicas e processos criativos. Eles entendem como se expressar de forma criativa, desenvolvendo um repertório de habilidades técnicas. Eles são desafiados a sair da sua zona de conforto quando começam realmente ver os resultados de suas experiências.

ESTÚDIOS E SALAS DE AULA BEM EQUIPADOS

Nossos alunos têm acesso a laboratórios de última geração com equipamentos da marca Dell e Apple que os auxiliam nas ideias mais ousadas do campo digital. A escola conta softwares como o Adobe Creative Cloud, permitindo que tenham a oportunidade de aprender utilizando aplicativos da indústria como InDesign, Illustrator, Photoshop, AfterEffects, Maya, Unity e Unreal.

Mais detalhes

Como parte da sua jornada no British Higher Education, o aluno trabalha em desenvolvimento de pesquisas, consolidação e execução de projetos. Ele irá se familiarizar com todos os aspectos do trabalho profissional de computação gráfica para se sentir seguro nas suas escolhas de carreira. Para prosseguir nos próximos anos BA (Hons), é necessário que o aluno apresente um portfólio acadêmico que será avaliado ao final do Ano Zero.
Ao completar de forma bem-sucedida o programa, os estudantes tipicamente têm:

Conhecimento e entendimento de:
- Conhecimento teórico aprofundado dos principais conceitos de Digital Animation
- Práticas específicas aprofundadas nas áreas de games, animação 2D e 3D, modelagem e efeitos visual

Habilidades Intelectuais:
- Processamento de ideias e condução de processos criativos
- Habilidade de pesquisa e solução de problemas complexos
- Análise crítica e capacidade de resposta rápida
- Criatividade no momento de resolver problemas

Habilidades Práticas:
- Produção de projetos ambiciosos nas áreas de Computer Graphics
- Gerenciamento aprofundado de projetos
- Desenvolvimento de projetos com capacidade analítica apurada, considerando o que há de mais contemporâneo na área
- Liderança
- Saber apresentar seu projeto para audiência especializada e leiga

Habilidades Socioemocionais:
- Motivação, disciplina e avaliação do próprio trabalho
- Negociação, articulação e empatia
- Autodesenvolvimento, profissionalismo e autonomia
- Saber dar e receber feedbacks de forma construtiva
- Mentalidade empreendedora: avaliar riscos e tomar decisões
Parte 1 (10 semanas):
Segunda à Sexta-feira das 10:00 às 16:00

Partes 2 e 3 (a partir da 11ª semana):
Segunda, Terça, Quinta e Sextas-feiras das 10:00 às 16:00

MÓDULO 1:

Imagens e sons para mundos imaginários

MÓDULO 2:

Gestão de produção para jogos, animação, filme e VFX (pré-produção e produção)

MÓDULO 3:

Prática comum de trabalho e de negócios em games, animação, filme e VFX

MÓDULO ELETIVO 4*:

O aluno escolhe um dos módulos abaixo, de acordo com seu interesse:
- Princípios fundamentais do design de jogos
- Modelagem 3D - técnica e criativa
- Produção de imagens estáticas e em movimento
* abertura das turmas condicionada ao número mínimo de alunos matriculados em cada módulo eletivo

MÓDULO 5:

Novas tecnologias e tendências em games, animação, filme e VFX

MÓDULO 6:

Gestão de produção para jogos, animação, filme e VFX (produção e pós-produção)

MÓDULO ELETIVO 7*:

O aluno escolhe até dois módulos abaixo, de acordo com seu interesse:
- Habilidades fundamentais de programação
- Fundamentos de matemática e lógica para games, animação e VFX
- Teoria e prática de cinematografia e criatividade e técnica em efeitos visuais
* abertura das turmas condicionada ao número mínimo de alunos matriculados em cada módulo eletivo
Kevin Fenemore Coordenador do curso, professor, cineasta e artista VFX

PRÓXIMAS TURMAS EM AGOSTO DE 2019

Os candidatos admitidos no processo seletivo podem se matricular apresentando os documentos:

- Cópia do RG e CPF (ou Passaporte / RNE para alunos internacionais)
- Cópia do Histórico Escolar do Ensino Médio com número de GDAE ou equivalente
- Cópia do Comprovante de Residência (com CEP)
- 1 Foto 3x4 (ou arquivo digital no formato JPG, proporcional 3x4)
- Assinatura do contrato de prestação de serviços educacionais da EBAC
- Inglês intermediário ou avançado*

*O nível de proficiência em inglês do candidato deve ser equivalente aos certificados oficiais: IELTS Academic 5.0 ou superior, FCE level b1 overall band 150 or higher, CAE any overall band ou TOEFL iBT 64.

DURAÇÃO DO CURSO

1 ano

INVESTIMENTO

Mensalidade R$ 3.800 
Aos candidatos que desejam ingressar nos nossos cursos, não é necessário prestar vestibular. A admissão é feita por meio de análise de portfólio de trabalhos analógicos e showreel ou somente showreel, além de entrevista presencial em inglês.

- Preencha o formulário de inscrição online e aguarde o contato de um representante da EBAC para agendar a sua entrevista.
- Compareça à entrevista de admissão no dia e hora marcados e traga seu showreel. Caso tenham trabalhos analógicos, eles também serão avaliados.

Como devo apresentar meus trabalhos:
 Os seus trabalhos são uma vitrine que demonstram sua criatividade, personalidade, habilidades e comprometimento, acentuando sua experiência, potencial e aptidão.
- Para apresentação do seu showreel, ele deve conter pelo menos cinco dos seus melhores projetos, como animações, ambientações de games ou construção de personagens.
- Já a apresentação do seu portfólio de trabalhos analógicos deve conter até dois sketchbooks.
- Caso você tenha trabalhos em fotografia, desenho ou esculturas, você pode montar um portfólio com até dez páginas com seus melhores trabalhos.
- Grandes peças como objetos em 3D podem ser fotografadas e apresentadas em seu portfólio. Garanta que as fotografias tenham qualidade e mostrem bem o seu trabalho.

notícias do curso

Na EBAC você coloca a mão na massa em todos os processos

Os alunos do Foundation Art and Design, o Ano Zero do programa britânico de graduação da EBAC, coordenado por Michel Burkitt, passaram por uma experiência enriquecedora e desafiadora de montar uma exposição aberta ao público. Para alguns, foi a primeira vez que tiveram que lidar com as dificuldades reais proporcionadas pelo mercado e foi um aprendizado e tanto. Confira o vídeo e as fotos dos highlights da exposição Criação e Caos: Foundation End of the Year Show, apresentado no final do ano passado. Foi lindo!

Inspiração não surge sozinha, ela é pesquisada e estudada

Nosso aluno do Foundation Art and Design, o Ano Zero do programa britânico de graduação da EBAC, foi um dos destaques da exibição final “Criação e Caos: Foundation End of The Year Show”, que aconteceu no ano passado em exposição produzida pelos alunos, com mentoria dos professores e aberta ao público. O estudante Pedro Fabra foi um dos ganhadores e conquistou a oportunidade de estagiar no Studio Pharus. O evento contou com a participação de convidados especiais, como a sócia e diretora da Pharus, Cris Inoue, que bateu um papo com a gente sobre como foi fazer parte da avaliação e destacou a importância do estágio para desenvolvimento profissional do aluno. Confira.

4 apostas para o mercado de games em 2019

Se tem um mercado que não tem motivos para reclamar nos últimos anos, no Brasil, esse mercado é o de games. Prova disso são os dados do 2º Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais, divulgados em 2018 pelo Ministério da Cultura. Confira na matéria quatro apostas para esse mercado em 2019, segundo Gillles Pedroza Leite, professor do BA (Hons) 3D Games Art and Design.