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Computação Gráfica: Fundamentos
Computação Gráfica: Fundamentos

Computação Gráfica: Fundamentos

Mergulhe no universo da computação gráfica e descubra suas possibilidades

PRÓXIMAS TURMAS EM OUTUBRO 2020

Uma oportunidade única de se aproximar do universo da computação gráfica e adquirir conhecimentos gerais nos seus diversos segmentos como: Animação, Modelagem 3D, Efeitos Visuais (VFX), Composição Digital, Motion Graphics e Games. Os professores são profissionais atuantes no mercado, e o aprendizado acontece durante o desenvolvimento de uma série de projetos, ou seja, o aluno vai “aprender fazendo”, de uma maneira 100% prática e interdisciplinar.

O programa foi criado para o aluno que se interessa pela área e tem pouca ou nenhuma experiência. Ele está estruturado em quatro módulos que, juntos, oferecem um amplo contexto sobre as diversas profissões deste segmento. No primeiro são apresentados conhecimentos gerais em modelagem 3D, animação, renderização, texturização e iluminação, com a utilização dos principais softwares usados no mercado. O módulo VFX (visual effects) trabalha conceitos de simulação em 3D para efeitos especiais, dinâmicas de fluidos, destruição de objetos, além da Composição Digital, que integra todos os elementos captados e construídos digitalmente para compor uma cena perfeita. O terceiro e quarto módulo apresentam os fundamentos do Motion Design e Games respectivamente. O aluno tem contato com os conceitos da elaboração de elementos para jogos digitais e trabalha na integração entre as plataformas apresentadas nos módulos anteriores. Ao final do curso, o aluno terá um portfólio de projetos desenvolvidos ao longo dos módulos, em colaboração com profissionais do mercado.

O segmento de Computação Gráfica é muito promissor e vem apresentando grande crescimento nos últimos anos. Segundo pesquisa*, de 2013 a 2018, 1.718 jogos foram produzidos no Brasil, sendo 43% deles desenvolvidos para dispositivos móveis, 24% para computadores, 10% para plataformas de realidade virtual e aumentada e 5% para consoles. Ao todo, 874 são classificados como jogos educativos e 785 para o entretenimento. *Dados do 2° Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais
*Dados do 2° Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais
Duração

Conforme calendário
acadêmico.

1 semestre
Níveis de formação BÁSICO
Investimento 6 parcelas de R$ 1.540
Idioma Português

O QUE FAZ O CURSO ÚNICO?

Contexto real das profissões

O programa fornece uma visão geral das principais carreiras e amplia o conhecimento do aluno em diversos campos, tais como Animação, Modelagem 3D, Efeitos Visuais (VFX), Composição Digital, Motion Graphics e Games. A experiência prática em projetos e workshops exclusivos sobre os assuntos mais atuais do mercado e a relação próxima com profissionais que trabalham em produtoras renomadas ajudam o aluno a compreender o contexto sobre as diversas profissões deste segmento.

Metodologia de Ensino Britânica

O curso segue a metodologia britânica de ensino, sendo 100% interdisciplinar e focado no aprendizado por meio de uma série de projetos, o que torna a evolução do aluno mais natural e instigante. Este é um curso que não está dividido em disciplinas, todos os conceitos, teoria e prática são apresentados aos alunos ao longo do desenvolvimento dos trabalhos, de uma maneira totalmente transversal.

Parcerias com o mercado

A EBAC tem parcerias com produtoras líderes do mercado, com os principais desenvolvedores e empresas de jogos e estúdios de animação do país. Essas parcerias permitem aos alunos trabalharem em cases reais ainda em fase de estudo possibilitando a criação de um portfólio atual e competitivo, facilitando sua entrada no mercado de trabalho. Autodesk, SideFX, The Foundry e VR One são alguns dos parceiros.

Hardware e Softwares

A EBAC possui laboratórios Apple e Dell de última geração, com acesso a versões constantemente atualizadas, softwares licenciados (como Adobe Creative Cloud, Autodesk, Maya e outros). O aluno terá tudo o que é preciso para a implementação das suas criações mais ousadas no meio digital.

Contexto real das profissões

O programa fornece uma visão geral das principais carreiras e amplia o conhecimento do aluno em diversos campos, tais como Animação, Modelagem 3D, Efeitos Visuais (VFX), Composição Digital, Motion Graphics e Games. A experiência prática em projetos e workshops exclusivos sobre os assuntos mais atuais do mercado e a relação próxima com profissionais que trabalham em produtoras renomadas ajudam o aluno a compreender o contexto sobre as diversas profissões deste segmento.

Metodologia de Ensino Britânica

O curso segue a metodologia britânica de ensino, sendo 100% interdisciplinar e focado no aprendizado por meio de uma série de projetos, o que torna a evolução do aluno mais natural e instigante. Este é um curso que não está dividido em disciplinas, todos os conceitos, teoria e prática são apresentados aos alunos ao longo do desenvolvimento dos trabalhos, de uma maneira totalmente transversal.

Parcerias com o mercado

A EBAC tem parcerias com produtoras líderes do mercado, com os principais desenvolvedores e empresas de jogos e estúdios de animação do país. Essas parcerias permitem aos alunos trabalharem em cases reais ainda em fase de estudo possibilitando a criação de um portfólio atual e competitivo, facilitando sua entrada no mercado de trabalho. Autodesk, SideFX, The Foundry e VR One são alguns dos parceiros.

Hardware e Softwares

A EBAC possui laboratórios Apple e Dell de última geração, com acesso a versões constantemente atualizadas, softwares licenciados (como Adobe Creative Cloud, Autodesk, Maya e outros). O aluno terá tudo o que é preciso para a implementação das suas criações mais ousadas no meio digital.

Mais detalhes

- Fundamentos importantes nas diversas áreas da computação gráfica: Animação, Modelagem 3D, Efeitos Visuais (VFX), Composição Digital, Motion Graphics e Games. Este conhecimento permitirá ao aluno fazer escolhas seguras sobre os próximos passos para uma especialização na área mais adequada para ele.

- Ser capaz de fazer o gerenciamento de projetos na área.

- Formular soluções para problemas.

- Compreensão dos elementos básicos e dos conceitos, capacidade técnica geral e na área de interesse.

- Portfólio pessoal (ShowReel).
Terças, quartas e quintas-feiras das 19h às 22h
Este é um curso que não está dividido em disciplinas, ele segue a metodologia britânica de ensino, sendo 100% interdisciplinar e focado no aprendizado por meio de uma série de projetos. Todos os conceitos, teoria e prática são apresentados aos alunos ao longo do desenvolvimento dos trabalhos, de uma maneira totalmente transversal. Ao longo do curso as principais profissões são contextualizadas para auxiliar o aluno na escolha da sua área de interesse.


I - FUNDAMENTOS DA COMPUTAÇÃO GRÁFICA E CONCEITOS DE 3D

- Animação
- Modelagem
- Renderização
- Texturização
- Iluminação
- Rigging
- Conhecimento geral dos principais softwares usados na indústria como Autodesk Maya

II - FUNDAMENTOS DE EFEITOS VISUAIS DIGITAIS (VFX), SIMULAÇÃO 3D E COMPOSIÇÃO DIGITAL

Computação gráfica procedural
- Conceitos de proceduralismo
- Simulação de fluidos (fogo, água, fumaça, etc)
- Dinâmicas
- Modelagem procedural

Composição Digital
- Introdução ao Node Based compositing
- Rotoscopia
- Integração de elementos digitais e imagens captadas Chroma Key
- Tracking: point tracking, planar tracking

Conhecimento geral dos principais softwares usados na indústria como SideFX Houdini e The Foundry Nuke.

III - CONHECIMENTOS GERAIS EM MOTION DESIGN

- Narrativa visual e conceitos de design
- Imagem, informação e design
- Som e imagem
- Conhecimento geral dos principais softwares usados na indústria como Adobe After Effects e Adobe Illustrator.

IV - CONHECIMENTOS GERAIS EM GAMES

- Técnicas de produção de personagens
- Técnicas de produção de cenários
- Introdução ao Unity
- Game Interface
- Interatividade no jogo
- Conhecimento geral dos principais softwares usados na indústria como Adobe Animate CC e Unity.


Baixe o programa completo.
Cristian Cesar Cunha Coordenador do curso e Diretor Audiovisual
Camilo Franco Especialista em Grooming e Modelagem
Kevin Fenemore Consultor Acadêmico, professor, cineasta e artista VFX
Paulo Pina Game Artist 2D/3D na TAPPS Games
Renato Braz Especialista em Luz, textura, render e modelagem de cenários
Sérgio Tomo Game artist na Tapps Games
Vinicius Lousa Diretor de Arte e Motion Designer na Morfica

PRÓXIMAS TURMAS EM OUTUBRO 2020

Os interessados podem se matricular apresentando os documentos:
- Cópia do RG e CPF (ou Passaporte / RNE para alunos internacionais)
- Cópia do Comprovante de Residência (com CEP)
- 1 Foto 3x4 (ou arquivo digital no formato JPG)
- Assinatura do contrato de prestação de serviços educacionais da EBAC

Investimento

6 parcelas de R$ 1.540
Consulte outras opções de pagamento com o Departamento de Admissões.

Duração do Curso

1 semestre acadêmico*

*Abertura de turma condicionada ao número mínimo de alunos matriculados. A EBAC reserva-se no direito de realizar alterações sem aviso prévio.
Faça a sua inscrição pelo site preenchendo o formulário online. Depois é só entregar a documentação no Departamento de Admissões e fazer a matrícula. Não há testes de admissão. As inscrições serão efetivadas de acordo com a disponibilidade de vagas em cada turma.


notícias do curso

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