Year Zero: Computer Graphics and Film Production
Year Zero: Computer Graphics and Film Production

Year Zero: Computer Graphics and Film Production

O primeiro passo para obter o diploma de Bacharelado Britânico

Início das aulas em Agosto de 2020

O Ano Zero em Computer Graphics and Film Production é parte do British Higher Education oferecido pela EBAC, um programa fundamental na formação de todo criativo que deseja ingressar no mercado de audiovisual ou computação gráfica. Ele foi estruturado em resposta à falta de êxito atual da educação global, especificamente a Educação STEAM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes, Matemática), frequentemente focada apenas em aspectos teóricos e distantes da prática profissional de mercado. Por meio da reprodução de pipelines da indústria, do ensino dos softwares e hardwares das mais recentes metodologias de ensino, ministrados por profissionais da indústria, os alunos terão a oportunidade de se envolver com projetos reais, aprendendo as competências e habilidades necessárias para se tornarem profissionais qualificados e aptos às demandas atuais do setor, desde o início de seus estudos. Ao final do ano acadêmico, o aluno estará seguro para tomar a importante decisão sobre a carreira que irá seguir. Neste momento ele escolhe uma das opções que a EBAC oferece para continuar seus estudos e finalizar a sua graduação.

Este é um programa projetado de acordo com o feedback obtido de consultas diretas recentes aos agentes do setor do mundo todo e com base em recentes pesquisas em educação. Ele é destinado a interessados em computação gráfica que queiram desenvolver suas habilidades em design de jogos, animação, produção de filmes e efeitos visuais, realidade virtual e realidade aumentada. O objetivo é trabalhar, durante o período de um ano acadêmico, na construção de bases sólidas para a formação de profissionais que tenham as habilidades necessárias para ingressar com sucesso no mercado de trabalho ao término de seus estudos.

A EBAC também oferece aulas de inglês como parte da formação do aluno. Caso ele não possua um portfólio ou showreel de trabalhos artísticos ou qualquer experiência em criação, indicamos o curso Preparatório para Graduação: Computação Gráfica.

Duração

Conforme calendário
acadêmico.

INTEGRAL - 1 ANO
Níveis de formação

Сonforme Sistema
Educacional Britânico.

LEVEL 3
LEVEL 4
Investimento

Consulte outras formas de pagamento
e financiamento com o Departamento de Admissões da EBAC.

Mensalidade R$ 3.900
Idioma INGLÊS

O QUE FAZ O CURSO ÚNICO?

Uma nova abordagem para a educação

O coordenador britânico Kevin Fenemore vem se dedicando a pesquisas de metodologias pedagógicas do mundo todo, discutindo com profissionais da indústria e instituições de ensino superior no Brasil e exterior o que resultou em uma nova metodologia educacional que capacita alunos a desenvolverem habilidades que estão faltando aos profissionais do mercado. O programa foi desenvolvido com o objetivo de fomentar a economia criativa no Brasil e adicionar uma cadeia de valor na indústria, por meio de habilidades e técnicas contemporâneas em hardwares e softwares, habilidades artísticas, gerenciamento de projetos, finanças, entre outras.
O Year Zero propõe um domínio profundo e meticuloso em metodologias britânicas de pesquisa. Por meio de uma cooperação entre universidade e indústria, são identificados pontos que precisam ser melhorados e soluções pedagógicas avaliadas por profissionais. A partir desse apontamento, um relatório é gerado, avaliado e aprovada por stakeholders. Dessa forma, o programa se mantém na vanguarda das necessidades educacionais da indústria.

Gestão financeira na prática

Entre os aspectos mais esquecidos e negligenciados no ensino das Artes, especificamente da produção cinematográfica e da computação gráfica, estão as finanças, a administração e a contabilidade. Tais aspectos comerciais, essenciais para a indústria, fazem a produção acontecer ou a quebram completamente. Muitas das carreiras estão centradas nesses aspectos de produtores executivos, controladores financeiros, gerentes de efeitos visuais, supervisores de pós-produção, à contabilidade e folha de pagamento, criação de orçamentos, planejamento de contingência, abordagem de problemas, compliance, pagamento de profissionais, entre outros.

Competências para a graduação britânica e sucesso no estudo

Progredir recorrendo à educação é uma jornada gratificante que impulsionará todos a grandes carreiras. Para ter sucesso na graduação britânica alguns elementos são essenciais:
• Um portfólio que identifica todas as habilidades na área escolhida
• Comprovação das habilidades de pesquisa, estudos críticos e culturais sempre farão parte de todos os níveis da jornada dos alunos.
• Trabalho em equipe, gestão de projetos, pensamento crítico, planejamento e articulação são elementos essenciais para a graduação britânica. Para cumprir essas variadas exigências, esse curso orientará os alunos em todos os elementos mencionados acima e os apresentará ao complexo funcionamento da indústria.

Habilidades para ingressar no mercado de trabalho

Atualmente, um dos grandes desafios dos alunos que estão iniciando a vida profissional é deparar-se com o alto nível de exigência do mercado no que diz respeito as variadas competências e habilidades, entre as quais, conhecimento das novas tecnologias de ponta. Dessa forma, é importante uma formação acadêmica que capacite o aluno para domínio prático desses requisitos. Esse curso foi desenvolvido para reproduzir os pipelines da indústria, com ênfase em pesquisa, negócios, gestão de projetos e finanças. Ao final do Ano Zero, o aluno já terá desenvolvido um portfólio/showreel, juntamente com habilidades, cartas de recomendação e feedback validados e aprovados por profissionais do mercado.

Ensinado e liderado pela Indústria

Nesse programa, os alunos serão capacitados a trabalhar desde a pré-produção, passando pela produção e finalização até a pós-produção, marketing e lançamento. A produção é uma das etapas que exige mais horas de trabalho e nesse curso reproduzirá o que acontece no mercado, com avaliações e feedbacks a cada etapa. Os alunos estarão expostos ao fluxo de trabalho da indústria, criando habilidades de gestão e profissionalismo.
Alguns dos mais respeitados profissionais do setor e de grandes estúdios em São Paulo e em outros estados fornecerão capacitação em softwares/hardwares, teoria, estudo crítico e cultural, fundamentos da arte e do design e pesquisa e desenvolvimento em ambientes de sala de aula e estúdio. Os alunos também terão acesso a profissionais de alguns dos principais estúdios de produção mundiais por meio de videoconferência.

Metodologias de pesquisa

Ao longo de cada etapa da educação, a pesquisa desempenha um papel crucial no crescimento e no sucesso. Os alunos serão expostos a pesquisas em todas as fases do curso, seja por meio de estudos críticos e culturais, tecnologias, pesquisas de escopo ou estudos acadêmicos, que o ajudarão a se tornar um profissional de excelente nível e capacitado.
Os alunos investigarão e explorarão pesquisas de várias formas com o objetivo de apresentar todo o conteúdo aprendido em uma mini dissertação que destaca e promove a profissão escolhida, seja na área de tecnologia ou de artes.

Preparação do Showreel/Portfólio

Um dos aspectos mais importantes de um curso em qualquer área criativa é o portfólio/showreel desenvolvido. Com os altos requisitos do mercado atualmente, ter um portfólio/showreel surpreendente é um ótimo começo. Habilidades como gestão de projetos, solução de problemas, gestão de equipe, além de pesquisa e desenvolvimento também são elementos que fazem a diferença na seleção. Desde a primeira aula, os alunos são apresentados aos padrões do setor e aos portfólios/showreels de profissionais e de empresas mais bem-sucedidas da indústria.

Experimentando os principais desafios de uma exposição

Os alunos participam de uma exposição anual, na qual mostram seu trabalho final de acordo com a área de interesse de cada um: animação e modelagem 3D, arte e design 3D, efeitos visuais para cinema e TV ou animação 2D e games. As apresentações acontecem na EBAC e são abertas ao público. Este é o momento em que o aluno tem a oportunidade de experimentar os principais desafios que permeiam todo o processo de preparação e apresentação de uma exposição final.

Potencial expansivo e visão holística

O setor é formado por centenas de funções e profissões interligadas em todos os níveis. Entender o cenário é um aspecto crucial para se tornar especialista. O novo curso foi criado para reproduzir a indústria em cada estágio da produção, o que permite uma experiência coletiva, feedback e pensamento crítico, respostas e pesquisas críticas.
Os alunos trabalham em suas respectivas áreas com uma visão de colaboração para um objetivo coletivo: produzir um projeto de padrão industrial em um ano. Esse grande projeto final possibilitará ao aluno participar de todas as funções de um pipeline industrial, em que ele estará ciente das cargas de trabalho, dos desafios, da gestão de projetos e do trabalho em equipe. Ao final deste ano, ele estará seguro para tomar a importante decisão sobre a carreira que irá seguir. Neste momento o aluno escolhe uma das opções que a EBAC oferece para continuar seus estudos e finalizar a sua graduação. Ele também conseguirá comprovar seus conhecimentos para potenciais empregadores se optar por buscar um estágio, por exemplo.

Uma nova abordagem para a educação

O coordenador britânico Kevin Fenemore vem se dedicando a pesquisas de metodologias pedagógicas do mundo todo, discutindo com profissionais da indústria e instituições de ensino superior no Brasil e exterior o que resultou em uma nova metodologia educacional que capacita alunos a desenvolverem habilidades que estão faltando aos profissionais do mercado. O programa foi desenvolvido com o objetivo de fomentar a economia criativa no Brasil e adicionar uma cadeia de valor na indústria, por meio de habilidades e técnicas contemporâneas em hardwares e softwares, habilidades artísticas, gerenciamento de projetos, finanças, entre outras.
O Year Zero propõe um domínio profundo e meticuloso em metodologias britânicas de pesquisa. Por meio de uma cooperação entre universidade e indústria, são identificados pontos que precisam ser melhorados e soluções pedagógicas avaliadas por profissionais. A partir desse apontamento, um relatório é gerado, avaliado e aprovada por stakeholders. Dessa forma, o programa se mantém na vanguarda das necessidades educacionais da indústria.

Gestão financeira na prática

Entre os aspectos mais esquecidos e negligenciados no ensino das Artes, especificamente da produção cinematográfica e da computação gráfica, estão as finanças, a administração e a contabilidade. Tais aspectos comerciais, essenciais para a indústria, fazem a produção acontecer ou a quebram completamente. Muitas das carreiras estão centradas nesses aspectos de produtores executivos, controladores financeiros, gerentes de efeitos visuais, supervisores de pós-produção, à contabilidade e folha de pagamento, criação de orçamentos, planejamento de contingência, abordagem de problemas, compliance, pagamento de profissionais, entre outros.

Competências para a graduação britânica e sucesso no estudo

Progredir recorrendo à educação é uma jornada gratificante que impulsionará todos a grandes carreiras. Para ter sucesso na graduação britânica alguns elementos são essenciais:
• Um portfólio que identifica todas as habilidades na área escolhida
• Comprovação das habilidades de pesquisa, estudos críticos e culturais sempre farão parte de todos os níveis da jornada dos alunos.
• Trabalho em equipe, gestão de projetos, pensamento crítico, planejamento e articulação são elementos essenciais para a graduação britânica. Para cumprir essas variadas exigências, esse curso orientará os alunos em todos os elementos mencionados acima e os apresentará ao complexo funcionamento da indústria.

Habilidades para ingressar no mercado de trabalho

Atualmente, um dos grandes desafios dos alunos que estão iniciando a vida profissional é deparar-se com o alto nível de exigência do mercado no que diz respeito as variadas competências e habilidades, entre as quais, conhecimento das novas tecnologias de ponta. Dessa forma, é importante uma formação acadêmica que capacite o aluno para domínio prático desses requisitos. Esse curso foi desenvolvido para reproduzir os pipelines da indústria, com ênfase em pesquisa, negócios, gestão de projetos e finanças. Ao final do Ano Zero, o aluno já terá desenvolvido um portfólio/showreel, juntamente com habilidades, cartas de recomendação e feedback validados e aprovados por profissionais do mercado.

Ensinado e liderado pela Indústria

Nesse programa, os alunos serão capacitados a trabalhar desde a pré-produção, passando pela produção e finalização até a pós-produção, marketing e lançamento. A produção é uma das etapas que exige mais horas de trabalho e nesse curso reproduzirá o que acontece no mercado, com avaliações e feedbacks a cada etapa. Os alunos estarão expostos ao fluxo de trabalho da indústria, criando habilidades de gestão e profissionalismo.
Alguns dos mais respeitados profissionais do setor e de grandes estúdios em São Paulo e em outros estados fornecerão capacitação em softwares/hardwares, teoria, estudo crítico e cultural, fundamentos da arte e do design e pesquisa e desenvolvimento em ambientes de sala de aula e estúdio. Os alunos também terão acesso a profissionais de alguns dos principais estúdios de produção mundiais por meio de videoconferência.

Metodologias de pesquisa

Ao longo de cada etapa da educação, a pesquisa desempenha um papel crucial no crescimento e no sucesso. Os alunos serão expostos a pesquisas em todas as fases do curso, seja por meio de estudos críticos e culturais, tecnologias, pesquisas de escopo ou estudos acadêmicos, que o ajudarão a se tornar um profissional de excelente nível e capacitado.
Os alunos investigarão e explorarão pesquisas de várias formas com o objetivo de apresentar todo o conteúdo aprendido em uma mini dissertação que destaca e promove a profissão escolhida, seja na área de tecnologia ou de artes.

Preparação do Showreel/Portfólio

Um dos aspectos mais importantes de um curso em qualquer área criativa é o portfólio/showreel desenvolvido. Com os altos requisitos do mercado atualmente, ter um portfólio/showreel surpreendente é um ótimo começo. Habilidades como gestão de projetos, solução de problemas, gestão de equipe, além de pesquisa e desenvolvimento também são elementos que fazem a diferença na seleção. Desde a primeira aula, os alunos são apresentados aos padrões do setor e aos portfólios/showreels de profissionais e de empresas mais bem-sucedidas da indústria.

Experimentando os principais desafios de uma exposição

Os alunos participam de uma exposição anual, na qual mostram seu trabalho final de acordo com a área de interesse de cada um: animação e modelagem 3D, arte e design 3D, efeitos visuais para cinema e TV ou animação 2D e games. As apresentações acontecem na EBAC e são abertas ao público. Este é o momento em que o aluno tem a oportunidade de experimentar os principais desafios que permeiam todo o processo de preparação e apresentação de uma exposição final.

Potencial expansivo e visão holística

O setor é formado por centenas de funções e profissões interligadas em todos os níveis. Entender o cenário é um aspecto crucial para se tornar especialista. O novo curso foi criado para reproduzir a indústria em cada estágio da produção, o que permite uma experiência coletiva, feedback e pensamento crítico, respostas e pesquisas críticas.
Os alunos trabalham em suas respectivas áreas com uma visão de colaboração para um objetivo coletivo: produzir um projeto de padrão industrial em um ano. Esse grande projeto final possibilitará ao aluno participar de todas as funções de um pipeline industrial, em que ele estará ciente das cargas de trabalho, dos desafios, da gestão de projetos e do trabalho em equipe. Ao final deste ano, ele estará seguro para tomar a importante decisão sobre a carreira que irá seguir. Neste momento o aluno escolhe uma das opções que a EBAC oferece para continuar seus estudos e finalizar a sua graduação. Ele também conseguirá comprovar seus conhecimentos para potenciais empregadores se optar por buscar um estágio, por exemplo.

Mais detalhes

Como parte da sua jornada no British Higher Education, o aluno trabalha em desenvolvimento de pesquisas, consolidação e execução de projetos. Ele irá se familiarizar com todos os aspectos do trabalho profissional de computação gráfica para se sentir seguro nas suas escolhas de carreira. Para prosseguir nos próximos anos BA (Hons), é necessário que o aluno apresente um portfólio acadêmico que será avaliado ao final do Ano Zero. Nesse momento, ele também já conseguirá comprovar seus conhecimentos para potenciais empregadores se optar por buscar um estágio, por exemplo.
- Conhecimento teórico aprofundado dos principais conceitos de computação gráfica e produção cinematográfica
- Práticas específicas aprofundadas em produção de filmes, jogos, animação 2D e 3D, modelagem e efeitos visuais, arte e design 3D para games e personagens para games ou animação

Habilidades Intelectuais:
- Processamento de ideias e implementação de processos criativos
- Habilidade em pesquisa e criatividade na resolução de problemas complexos
- Análise crítica e capacidade de resposta rápida

Habilidades Práticas:
- Produção de projetos ambiciosos nas áreas de computação gráfica e produção cinematográfica
- Excelência no gerenciamento de projetos
- Desenvolvimento de projetos com capacidade analítica, considerando o que é mais contemporâneo no setor
- Liderança
- Saber como apresentar o seu projeto para um público especializado e leigo

Habilidades socioemocionais:
- Motivação, disciplina e avaliação do seu próprio trabalho
- Negociação, capacidade de se expressar e empatia
- Autodesenvolvimento, profissionalismo e autonomia
- Saber como dar e receber feedback construtivo
- Mentalidade empreendedora: avaliando riscos e tomando decisões
Parte 1 (10 semanas):
Segunda à Sexta-feira das 10:00 às 16:00

Partes 2 e 3 (a partir da 11ª semana):
Segunda, Terça, Quinta e Sextas-feiras das 10:00 às 16:00

MÓDULO 1: Indústria e preparação de projeto

- Teorias sobre a indústria
- Identificação de área

MÓDULO 2: Pré-produção

- Prática e Planejamento
- Arte, Design, gestão e produção

MÓDULO 3: Produção

- Prática e criação
- Análise da indústria

Módulo 4: Pós-produção

- Etapa de acabamento
- Criação de portfólio
- Dissertação
- Feedback da Indústria
Kevin Fenemore Coordenador do curso, professor, cineasta e artista VFX
Raphael Vinicius Seixas Silva Artista 3D e animador 3D na TFG Go
Renata Pedrosa Artista plástica e doutora em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da USP

Início das aulas em Agosto de 2020

Os candidatos admitidos no processo seletivo podem se matricular apresentando os documentos:

- Cópia do RG e CPF (ou Passaporte / RNE para alunos internacionais)
- Cópia do Histórico Escolar do Ensino Médio com número de GDAE ou equivalente
- Cópia do Comprovante de Residência (com CEP)
- 1 Foto 3x4 (ou arquivo digital no formato JPG, proporcional 3x4)
- Assinatura do contrato de prestação de serviços educacionais da EBAC
- Inglês intermediário ou avançado*

*O nível de proficiência em inglês do candidato deve ser equivalente aos certificados oficiais: IELTS Academic 5.0 ou superior, FCE level b1 overall band 150 or higher, CAE any overall band ou TOEFL iBT 64.

DURAÇÃO DO CURSO

1 ano

INVESTIMENTO

Mensalidade R$ 3.900
Aos candidatos que desejam ingressar nos nossos cursos, não é necessário prestar vestibular. A admissão é feita por meio de análise de portfólio de trabalhos analógicos ou digitais ( showreel), além de entrevista presencial em inglês.

- Preencha o formulário de inscrição online e aguarde o contato de um representante da EBAC para agendar a sua entrevista.
- Compareça à entrevista de admissão no dia e hora marcados e traga seu showreel. Caso tenham trabalhos analógicos, eles também serão avaliados.

Como devo apresentar meus trabalhos:
Os seus trabalhos são uma vitrine que demonstram sua criatividade, personalidade, habilidades e comprometimento, acentuando sua experiência, potencial e aptidão.

- Para apresentação do seu showreel, ele deve conter pelo menos cinco dos seus melhores projetos, como animações, ambientações de games ou construção de personagens.
- Já a apresentação do seu portfólio de trabalhos analógicos deve conter até dois sketchbooks.
- Caso você tenha trabalhos em fotografia, desenho ou esculturas, você pode montar um portfólio com até dez páginas com seus melhores trabalhos.
- Grandes peças como objetos em 3D podem ser fotografadas e apresentadas em seu portfólio. Garanta que as fotografias tenham qualidade e mostrem bem o seu trabalho.

Para saber mais sobre portfólio assista ao video que explica detalhadamente o que você precisa – e a melhor maneira – de apresentá-lo.

Ainda não tem um portfólio ou showreel? A EBAC te ensina a fazer.
Conheça o curso Preparatório para Graduação: Computação Gráfica

notícias do curso

Sofia Franco, gerente de pós-produção: É preciso união das mulheres e políticas públicas

No mês dedicado às mulheres que fazem diferença, conversamos com Sofia Franco, gerente de pós-produção de séries originais internacionais na Netflix sobre o espaço das mulheres por trás das câmeras. Ela nos contou sobre os principais desafios para mulheres que atuam em áreas predominantemente masculinas e ressaltou a importância de iniciativas de políticas públicas, coletivas e que o engajamento das mulheres é fundamental para a emancipação feminina no audiovisual. Confira.

Na EBAC você coloca a mão na massa em todos os processos

Os alunos do Foundation Art and Design, o Ano Zero do programa britânico de graduação da EBAC, coordenado por Michel Burkitt, passaram por uma experiência enriquecedora e desafiadora de montar uma exposição aberta ao público. Para alguns, foi a primeira vez que tiveram que lidar com as dificuldades reais proporcionadas pelo mercado e foi um aprendizado e tanto. Confira o vídeo e as fotos dos highlights da exposição Criação e Caos: Foundation End of the Year Show, apresentado no final do ano passado. Foi lindo!
Tire suas dúvidas NEWSLETTER